Mapa de visitantes

terça-feira, 24 de julho de 2012

PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA EM FOTOS

PROJETO AMAZÔNIA 2012 EM ABAETETUBA EM FOTOS
A grande Praça da Igreja do Cristo Redentor
onde aconteceu a Jornada de Encerramento
do Projeto Amazônia 2012 em
Abaetetuba/Pa

Jornada de Encerramento do Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba em Fotos e Impressões

Após os preparativos dos membros do Movimento dos Focolares em Abaetetuba e as visitas e os contatos com os párocos de algumas Paróquias da Diocese de Abaetetuba, no município de Abaetetuba, além do contato anterior com D. Flávio Giovenale, Bispo da Diocese e, posteriormente, com a anuência do Bispo e dos Vigários Paroquiais, foram feitos os primeiros contatos com os dirigentes das comunidades do Ipixuna e Abaetézinho, pertencentes à Paróquia São Paulo, das Estradas e Ramais de Abaetetuba, com os dirigentes das Paróquias dos  bairros do Cristo Redentor, Santa Clara e Mutirão, além dos contatos com os dirigentes do Centro do Menor, da Fazenda da Esperança, de alguns proprietários de instalações às margens da Rodovia Dr. João Miranda, para as atividades, ações e abrigos dos "missionários" do Projeto Amazônia, em cerca de aproximandamente 50 pessoas vindas de fora e locais, e na arrecadação de alimentos, materiais e valores para os gastos do Projeto e, inclusive, os comerciantes e cidadãos de Abaetetuba foram muito receptivos nos apelos dos grupos nessas arrecadações e a essas pessoas o provável êxito do Projeto a eles muito se deve.

E se iniciaram os sucessivos encontro dos membros do Movimento dos Focolares de Abaetetuba, em comunhão com os dirigentes do Movimento em Belém, para a organização, ensaios, preparativos, ações e atividades dos diversos grupos formados para essa organização. Esses encontros locais foram os primeiros passos para o Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba e que consumiu o tempo de mais de 30 dias em encontros, deslocamentos e preparativos constantes nas localidades por parte da comunidade local do Movimento dos Focolares. Os membros do Movimento dos Focolares em Abaetetuba, os que se encontravam disntanciados do Movimento e os atuais membros souberam repartir seus dons nessa empleitada e se colocando como operários nessa jornada.

Enquanto isso, em outros centros do Movimento dos Focolares no Brasil, especialmente os estados do Sul e Sudeste do Brasil, se iniciavam os contatos para a disponibilidades dos volúntários como "missionários" para o Projeto Amazônia 2012. No dia 14 aconteceu a chegada de grande parte desses missionários e os vindos de outras cidades do Pará, como Belém, Capitão Poço, Ananindeua, Igarapé-Miri e outras cidades do Pará. E como preparativo dos dias das atividades e ações desse projeto, todos os missionários entraram em Retiro para o respectivo preparo espiritual das ações e atividades, como um corpo unido e imbuído de um único sentimento: "Viver bem esses dias na Unidade, no Amor ao próximo, na vivência e testemunho da Palavra de Deus e não como quem vai levar algo, mas que vai se enriquecer com a vida do irmão", não medindo também os impecilhos, dificuldades e desconfortos de algumas ocasiões e circuntâncias e, também, se alegrando com as vitórias e conquistas de todos, inclusive dos paroquianos visitados.

Após o Retiro de preparação para as ações e atividades do Projeto Amazônia, os "missionários", em grupos, de acordo com as localidades a visitar,  partiram para as diversas localidades e, á noite, se encontravam para colocar em comum suas experiências de vida junto aos irmãos dessas localidades. Não se esqueciam de participar diariamente da Santa Missa, buscando o alimento diário de Jesus presente na Eucaristia, fator que o sustentavam nas intensas atividades diárias e na unidade com os irmãos visitados ou em atividades.

O autor do Blog, Ademir Rocha, por limitações de saúde física não pôde estar presentes em muitas atividades e ações, mas, pela unidade com os dirigentes locais e pelos resultados que apareciam à olhos vistos, pode tecer considerações pelas atividades de que participou e dos resultados dos demais grupos de atuação. Todas as comunidades visitadas foram plenas da "semente lançada em terra fértil" e como resposta concreta disso, observou a participação alegre e maciça dos membros das diversas comunidades  visitadas no desfecho com a Missa da Amizade e na Jornada de Encerramento do Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba, com participação ativa de membros das diversas comunidades em todas as etapas desse encerramento. Diga-se Encerramento do Projeto, em termos, por que fica a responsabilidade com os membros do Movimento dos Focolares e da Igreja Católica em Abaetetuba, em manter as pessoas contatadas diariamente nessa dimensão espiritual da Vivência da Palavra de Deus e da Unidade com os demais membros do Movimento na cidade, dos bairros e localidades onde exista um membro do Movimento dos Focolares e da Igreja.
 Fogos de artifício a cada etapa da Jornada de Encerramento
do Projeto Amazônia 2102 em Abaetetuba

 Jovens missionários se apresentando na Jornada
de Encerramento do Projeto Amazônia 2012 em
Abaetetuba
 Mais fogos de artifício na Jornada de Encerramento
do Projeto Amazônia

 A comunidade católica da localidade Abaetézinho,
através de suas crianças, brindando o público da
Jornada com uma bela dança indígena com toada
de boi junino
 Este pequeno indiozinho do grupo não errou
um passo na dança de toada de boi junino
 O Mestre Palheta, foi uma grata revelação de
um grande mestre das guitarradas de Abaetetuba,
não devendo nada aos demais mestres do Pará
 O grande público espalhado pela grande 
Praça da Igreja do Cristo Redentor
 O grupo Gen de Igarapé-Miri fazendo sua
bela apresentação na Jornada
Jovens fazendo apresentações na Jornada
 Parte do público presente na Jornada
 Público da Jornada participando e estampando alegria na
Jornada de Encerramento do Projeto
Amazônia 2012 em Abaetetuba
 parte do público presente na Jornada de 
Encerramento do Projeto Amazônia em Abaetetuba

Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, presente na Jornada de Encerramento do Projeto Amazônia 2012 em Abaetetuba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário