Mapa de visitantes

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Animais 8 - Formigas: Alguns Pequenos Animais de Abaetetuba

Animais 8 Formigas e Formiguinhas - Alguns Pequenos Animais de Abaetetuba
Postagem em construção
Formigas
Existe uma grande quantidade de pequenas formigas nos jardins das casas. A da foto acima é bem pequena e a olho nu parece de cor preta e elas fazem suas casas de terra preta nos vasos de plantas e até nos troncos e galhos das plantas de vasos.
A formiga abaixo é caseira e tem o hábito de fazer suas casas em meio aos livros, revistas, jornais e demais papeis das casas invadidas e ali põem seus ovos cujas secreções impregnam em meio aos tais papeis, arruinando bibliotecas ou os volumes de livros, revistas e jornais. Porém, ela é bonita nas fotos, cujo corpo é proporcional às suas partes: cabeça, tórax e abdome. A cabeça é azul e o abdome apresenta listas pretas sobre o amarelo do abdome.

Formiga palha amarela com listas escuras no abdome
São várias espécies que formam as formigas palhas, por que suas casas parecem feitas de palhas








Formiga palha amarela de cabeça preta e listas escuras no abdome




Acima formiga palha caseira de cor amarela, com listas escuras e cabeça preta




Formiga preta com espinhos









Formiguinha preta-amarelada
São pequeninas e as mais comuns nos jardins e quintais, vivendo em sociedade e com várias castas dessas formigas e  trabalhando no chão e no alto dos arbustos e plantas de jardins.

Acima as fotos das formiguinhas pretas amareladas devorando o que? Tem castas da mesma formiga em tamanho maior que as operárias
 Nos arbustos e plantas de jardins as formiguinhas pretas-amareladas fazem relação com os parasitas de plantas que lhes fornecem substâncias adocicadas

A foto acima e as de baixo são de uma espécie de pequenas formigas que fazem seus ninhos no fundo de vasos com terra úmida e possuem o hábito de circular pelos troncos e folhas de plantas e arbustos infestados por parasitas produtores de substãncias adocicadas, como os pulgões. Se a olho nu se mostram de cor escura, mas em fotos ampliadas mostram uma coloração preta-azulada e partes do corpo amarelados, como o tórax, pernas e antenas. Ainda aparece os vestígios do ninho que abrigava diferentes estágios da fase larvária dessa espécie de formiguinha.
Formiguinha preta-amarelada da casta super cabeçuda
As formigas vivem em sociedade e cada espécie é dividida em castas dentro do ninho em que se encontram. As fotos acima são da formiguinha preta amarelada que, em caso de urgência, têm a presença de uma casta de cabeça desproporcional em relação ao corpo e são muito maiores que as formiguinhas operárias das fotos. Uma dessas formigas é super cabeçuda e os tamanhos vão variando dentro do ninho
 Aqui as mesmas formigas de coloração preta e amarelada em trabalho coletivo da busca por alimento. Foto acima é do fotógrafo Rui Santos.
 
Elas trabalham em conjunto e se comunicam durante o trabalho

Trabalho em conjunto das formiguinhas preta-amarelada

Formiga preta-amarelada da casta dos cabeçudos

Formiguinhas pretas-amareladas são valentes e tentam puxar um besouro ainda vivo para o seu ninho


Trabalho em conjunto



Formiga Tracuá
As formigas tracuás vivem no alto das árvores e fazem relação com os parasitas vegetais que lhes fornecem substâncias adocicadas. As  formigas tracuás são aparentemente negras e existem em váriasas variedades, umas menores e outras maiores, que se caracterizam por exalar um cheiro característico dessas formigas.
Acima, foto da formiga tracuá que vive nas árvores e também se alimenta de substâncias adocicadas de outros insetos parasitas de plantas.
 Acima a formiga tracuá retirando substâncias adocicadas de um parasita de plantas.
O abdome da formiga tracuá é maior que sua cabeça e seu tórax
 Detalhes do corpo da formiga tracuá
A formiga tracuá é inofensiva e vive nas plantas fazendo relação alimentar com parasitas de plantas
A formiga tracuá não é totalmente preta, pois posui áreas claras, especificamente no aparelho bucal e listas esbranquiçadas ao longo do abdome

Formiga tracuá grande do campo










Formiga tracuá do campo com tons vermelhos








Formiga tracuá do mato preta amarelada


Formiga tracuázinho preto



Formiga tracuá com pintas e listas claras


Formiga tracuá manchado





Formiga amarela com espinhos e de capote





Formigas com asas?
Acima temos a formiga preta com asas que nas noites do período invernoso amazônico é atraída pelas luzes dos postes de iluminação das ruas e das casas, e estas ficam cheias desses insetos que invadem salas, quartos, gavetas e tiram momentaneamente o sossego dos moradores que têm que conviver por alguns dias com esses pequenos intrusos desorientados pela luz das lâmpadas.

Formiga saúva
A formiga saúva abrange várias espécies
Formiga saúva vermelha
A formiga saúva é agressiva contra humanos e demais animais que a pertubam e suas fortes mandíbulas prpvpcam cortes na pele que fazem sair sangue de suas vítimas.

Casa da formiga saúva vermelha é construída no chão, com buracos grandes e bem profundos e com vários suspiros, como uma galeria

Formiguinha Fantasma preta-amarela
A formiguinha fantasma preta-amarela tem o corpo comprido e cor preta em parte do tórax, abdome e cabeça amarela com olhos negros. É apelidada de fantasma devido o aspecto de seus olhos oblíquos e parecidos com os olhos dos desenhos de fantasmas
Relação da formiguinha fantasma com parasita de planta



A assustadora foto é de uma pequena formiga, chamada por nós de formiga fantasma, existente nas plantas de jardins e quintais, possuindo olhos negros assustadores. Dizem que onde existe essa espécie de formiga, não existe a formiga preta doida e a formiga de fogo.


Formiguinha fantasma variedade preta
Existe uma formiga fantasma totalmente negra, que é uma variedade dessa formiga

Formiga fantasma
Espécie preta-amarela grande com abdome e pintas escuras






Formiga fantasma
Espécie compridinha escura e com manchas e listas




Formiga cachimbo em relação com larvas de soldadinho multicor
A formiga cachimbo possui quelíceras na boca e é bem comprida com uma grande cabeça




Acima a formiga cachimbo e sua enorme cabeça e as quelíceras bucais, fazendo relação com larvas de soldadinho multicor
As estruturas esbranquiçadas são larvas de soldadinhos que fornecem substâncias adocicadas para as formigas












Formiga cachimbo de asas










Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA

2 comentários:

  1. Ademir, boa noite. Estou tendo em minha casa uma infestação da formiga que você chamou de formiga palha (exatamente a que está na foto), porém tentei realizar uma pesquisa e não encontrei referência a esse nome. Você a conhece por outro nome ou designação científica?
    Grato,
    Geraldo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Geraldo, obrigdo pela visita ao n/Blog e os nomes são cultura de Abt ou invenções de n/parte, um modo bem humorado de tratar esses animais. Cuidado com essas formigas, são inofensivas para nós, mas prejudicam o ambiente onde põem ovos e proliferam. Abçs.

    ResponderExcluir