Mapa de visitantes

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PROJETO AMAZÔNIA 2012: A COMUNHÃO COM A COMUNIDADE

 PROJETO AMAZÔNIA 2012: A COMUNHÃO DA PALAVRA COM A COMUNIDADE
VIVER E SER A PALAVRA DE DEUS

Fonte: Chiara Lubich
Chiara Lubich fundadora do
Movimento dos Focolares

Temos a Bíblia que contém a Palavra de Deus e, quando muito, meditávamos essa Palavra com a nossa mente e dela extraíamos uma ou outra consideração e, se fossemos fervorosos, fazíamos um ou outro propósito de vida ou de ação.
Porém, aqui em nossa pequena comunidade, as coisas começaram a mudar e ficar bem diferente com as lições que tirávamos da PALAVRA.

A PALAVRA começou a ser esmiuçada em suas mais diversas aplicações, no contato contínuo com a vida, e provocava uma transformação em cada um e no grupo. Quando vivíamos a PALAVRA, não era mais o eu, ou o nós, quem vivia, mas era a PALAVRA encarnada em mim e a PALAVRA encarnada em todo o grupo, e isso significava uma revolução cristã em nós, com todas as suas consequências.

E o nosso empenho, agora, era só Viver o Evangelho em todas as circunstâncias de nossa vida.

A Palavra de Deus penetrava profundamente em nós a ponto de mudar a nossa mentalidade, e o mesmo acontecia com todos os que tinham algum contato conosco. Era uma nova mentalidade que ía se formando, mudando vidas, como uma verdadeira contestação Divina no modo corrente de pensar, de querer e de agir do mundo.

Assim, entendíamos que o mundo precisa de uma terapia de Evangelho, porque só a Boa Nova pode dar ao mundo a vida que lhe falta.

Como não vivíamos a Palavra de Deus individualmente e sim coletivamente, as experiências, os testemunhos, as iluminações, as graças obtidas dessa vivência cristã eram postas em comum (Comunhão de vida ou da Palavra), pela exigência da nova Espiritualidade da Unidade que se ía delineando na Igreja, e que exige a santificação de todos, juntos. Doando essas experiências, acontecia a nossa edificação interior e enriquecia a vida do outro, que passava a fazer o mesmo. Assim iam mudando todos os relacionamentos com Deus, com os irmãos e, com a Palavra de Deus e pela Palavra, que fazia florescer as comunidades cristãs.

Pessoas que antes nem se conheciam tornavam-se irmãs, colocando em comum os bens espirituais e, para muitos, até a comunhão dos bens materiais, naquela visão de que o que tenho não é meu, mas de Deus. Gente que vivia dispersa da Igreja, distante da Palavra ou simplesmente crítica ou alienada da vida em comum, pela experiência da Palavra concreta, tornava-se povo, comunidade, porção de uma Igreja Viva.

PROJETO AMAZÔNIA NA PARÓQUIA DO CRISTO REDENTOR EM ABAETETUBA
O autor do Blog do Ademir Rocha, não pode estar em todas as etapas, atividades e ações do Projeto Amazônia, porém apoia e sustenta o projeto de vários modos. 

Ontem estivemos na bela Igreja do Cristo Redentor, no bairro de mesmo nome, criado pela Diocese de Abaetetuba nos anos de 1980. É uma grande igreja que ainda está recebendo os acabamentos finais para melhor acolher a comunidade do mesmo bairro. Notamos que nas atividades litúrgicas da Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e na Adoração de Cristo Sacramentado a participação desses atos de fé era pequena para o tamanho do bairro e da bela Igreja.

Como Movimento dos Focolares fomos ali levar e colher a experiência evangélica e, primeiramente, aconteceu a piedosa ação litúrgica conhecida como o Ofício dos Santos, que é praticada em todas as paróquias da Diocese. Após a bela cermônia do Ofício apresentamos a todos os presentes a vida de Chiara Luce, uma jovem cristã que viveu com intensidade a Palavra de Deus em sua vida até o momento final, pois sua experiência foi de uma jovem que possuía todas as potencialidades para desfrutar de uma vida saudável ao lado de tantas pessoas, mas Deus quis prová-la em sua fidelidade á Palavra e ela disse o seu “Sim” até o minuto final de sua breve vida. Vide Chiara Luce em nossas postagens anteriores ou clique o mesmo nome no Google ou outro site de buscas.

Chiara Luce vai ser uma das pessoas jovens cuja vida vai ser apresentada na Jornada Mundial da Juventude, pela Igreja Católica, pelo Papa Bento XVI, em 2013, quando o Rio de Janeiro vai receber por volta de 4 milhões de jovens que vêm do mundo inteiro participar, junto com o Papa, dessa grande jornada.

Após a apresentação da já beata Chiara Luce, alguns jovens do Projeto Amazônia que estão em Abaetetuba, deram a sua experiência pessoal e pelo enriquecimento de sua alma ao comungar da vida de tantas famílias e pessoas da Comunidade do Cristo Redentor e das outras comunidades e paróquias que começaram a vivenciar o Carisma da Unidade ou da Comunhão (como dizia o Papa João Paulo II) e fazendo já a experiência revolucionária de vida, conforme Chiara Lubich nos fala acima.
Vide as fotos desses momentos:
 A bela Igreja do Cristo Redentor
 Interior da Igreja do Cristo Redentor
 Missionários do Projeto Amazônia na
celebração do Ofício do Santo na Igreja
do Cristo Redentor
 A Bíblia, o Livro que contém a
Palavra de Deus, sendo conduzida
ao altar da Igreja do Cristo Redentor
 Momento das celebrações na Igreja do 
Cristo Redentor
Acima jovens e abaixo adultos nas
 celebrações na Igreja de
Cristo Redentor
 Testemunho de um missionário na
celebração na Igreja 
do Cristo Redentor
 Jovens fazendo as celebrações na
Igreja do Cristo Redentor
 Jovens paramentadas fazendo as
celebrações na igreja do
Cristo Redentor

Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, no Projeto Amazônia 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário