Mapa de visitantes

terça-feira, 4 de outubro de 2011

DIA INTERNACIONAL DA ECOLOGIA

ECOLOGIA: DIA INTERNACIONAL DA ECOLOGIA E DOS ANIMAIS



Reproduzido do Blog SOS RIOS DO BRASIL


O que é ecologia para você?


Celebração


4 de outubro é o Dia Internacional da Ecologia e uma ótima oportunidade para refletir e compartilhar conhecimentos sobre o tema. Que tal contar o que você sabe sobre ecologia, aqui, nesta página?


24/09/2009
Mônica Nunes

Faz um bom tempo que a gente fala e ouve falar sobre sustentabilidade. Esse tema – tão amplo! - virou uma obsessão: hoje, “tudo” é ou tem que sersustentável. E teria mesmo, senão não será possível sobrevivermos! Mas existe uma palavra – ou ciência - muito bacana, que a gente aprende na escola e que, na verdade, faz parte de nossas vidas desde que nascemos – ou um pouquinho antes, até -, mas que perdeu um pouco o brilho e o valor: Ecologia.

Esta palavra tão simpática – vem do grego e significa o estudo (logos) da casa (oikos), da “nossa casa”, a Terra - tem um conceito mais amplo do que sustentabilidade e talvez seja mais eficaz para nos ajudar a entender e enfrentar – com pequenas ações diárias, inclusive - um dos maiores desafios da humanidade: o aquecimento global.

Tal como SUSTENTABILIDADE, a palavra ECOLOGIA é muito usada para emprestar qualidades para qualquer produto ou ação, seja ele realmente ecológico ou não. Mas, afinal, o que significa ecologia de fato? O que seu conceito tão antigo traz para os dias atuais?

Na semana que vem, vamos celebrar o dia 4 de outubro com a publicação de uma reportagem sobre a importância da ecologia, mas, antes, gostaríamos de saber qual é seu conhecimento sobre o tema. Quer participar? Basta descrever o que sabe na área de comentários, no final deste texto.

Vale pesquisar na internet, nos livros e discutir com os colegas, claro! Mas o mais legal é você usar suas próprias palavras e sensações para explicar esse conceito pra gente. Participe e convide seus amigos!

A seguir estão dois textos do “Meu Planetinha” e, também, o verbete do Glossário do “Planeta Sustentável” que podem ajudá-lo na reflexão sobre “O que é Ecologia”:

Cidadania não tira férias!Dia Mundial do Meio Ambiente


Ecologia


Dia Mundial do Meio Ambiente


Saiba e descubra porque essa data é tão importante


29/05/2008
Maria Carolina Cristinini

Você toma banho, viaja, compra coisas, come, vai à escola e faz as mesmas coisas que quase todo mundo faz. E a gente pode não perceber, mas todas essas ações causam impacto na natureza.


Faz pouco tempo que a humanidade começou a se preocupar com isso. Antigamente as pessoas não tinham consciência de que suas ações afetavam a vida de outros seres. E a população era bem menor e o modo de vida era muito diferente.


Assim, usar madeira de uma árvore para fazer só uma casa não seria um problema. Mas, para erguer uma cidade, uma floresta inteira poderia ser destruída, mudando a vida de muitos seres. Além disso, com uma população maior há mais interferência no ambiente para ter mais plantações, ruas, indústrias e fontes de energia.


Graças aos avanços da ciência, pouco a pouco o homem foi percebendo que causava desequilíbrio no ambiente e descobrindo quanto isso era grave. Preocupado, em 1866, o alemão Ernst Haeckel criou um termo para definir uma ciência que estava surgindo: a ecologia, que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente.


Mas foi só no século 20 que o assunto passou a ser mais discutido. Em 5 de junho de 1972, foi realizada a primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, para destacar a importância de proteger a natureza e melhorar as condições de vida no planeta. A data foi escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.


Hoje todos sabem que é importante preservar a natureza e a data serve para lembrar que devemos pensar sobre o problema.


Pensando no futuro


A cada ano nascem 77 milhões de pessoas.É mais gente consumindo produtos e recursos naturais. Aí, as indústrias produzem mais, e muitas poluem o ar, as águas e o solo.


Lixo, contaminação dos mares e poluição do ar e do solo não são ruins só para os humanos. Se outros seres vivos ficam sem alimento ou casa, podem desaparecer, piorando o desequilíbrio ecológico.


Além de tentar recuperar o que foi destruído, temos de encontrar soluções para que as pessoas vivam bem sem prejudicar a natureza. Hoje há cerca de 6,5 bilhões de pessoas na Terra. Calcula-se que, em 2050, sejam mais de 9 bilhões. Se toda essa turma ajudar, a Terra poderá se tornar um lugar melhor para os habitantes de todas as espécies.


CONFIRA DICAS DO QUE VOCÊ PODE FAZER PELO PLANETA:


- Use os dois lados da folha de papel. Aproveitar o que temos é um jeito de preservar recursos naturais.
- Não desperdice água ou energia elétrica. Sugira a seus pais que usem menos o carro.
- Recicle papéis, latas, vidros e plásticos.
- Faça campanhas na escola e em sua rua para conscientizar outras pessoas.


Jean Galvão

VOCÊ SABIA QUE…
- O turismo ecológico ajuda a preservar o ambiente? Nesse tipo de viagem, o turista conhece melhor a natureza e aprende a respeitá-la.


- Cada habitante da Terra produz cerca de 5 quilos de lixo por dia?


- Existem crimes contra o meio ambiente? A poluição, a destruição de áreas de preservação e ações que prejudicam diretamente animais e plantas são alguns desses crimes.


- Já foram destruídos cerca de 700 mil quilômetros da floresta Amazônica? Nessa área, caberiam os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.


- A destruição das matas e a poluição do ar alteram o clima do planeta?
- Metade dos rios do mundo já está poluída?

Comentários:


04/05/2011 às 14:25


No dia 4 de Outubro comemoramos o Dia Mundial dos Animais e por esse motivo a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade oferecerá diversas atividades para a população de Niterói durante o mês de Outubro, a fim de celebrar e de comemorar o mês dos animais, abordando temas desde os animais domésticos até os animais silvestres e marinhos!


A abertura dos trabalho se acontecerá no dia 04 às 10 horas da manhã com a Abertura solene das comemorações do Mês dos Animais e contará com Presenças do Secretário de Meio Ambiente, Fernando Guida e do coordenador do Mês dos Animais, Marcelo Pereira. Será no MAC (Museu deArte Contemporânea - Mirante da Boa Viagem, S/N – Boa Viagem)


Veja aqui a programação completa: mesdosanimais.com.br/programacao


Ao longo do mes vamos citando a programação das semanas e postando as fotos!

Palestras das mais diversas e exposições de fotos acontecerão durante o mes de outubro. E o fundo do mar estará representado em palestra, documentário, debate e exposição de fotos:


05/10 → Uma noite com os Tubarões
18 horas – Breve apresentação sobre o que são os tubarões
18:30 horas – Palestra Tubarões no Limite
19:30 horas – Exibição do documentário “Sharkwater”
21:00 horas – Debate aberto sobre os tubarões


Palestrante: Paulo Guilherme “Pingüim” Alves Cavalcanti, Instrutor de mergulho especialista em Identificação de Seres Marinhos, Resgate e primeiros socorros. Ambientalista agraciado com o prêmio Internacional Platinum Pro Fundation, por mais de 5.000 mergulhos realizados e significante contribuição e atuação na atividade do mergulho e meio ambiente, co-fundador do Projeto Divers for Sharks, autor do Imensidão, no Jornal O Globo On Line e
diretor do Centro de Estudos do Mar Onda Azul.


Local: FAMATH (Faculdades Intergradas Maria Thereza – Rua Visconde do Rio Branco, 869 -São Domingos)


Para maiores detalhes ou dúvidas, entre em contato com a coordenação geral do evento aqui: mesdosanimais.com.br/contato-2

Uma realização:

Receba este blog
Permalink
Envie
Compartilhe
Comente Ler comentários (0)
________________________________________
Links Patrocinados Viagens de Mergulho 2011Mergulhe com a Mar A Mar! Os mais cobiçados points estão aquiwww.maramar.


Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário