Mapa de visitantes

terça-feira, 4 de outubro de 2011

BRINQUEDOS DE MIRITI NO CÍRIO DE NAZARÉ


BRINQUEDOS DE MIRITI DE ABAETETUBA
OS BRINQUEDOS DE MIRITI DE ABAETETUBA COMEÇAM A FAZER PARTE DOS EVENTOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS NA FESTA E CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM/PA NO 2º DOMINGO DE OUTUBRO/2011



Reproduzido da Agência Pará de Notícias


Como parte da programação de cinema dedicada ao público infantil no período do Círio de Nazaré, acontecerá na quarta-feira (12), quando se comemora o Dia da Criança, a Mostra Cineminha no Círio, a partir das 15h, no OI Cine Estação, com entrada franca. A mostra será aberta pelo longa metragem “O Achado de Plácido”, de Alexandre Silva, ficção que faz referência a Plácido José de Souza, o caboclo que achou a imagem da Virgem de Nazaré à margem do igarapé Murutucu, com vários elementos do imaginário local.
Em seguida será exibida a animação "O Rapto do Peixe Boi", de Cássio Tavernard e Rodrigo Aben-Athar, no qual o caranguejo, o camarão e candirus (peixe da Amazônia) partem em uma aventura para resgatar um amigo, o peixe-boi, responsável por transportar o "Pipipipiramutaba", uma grande aparelhagem de som.


O documentário Miriti-Miri, de Andrei Miralha, aborda as questões: De onde vêm os brinquedos de miriti? Quem faz? Como surgiram? Em imagens documentais, o filme focaliza este importante ícone da cultura paraense.


Ainda de Andrei Miralha serão exibidas as animações "Nossa Senhora dos Miritis" e "Admirimiriti". O primeiro se passa às vésperas do Círio de Nazaré, quando uma artesã de brinquedos de miriti tenta pagar a promessa de fazer sozinha uma procissão inteira em miriti. Mas, cansada, ela acaba dormindo e um milagre acontece. O segundo, mais conhecido pelo público, tem como cenário a Feira do Miriti, onde os brinquedos ganham vida e um boneco dançarino de brega perde a cabeça e a parceira. Sozinho, tenta brincar com outros brinquedos, mas um ato de coragem pode salvar seu dia.


Serviço: Cineminha no Círio. Dia 12 de outubro, a partir das 15h, no OI Cine Estação. Entrada franca.



Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário