Mapa de visitantes

sábado, 1 de janeiro de 2011

Memórias 2 do Futebol de Abaetetuba


MEMÓRIAS 2 DO FUTEBOL ABAETETUBA


Acima a foto do Clube do Remo, de Belém/PA, ano de 1957,
que veio à Abaetetuba disputar uma partida de futebol contra
a Seleção de Futebol de Abaetetuba.

Na foto acima o jogador Afonso da Seleção
de Futebol de Abaetetuba, ao lado do famoso
jogador do Payssandu, o Quarentinha, em outro
jogo da Seleção de Futebol de Abaetetuba contra
o Payssandu, de Belém/PA
Aliás, o jogador Afonso, jogou no Payssandu, no
Remo e outros clubes da Capital do Pará.

As antigas fotos destas memórias são obras dos fotógrafos Dico Cururu e Pastel, mostrando parte da história da gloriosa fase do futebol abaetetubense, época dos grandes craques dos times de Abaetetuba e da Seleção de Futebol de Abaetetuba nos anos de 1950/1960/1970.

Esta postagem foi feita com a colaboração do antigo jogador Café, filho da famosa parteira abaeteense Zita Margalho, atual Mestre Café, popular pedreiro, pintor de Abaetetuba, atualmente, 1/2011, com 70 anos de idade, c/c Socorro e com 8 filhos. O mesmo é depositário da memória não só do futebol, como também dos cordões de pássaros e bois de Abaeté e de grande parte da história de Abaetetuba.

Primeira foto, de 1957, com o grande time do Clube do Remo, da Capital, Belém/Pa, em um jogo na antigo campo de futebol do Abaeté Futebol Clube, que mostra nos fundos as poucas casas existentes na antiga Rua Floriano Peixoto, atual Rua Lauro Sodré, casas de Lorico/Lourival Lima Leite Lobato e D. Alfa, mãe do forte e musculoso Chico, já falecido e de saudosa memória. Nessa foto aparece o grande jogador Afonso, abaetetubense que jogou por longos anos nos clubes de Abaeté, na Seleção de Futebol de Abaetetuba e nos times do Clube do Remo e Paissandu, de Belém.

Em pé:
Laranjeira, Sessenta, Isaías, Afonso e Dodinha.
Agachados:
Carlos Alberto, Piedade, Quibinha, Rangel, Socó e Baiano.

Afonso, é o grande jogador Afonso Cardoso de Castro, um dos melhores jogadores de todos os tempo do futebol de Abaetetuba, um verdadeiro craque, um maestro com a bola nos pés e que, atualmente, goza sua merecida aposentadoria dos campos de futebol.

Piedade, jogador que chegou a trabalhar no antigo DER/Departamento de Estradas e Rodagens do Pará, Agência de Abaetetuba.

Segunda foto, de 1956, onde aparecem o grande jogador Afonso com a camisa do Vênus Atlético Club, de Abaetetuba e o maior jogador de futebol do Paissandu, Quarentinha, que brilhou no Pará e em outros clubes do Brasil e também um antigo gerente da Agência do Banco BASA, entregando uma medalha ao jogador Quarentinha, jogador de renome no cenário estadual e brasileiro.

Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, em 1/1/2011.


Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário