Mapa de visitantes

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Memórias 5 do Futebol de Abaetetuba

Memórias 5 do Futebol de Abaetetuba













MEMÓRIAS 5 DO FUTEBOL DE ABAETETUBA
Estas memórias do futebol de Abaetetuba não se baseiam em fotos de times, como as anteriores, mas em uma reportagem de jornal fartamente documentadas com fotos de um memorável jogo da Seleção de Futebol de Abaetetuba em que ela se torna, mais uma vez, a seleção de futebol campeã do Campeonato Intermunicipal de Futebol promovido pela Federação Paraense de Futebol, que até os dias atuais existe, mas sem o brilho do passado. A reportagem de jornal com fotos de instantâneos do jogo da Seleção de Futebol de Abaetetuba contra a seleção de Capanema, em jogo realizado no dia 20/1/1974, foi gentilmente cedida ao Blog do Prof. Ademir Rocha pelo professor Milton/Milton dos Santos Pinheiro, filho do saudoso jogador, técnico e juiz de futebol e mestre carpinteiro em Abaetetuba Otério/Otério da Silva Pinheiro, irmão de Cataban Pinheiro e filhos de Berlindo Pinheiro, antigamente moradores do bairro Algodoal de Abaetetuba. As fotos mostram também o ex-prefeito de Abaetetuba, Hildo Tavares Carvalho, prefeito de Abaetetuba na época, vibrando com os gols e conquista de mais um título de futebol para Abaetetuba e instantâneos dos ex-jogadores Arara e outros jogadores daquela boa seleção de futebol.

Nesse dia aconteceu uma rodada dupla de jogos e a Seleção de Futebol de Abaetetuba jogou com a seguinte formação:

Odinaldo (goleiro), Orenço, Zé Leitão, Vicente, Tota, Arara (Miguel) e Fran;
Mundinho, Vamilton, Messias e Humberto.

Comentários:
Odinaldo/Odinaldo Carvalho Silveira, é filho do Mestre Cornélio de Almeida Silveira, também antigo jogador de futebol nos anos de 1940/1950, vereador nas gestões dos prefeitos: Hildo Tavares Carvalho (1973-1977); Ronald Reis Ferreira (1977-1982), mecânico, que foi presidente do Tietê Futebol Club citado em 13/11/1954 e foi ele que conseguiu a concessão de terreno com limites pela frente com a Travessa Pinto Marques, fundos com a Rua Floriano Peixoto. Odinaldo era um goleiro alto para os padrões de Abaetetuba e de muita agilidade e plasticidade nas suas defesas.

Orenço (Orêncio), que morava ali na esquina da Rua Magno de Araujo com Av. Pedro Rodrigues, irmão do Ivanildo, funcionário do BASA e foi um dos bons laterais direito que a Seleção de Futebol de Abaetetuba já teve, de muita raça em campo.

Zé Leitão, com comentários em Memórias do Futebol 4.

Vicente, alto, ligeiro e raçudo jogador da Seleção de Futebol, de passadas largas, bom cabeceador de bolas e para o gol. Veio de uma família de jogadores de futebol. Se não me engano, nessa seleção acima, eram seus irmãos: Vamilton e Humberto da família Maciel, que forneceu gerações de jogadores de futebol para a seleção de Abaetetuba.

Vamilton, também era alto, ligeiro e de passadas largas, um rompendor de área e bom cabeceador e goleador nato como seu irmão Vicente. Nesse jogo ele fez 2 gols.

Humberto, era um pouco mais baixo, porém, rapidíssimo pela direita e com passes certeiros em direção ao gol adversário. Tem também o seu nome perpetuado no futebol do Abaeté Futebol Clube e na seleção de futebol.

Tota, só o conhecemos por esse apelido e jogava um bom futebol pela lateral esquerda dos clubes e da seleção.

Arara, que ninguém em Abaetetuba o conhece pelo seu nome de batismo: Iderlino Fonseca dos Santos, famoso vendedor de bilhetes de lotéricas em Abaetetuba, filho do também antigo vendedor de bilhetes de lotérica Raimundo Manoel dos Santos, mais conhecido como Raimundo Silvino e Arara ainda é irmão dos populares Regala, Tio Tráia, Biru, Boé e mais 9 irmãos e irmãs.

Arara jogava um futebol requintado no meio de campo, combativo, como se vê na foto e bom no desarme. Fez parte do grande time do Palmeiras dos anos de 1970.

Miguel, que substituiu Arara por contusão nesse jogo, provavelmente, pela sua fisionomia na foto perto de Hildo Carvalho, é o Miguel do Domiciano, com comentários em Memórias do Futebol de Abaetetuba 4.

Fran, é o Fran Lopes, filho do Dr. Francisco Leite Lopes e Maria Lima. Fran, seus irmãos Sapuca, Ziza, Manelão e seus primos Cabá e Luluca, representam a 3ª geração de bons futebolistas da família Lima, do inesquecível Chico Lima. Fran jogava um futebol técnico, cadenciado, com passes perfeitos para os atacantes de seus times e da seleção de futebol.

O Mundinho dessa só uma foto do Sr. Café tiraria as dúvidas, penso que deve ser o Mundinho/Raimundo Rodrigues Dias, filho do Mestre Gildo e irmão do Guri, este funcionário do Banco do Brasil, Agência de Abaetetuba até os dias de hoje. Ele, era rapidíssimo e habilidoso com a bola nos pés. E a reportagem diz que Mundinho fez o que quis com seus adversários.
Vamilton, com comentários acima, em Vicente.

Messias, é o Messias Sena, irmão do Emílio Sena, ambos antigos bancários no Banco do Estado do Pará/Banpará e o Messias, ainda foi o Secretário de Agricultura na gestão do Prefeito Luiz Gonzaga Leite Lopes. Era um rápido atacante, rompedor de áreas e em qualquer vacilo de zagas, lá estava ele a fazer seus gols.

Humberto/Humberto Maciel, com comentários acima, em Vicente.

Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, em 12/1/2011.


Um comentário:

  1. Uma pessoa que pode falar um pouco no futebol de Abaeté nosso querido Mário pontes ele é grandes historiador do futebol da nossa cidade.

    ResponderExcluir