Mapa de visitantes

quinta-feira, 21 de junho de 2012

FOCOLARES: PROJETO AMAZÔNIA EM ABAETETUBA


FOCOLARES: PROJETO AMAZÔNIA EM ABAETETUBA 1
Os dirigentes do MOVIMENTO DOS FOCOLARES em Abaetetuba pediram ao autor do BLOG DO ADEMIR ROCHA para ele elaborar uma postagem e um convite sobre o Projeto Amazônia em Abaetetuba e dizer do que se trata. Podemos dizer, como membro dos Focolares em Abaetetuba, e pelas participações que já tivemos em encontros desse tipo em anos anteriores, que os momentos do Projeto Amazônia são momentos de congraçamentos, de ambiente de família, de conhecimentos, de inculturação, de serviços, de descobertas, de alegria, de unidade, de comunhão, de meditações, orações, agradecimentos à Deus, enfim, são momentos de Evangelização com diferentes conotações, onde todos são envolvidos pelo clima de Unidade e onde todos se tornam protagonistas dos diferentes momentos do Projeto, indo dos preparativos, dos ensaios, das visitas, dos eventos, das missas, dos momentos culturais e de lazer, dos encontros, etc. O Convite já está sendo feito aqui nesta postagem, aos moradores dos bairros e paróquias que já foram também protagonistas do Projeto Amazônia dos anos anteriores e agora como testemunhas de que a Unidade é possível e dando sua contribuição nos diferentes momentos do Projeto e aos moradores dos bairros, paróquias e localidades onde o Projeto se desenvolverá este ano de 2012 de 14 a 22 de julho. No caso de 2012, são as paróquias dos bairros do Mutirão, do Cristo Redentor, do Divino onde acontecerão momentos do Projeto e, principalmente, os moradores das localidades Ypixuna e Abaetézinho, em Abaetetuba, onde se desenvolverá grande parte do encontro com as famílias dessas localidades. Virão pessoas de outros recantos do Brasil para também participar dos eventos do Projeto Amazônia 2012.
A 7ª edição do Projeto Amazônia já está marcada para os dias 14 a 22 de julho de 2012.
Explicar o que é o Projeto Amazônia não é tarefa fácil, por que para entender, melhor seria participar. Mesmo assim postamos algumas mensagens, explicações, fotos que foram recolhidas de alguns Blogs, links ou sites que procuram divulgar os momentos do Projeto Amazônia em algumas localidades da Amazônia. Leia abaixo:
Fontes: projetoamazoniafocolare.blogspot.com
               www.focolare.org 
Visite os nossos links

O que é o Projeto Amazônia do Movimento dos Focolares?
 O “Projeto Amazônia” nasceu em 2005, envolvendo os membros do Movimento dos Focolares de todo o Brasil, com o objetivo de dar uma resposta concreta aos apelos da CNBB em relação a grave situação da Região Amazônica, principalmente no que tange a carência de assistência espiritual devido à vastidão dessa imensa região.
O projeto desde a sua primeira edição em 2006 despertou o interesse de muitos que se colocaram a disposição para viajar, deslocando-se das diversas regiões brasileiras para realizar ações de evangelização. Nos dois primeiros anos o projeto foi realizado em Vilhena, Cerejeiras e Porto Velho em Rondônia e Rio Branco no Acre.
Em 2008, 75 pessoas se deslocarem de suas regiões, contando com as comunidades locais, foram mais de 200 os membros do movimento que participaram deste projeto. Pudemos assim incluir novos pólos de atuação: Santarém na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, Curupaití perto de Viseu, ambos no Pará e também Humaitá as margens do Rio Madeira no Amazonas.
Este ano estaremos atuando nas cidades de Boa Vista em Roraima, Maués no Amazonas, Abaetetuba e Bragança, no Pará.
Como colaborar com o nosso Blog?
 Artigos, Fotos, experiências e sugestões:
Envie no nosso endereço e-mail: 
Comentários:
Faça-os diretamente no texto com o link "comentários" no final da postagem.
Arquivo do blog do Projeto Amazônia
Colaboradores
  • Projeto Amazônia - Focolare
Parte inferior do formulário
Os mais visitados
Projeto Amazônia
19 Fevereiro 2012
Desde 2005, uma intensa experiência de evangelização, no coração da grande floresta. É impossível elencar todos os frutos.
Descrição: Descrição: http://www.focolare.org/wp-content/uploads/2012/02/amazonia01.jpg 
 Clique para visualizar a foto

Em 2003, uma das propostas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a “ação evangelizadora da Igreja no Brasil”, foi a de suprir a falta de representatividade da Igreja na Região Amazônica, equivalente a mais de 50% do território nacional e que compreende nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins.
Os bispos do Brasil manifestaram uma crescente preocupação pela situação da Igreja naquela região, que, por diversos fatores – entre os quais a dificuldade de assistência espiritual devida à falta de sacerdotes e a vastidão do território – apresenta uma progressiva diminuição do número de fieis, enquanto cresce substancialmente a adesão às seitas.
Em 2004, o então responsável pela Comissão da Amazônia na CNBB, Dom Jayme Henrique Chemello, exprimiu o desejo que o Movimento dos Focolares, em sintonia com a Igreja no Brasil, contribuísse para a evangelização dessa região, na linha do carisma da unidade e da espiritualidade de comunhão.
Nasceu a ideia do Projeto Amazônia: promover viagens de pessoas dos vários setores do Movimento (focolarinos, focolarinas, famílias, jovens), provenientes das diversas regiões do Brasil, que dedicam cerca de dez dias de suas férias para ir a locais previamente escolhidos pelos focolares, de acordo com as dioceses, e realizam, juntamente com as comunidades locais do Movimento, uma intensa ação de evangelização, com visitas às casas, cursos de formação para as famílias, jovens, adolescentes e crianças, visitas às escolas, entrevistas em emissoras de rádio ou TV locais, e outras atividades, segundo as necessidade de cada lugar.
Descrição: Descrição: http://www.focolare.org/wp-content/uploads/2012/02/fiume01.jpg 
 Clique para visualizar a foto


O projeto suscitou o interesse de muitas pessoas que se colocaram à disposição para viajar até 60 horas de ônibus ou cinco de avião, e mais 24 horas de barco, assumindo a próprias despesas e enfrentando todos os naturais contratempos em deslocamentos como estes, do sul ao norte do país. No início participavam cerca de 30 membros do Movimento a cada ano, atualmente são cerca de 150, com uma ativa e sempre crescente participação de jovens, felizes e realizados com esta experiência de doação ao próximo. As pessoas envolvidas pelo projeto, com um contato pessoal, de 2005 a 2011, chegam ao número de 26 mil.
É impossível elencar os frutos desta ação, mas vimos jovens entusiastas em seguir Jesus, famílias renovadas, católicos que se reaproximaram da Igreja. Também para religiosas, sacerdotes e outros, imersos em constantes desafios, encontrar pessoas que desejam viver com ardor a própria vocação de batizados foi uma verdadeira consolação.
O Projeto Amazônia em 2011
De 16 a 24 de julho de 2011 realizamos a 6ª edição do Projeto Amazônia, desta vez em três cidades: Abaetetuba e Bragança (no estado do Pará) e Barreirinha (no estado do Amazonas), alcançando ao todo 4739 pessoas, das quais 2330 jovens, adolescentes e crianças. Participaram 142 membros do Movimento dos Focolares, de vários estados do Brasil.
Mais uma vez constatamos que esse projeto é um potente meio de evangelização e difusão da espiritualidade de comunhão. Prioritários foram os relacionamentos pessoais, que produzem muitos frutos de conversão.
Os cursos para casais demonstraram ser muito eficazes para melhorar o diálogo dentro das famílias. Na situação de sofrimento e poucas expectativas para o futuro em que vivem – uma realidade nas pequenas cidades espalhadas no meio da imensa floresta – muitos reencontraram a esperança.
Vemos nessa experiência uma resposta aos incontáveis desafios da evangelização. Parece-nos um caminho adequado de inculturação na realidade do nosso povo, para partilhar de suas dificuldades e, ao mesmo tempo, reacender em muitos o desejo de serem portadores do Evangelho.
Para dar apenas um exemplo, a aventura na cidade de Barreirinha, que é uma pequena cidade no interior do Amazonas, com cerca de 10 mil habitantes, uma população prevalentemente indígena. Pode-se dizer que alcançamos toda a cidade, seja por meio das visitas e encontros, seja através dos meios de comunicação.
Um jovem escreveu: “O povo de Barreirinha é muito alegre e acolhedor. Sendo tão poucos não podíamos imaginar como teríamos podido chegar ao coração de todos. E qual a nossa surpresa: toda a cidade estava conquistada por Jesus, como numa rede. Pouco a pouco víamos que eles se transformavam”.
Descrição: Descrição: http://www.focolare.org/wp-content/uploads/2012/02/bimbi01.jpg 
 Clique para visualizar a foto


Foi muito importante apresentar o Dado do Amor, o jogo que Chiara Lubich criou para ajudar as crianças e adolescentes a viverem o Evangelho. Cerca de 1500 crianças ganharam o dado, e foi realizado um curso de formação para 54 professores e diretores de cinco escolas, para explicar-lhes o uso deste instrumento pedagógico.
Visitamos 150 famílias de dois bairros muito carentes e 60 casais participaram do encontro de formação. Cerca de 350 pessoas participaram da S. Missa na qual foi apresentado o “Dado do amor”, com experiências vividas pelas crianças.
Comovente também foi a visita à penitenciária da cidade, onde se estabeleceu com os presos um diálogo cheio de confiança, tanto que também a eles pudemos apresentar a “arte de amar”.
A sétima edição do Projeto Amazônia já está marcada para os dias 14 a 22 de julho de 2012.
Alguns depoimentos daqueles que vieram de longe:
“Disse o meu sim a Deus e à Igreja. O Projeto deu-nos a ocasião de construir relacionamentos profundos na Igreja local”.
“Eu vim para dar e no final recebi muito”.
“Para vir aqui deixei tudo. Em cada instante esforcei-me para ser um vazio de amor, pronta a dar a vida pelos próximos que encontrava”.
“Por várias vezes experimentei a presença do Espírito Santo que ajudava-me a encontrar as palavras certas nas várias situações. Sinto uma felicidade imensa… quero colocar-me à disposição para, de alguma forma, continuar a acompanhar estes jovens”. 
Descrição: Descrição: http://www.focolare.org/wp-content/uploads/2012/02/strada01.jpg 
 Clique para visualizar a foto


E das comunidades visitadas:

“Creio que daqui para frente a minha vida de casado, de pai, será totalmente diferente. Obrigado por terem vindo até nós”.
“Experimentei uma forte presença de Deus”.
“O encontro com Jesus mudou a nossa vida. Não somos mais os mesmos, foi transformada a nossa vida pessoal e de família”.
“Um encontro com Deus. Jamais havia feito uma experiência assim; quero viver a “arte de amar” com vocês…”.
Um sacerdote: “Vendo vocês não me sinto mais só”.
“As tantas coisas boas e novas que aprendi nestes dias tocaram-me profundamente… daqui para frente este Ideal será o meu estilo de vida”. 
  
Povos e países Projeto Amazônia
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
HOME
SERVIÇOS WEB
NOVA GERAÇÃO
Segunda-feira, 25 de julho de 2011
Descrição: IMG_7063
 Clique para visualizar a foto
 
No domingo à noite um momento em família, todos com muita alegria estávamos felizes de termos vivido esta experiência única nas nossas vidas. Agradecemos a comunidade de Barreirinha pela acolhida, amor e generosidade. 
Descrição: IMG_7067
 Clique para visualizar a foto

Postado por Projeto Amazônia - Focolare às 09:40
 

Descrição: IMG_7027
 Clique para visualizar a foto

Na tarde deste domingo concluímos o Projeto Amazônia em Barreirinha com uma Jornada que contou com aproximadamente 100 pessoas, dentre os quais, jovens, adultos e crianças. 
Descrição: IMG_7042
 Clique para visualizar a foto

Foi um momento muito bonito com músicas, experiências, onde pudemos apresentar a todos Deus Amor e a resposta a este amor vivendo e fazendo a Sua vontade. Sentíamos que a sala acolhia com grande alegria a proposta apresentada. 
E o ponto culminante da jornada foi a apresentação da Beata Chiara Luce Badano, uma jovem de hoje que escolheu Deus-Amor e viveu a Sua vontade até o fim, um modelo de santidade para todos.

Descrição: DSC02272
 Clique para visualizar a foto

Neste domingo, pela manhã, na missa das crianças, apresentamos o Dado do Amor para 350 crianças, foi um momento muito legal, pois todas estavam atentas a proposta do jogo do dado do amor e ficaram muito contentes. 
Descrição: DSC02280
 Clique para visualizar a foto

Postado por Projeto Amazônia - Focolare às 09:29 
Domingo, 24 de julho de 2011

Descrição: IMG_6925
Clique para visualizar a foto
 
Com grande alegria visitamos, hoje, uma comunidade muito ativa das proximidades de Barreirinha, chamada Terra Preta do Limão, que por muito tempo foi apelidada de Iraque, por causa de vários casos de violência, mas depois de conhecer o Ideal da Unidade e escrever para Chiara Lubich, contando estes fatos, a comunidade recebeu da fundadora do Movimento dos Focolares um nome novo: Terra de Paz.Descrição: IMG_6933 
Permeada de momentos de família e de grande amor recíproco entre todos, a visita foi uma demonstração da generosidade de um povo que vive o mesmo Ideal, superando as barreiras das distâncias geográficas, mas que acreditam no imenso amor de Deus.
Descrição: IMG_7001
 Clique para visualizar as fotos

Postado por Projeto Amazônia - Focolare às 09:05 
 
Sábado, 23 de julho de 2011
Tão quanto nas visitas e nos cursos, no lazer também pudemos experimentar momentos de comunhão entre nós e a comunidade de Barreirinha, no passeio que fizemos, sob um belo céu ensolarado, com muitos mergulhos e grande festa.
Descrição: http://lh5.ggpht.com/-qfRXDB2WuC0/TiovU77_VLI/AAAAAAAABdU/ghRVU6o0CSo/DSC02134_thumb.jpg?imgmax=800Descrição: http://lh3.ggpht.com/-SuTS2Qf2yS8/TitG1nONrZI/AAAAAAAABeM/NfUB1It0kNs/DSC02142_thumb.jpg?imgmax=800Descrição: http://lh6.ggpht.com/-HgmQ0eguaNc/TitHDTvR80I/AAAAAAAABeU/iX-r4m46OMg/DSC09840_thumb.jpg?imgmax=800Descrição: http://lh4.ggpht.com/-T3lcZxA9HUI/TitHGnNi2KI/AAAAAAAABec/7-rjutIBWxE/DSC09846_thumb.jpg?imgmax=800Descrição: http://lh5.ggpht.com/-3mWdIQgP0vU/TitHNrPj25I/AAAAAAAABek/02fa_k0QRz0/DSC09883_thumb.jpg?imgmax=800Descrição: IMG_6845
 Clique para visualizar as fotos

Foi um dia de descontração onde pudemos contemplar na natureza a beleza do Criador, e experimentávamos também ali um clima de família, onde cada um colocava em comum com todos aquilo que tinha.
Postado por Projeto Amazônia - Focolare às 19:20   
Sexta-feira, 22 de julho de 2011
Descrição: IMG_6776
Clique para visualizar a foto
 
Nesta quinta feira, abordamos o tema: Jesus Crucificado e Abandonado, Dom de Amor na Família, com experiências e um momento de perguntas e respostas, concluindo o curso para as famílias, com uma pequena confraternização. Havia uma grande alegria!
Algumas impressões do curso de famílias:
Descrição: image“Para mim o encontro foi muito importante, pois é uma experiência de vida para eu poder comunicar aos meus filhos, no dia a dia da minha vida, com amor de Deus em meio de nós”
“Foi maravilhoso. Acredito que de hoje em diante a minha vida de casado, de pai, será totalmente diferente, coisas que a gente nem dá valor, mas é muito importante para a convivência diária. Obrigado por vocês terem vindo até nós”
“Pra mim foi muito proveitoso, aprendi muito sobre a família, como conviver com os filhos, marido, como dialogar, Descrição: imageentender, conversar, me tocou muito”
“Para mim foi de suma importância, pois, refleti muito sobre erros meus, cometidos dentro da minha família. Agora vou mudar e colocar o “amor onde não há amor” em todas as situações de minha vida, principalmente com meu esposo: quero tratá-lo bem e ter uma vida nova com ele”.
Descrição: http://lh5.ggpht.com/-nEeKoGUF4pY/TiopxtvwlxI/AAAAAAAABdM/1ZWqzzeb6cg/DSC02119_thumb%25255B17%25255D.jpg?imgmax=800
Clique para visualizar as fotos
 
Postado por Projeto Amazônia - Focolare às 22:54 
quinta-feira, 21 de julho de 2011
 Aproveitamos também para visitar os presos na delegacia da cidade.
Descrição: 100_0475
Clique para visualizar a foto 

Foi um momento único, pois, apresentamos o  Dado do Amor que suscitou um momento profundo de comunhão. 
Descrição: 100_0472Descrição: 100_0469
Clique para visualizar as fotos


Alguns disseram:
“Seguir em frente apesar de todas as dores”
“Antes da prisão até meu filho tinha medo de mim. Agora que estou aqui dentro, entendi o valor da familia. Hoje meu filho consegue me abraçar.”
Quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projeto Amazônia Abaetetuba-Pa

Descrição: http://1.bp.blogspot.com/-OEDU1iULhNg/TicqUM5LpuI/AAAAAAAABVE/nPjqVrimTJ4/s400/DSC08962.JPG
  Clique para visualizar a foto


O clima de unidade só vem crescendo entre todos aqui em Abaetetuba, o reflexo disso são as constantes visitas feitas pela manhã nas casas das três comunidades em que estamos trabalhando, o indice das Drogas e da Violência é muito elevado em toda a cidade, e com isso surgiu uma idéia de reunir alguns de nós para fazer um estudo durante esses dias para poder melhorar esse quadro. E um dos pontos altos são os encontros feitos durante a noite com os casais, as crianças e os jovens. Com os Casais são feitos diálogos sobre a vida de casado, as crises e a educação dos filhos; Com as crianças se trabalha o "Dado do Amor" e com os jovens discutimos assuntos sobre Midia, Violência e Relacionamentos.

O Dia passa muito rapído e no final do nos sentimos cansados, porém a nossa alma fica repleta de alegria por está fazendo com amor e á cada momento a vontade de Deus. Hoje tivemos as visitas nas casas, entrevistas nas Radios e logo mais a noite os encontro, estamos unidos a todos as outras cidades onde estão acontecendo o Projeto Amazônia e amanhã teremos mais aguardem-nos!!!!!

Artigos, Fotos, experiências e sugestões:
Envie no nosso endereço e-mail: proj.amazonia.focolare@gmail.com
A sétima edição do Projeto Amazônia já está marcada para os dias 14 a 22 de julho de 2012.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Abaetetuba(PA) - Relatos de quem participou do Projeto Amazônia

Descrição: http://1.bp.blogspot.com/_G-TCkchMgFE/TE8wmkRx5lI/AAAAAAAABH0/9tG49ULZ0BU/s200/rodrigo.jpg

Rodrigo é um dos jovens que fizeram parte da equipe que construiu o Projeto Amazônia em Abaetetuba(PA). Esta é a impressão que ele teve na vivência do Projeto.
"O Projeto Amazônia foi mais uma experiência concreta do Amor de Deus pelos seus filhos."
"Abaixo descreverei algumas experiências:"
Deus não se deixa vencer em generosidade
Descrição: http://1.bp.blogspot.com/_G-TCkchMgFE/TE8w15jsBbI/AAAAAAAABH8/BedSHLQVIS8/s200/grupo+%28Small%29.jpg
Clique para visualizar as fotos
 
"Quando aceitei o desafio de participar de um projeto como este, veio logo a mente o fato de que poderia ajudar muitas pessoas, seja aconselhando, escutando, através de uma canção, etc... Ao final de tudo, até entendo que pude levar algo bom para alguém, mas sem dúvida, recebi muito mais de todos com quem tive contato. Mais uma vez vem a mente aquela frase: “Deus não se deixa vencer em generosidade”.
Muitas vezes batia a preocupação de como iríamos nos comunicar com aquelas pessoas, as quais nunca tínhamos tido qualquer contato. Então lembrávamos que antes de qualquer coisa, íamos com o objetivo de amar, amar e amar a cada um que Deus colocasse em nosso caminho...Acredito que essa foi a receita fundamental para que depois tudo desse certo."
Visita às Famílias
"Pela parte da manhã visitávamos as famílias em suas casas. Foi um grande desafio, pois não sabíamos de que forma ele iriam nos receber. Pra nossa surpresa, fomos recebidos muito bem, até mesmo pelas pessoas que eram de outras denominações religiosas.
Muitas vezes entrávamos em casas que estavam prestes a cair na cabeça das pessoas que ali moravam, por isso tínhamos medo, mas ao entrar, esquecíamos de qualquer obstáculo. A forma com que éramos recebidos, as histórias de vida que eram partilhadas, o café preto maravilhoso tornava o ambiente acolhedor e agradável."
Encontro com os jovens
Descrição: http://2.bp.blogspot.com/_G-TCkchMgFE/TE8xlzLJ4oI/AAAAAAAABIE/mLV-mOgZROU/s200/crian%C3%A7as+%28Small%29.jpg
Clique para visualizar a foto
 
"Por volta de 18:30 iniciávamos nossos encontros com as crianças, adolescentes e jovens.
Nos encontros com os jovens e adolescentes realizávamos dinâmicas, brincadeiras, cantávamos, partilhávamos experiências de vida. Ao final de cada dia, após falarmos de nossas experiências, oferecíamos desafios a eles, como: Amar por primeiro, amar o inimigo, perdoar o irmão, etc....vários se comprometiam a tentar viver cada frase.
Nas atividades com os jovens foi possível perceber, muito concretamente, Jesus em nosso meio, ao conduzir os encontros; Jesus abandonado, nos momento de dificuldades com os quais nos deparamos. Sabíamos que não seria fácil, talvez, vários daqueles jovens e adolescentes jamais tinham recebido um ato de Amor, mesmo de seus familiares. No final de tudo, éramos tratados como pessoas de suas famílias, muitos levavam os papais para que nos conhecessem, nos convidavam para ir almoçar em suas casas, nos escreveram cartas de agradecimento.
É gratificante saber que uma pequena semente foi plantada no coração de cada pessoa que participou do projeto. Muitos dos jovens que estiveram conosco ao longo do projeto, nos disseram, ao final, do desejo de realizar atividades positivas em suas cidades – Como um plano para o recolhimento do lixo de sua cidade."
Tarde Cultural
"Na quinta-feira (22/07) foi realizada uma tarde cultural, quase 20 apresentações ao longo da programação, envolvendo: música, teatro, dança, etc..."


Descrição: http://3.bp.blogspot.com/_G-TCkchMgFE/TE8y0rqv3XI/AAAAAAAABIU/_onlGJMH_-Q/s400/equipe+%28Medium%29.jpg
Clique para visualizar a foto
 
O que descrevi aqui foi uma pequena parte do que foi realizado através do “Projeto Amazônia 2010”. Eu não seria capaz de transmitir integralmente aquilo que está guardado nos corações e mentes de cada participante do projeto.
O projeto, mais uma vez, confirmou que através do Amor podemos viver um pouquinho o Céu ainda neste mundo.
Muito obrigado a todos que de alguma forma contribuíram com o Projeto."
Grande Abraço!!!!
Rodrigo Alcântara
Este ano estaremos atuando nas cidades de Boa Vista em Roraima, Maués no Amazonas, Abaetetuba e Bragança, no Pará.

Como colaborar com o nosso Blog? 

Artigos, Fotos, experiências e sugestões:

Envie no nosso endereço e-mail: proj.amazonia.focolare@gmail.com

Arquivo do Blog Sobre o Projeto Amazônia



Modelo Picture Window. Imagens de modelo por konradlew. Tecnologia do Blogger.

Produzido e reproduzido pelo Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA, em 21/6/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário