Mapa de visitantes

domingo, 6 de maio de 2012

FESTIVAL MIRITIFEST 2012

MIRITIFEST 2012

Miritifest, uma profusão de cores, alegria, cultura de Abaetetuba-PA para o mundo. O conjunto dos brinquedos de miriti mais parecem uma pintura de nosos seguidores, os artistas plásticos. As cores vivas dos brinquedos são uma grande característica dessa arte já centenária.



O folheto de informações
Poesia de D. Maria das Graças, moradora da localidade Urubuéua-Fátima no dia 14/11/07, publicado no Blog do Riba, onde a autora enfatiza a importância da palmeira miritizeiro na cultura de Abaetetuba.

Palmeira miritizeiro, árvore-símbolo
da cultura abaetetubense

Na poesia abaixo sobre o miritizeiro está contida grande parte da cultura de Abaetetuba-PA

Miriti

Coisa nossa assim / gigante / robusta, tuíra, forte guerreira, viçosa, frondosa, encanto de todos caboclos daqui!

As linda porque, além de tua copa, da tua formosura, destaca-lhe em seres, tão útil. A todos nós caboclos daqui “rios Tauá”.

Nos ofereces tantas iguarias, com teu gostoso vinho, aguamos o mingau de farinha, de arroz, banana. É uma delicia saborear o vinho de miriti, com camarão e mapará!

Nos dias de calor, saboreamos o chopp, o picolé, o creme e sorvete, vão também para nossa mesa o bolo, o pudim e a sobremesa.

Tudo de ti, miriti é útil e aproveitoso, de tuas folhas cobrimos casas, de teus galhos tecem paredes, em tua copa abriga pássaros, de teu tronco faz-se escada e ponte!

De teu broto, tecem redes, cortinas, tapetes, roupas finas para donzelas, para desfile de miss.

Com tuas talas, tecem paneiro, peneira, cestos, arranjos, tipiti, aturá, tupe, aricá, panacarica, matapi, porta pratos e panelas, abanos, leques e porta-utensilio de bebês!

Dos teus braços miriti, quando já estás seco, mil e tantos brinquedos, que tanto atrai a criançada!

Até mesmo os adultos, principalmente quando vão ao círio juntos. Festa de nossa fé, em Belém do Pará, que é o Círio de Nazaré.
                   
Ó miriti, que coisa linda e boa tens em ti! Encanta até turistas, quando vêem prontas tuas canoas, a cobra, o tatu e passarinho o virapurum, que tanto com o bico.

De te miriti tantas artes se inventa, do barco a montaria, o navio a rabeta, o iate a prancha, o casco, e o remo, o faia, a cobra, o tatu, o tucano, o papagaio, o beija-flor que nasce com seu biquinho cada instante, e o tico-tico, o macaco com seus irriquetemento.


Cobra grande e barquinhos são clássicos
entre os brinquedos de miriti
A Palmeira Miritizeiro:

A palmeira miritizeiro é uma árvore de mil utilidades em Abaetetuba, quando se aproveitam todas as suas partes. Dos frutos chamados miriti se faz um cardápio variado de bolos, pudins, doces, biscoitos, brigadeiros e pratos variados; do fruto miriti também se faze sucos e licores; o tronco do miritizeiro servia na construção de pontes; das fibras, talas e folhas do miritizeiro se faz um conjunto grande de produtos do artesanato ribeirinho de Abaetetuba e outros utensílios do vestuário.

Os Brinquedos de Miriti e Outros Produtos do Miritizeiro:

São clássicos entre os brinquedos de miriti:
tucano, cobras, araras

Onça, canoa à vela e barco

Porém são os brinquedos de miriti, isto é, os brinquedos feitos da polpa extraída da longa haste das folhas do miritizeiros que se fazem os já famosos brinquedos de miriti de Abaetetuba, que tornaram o município como A CAPITAL MUNDIAL DO BRINQUEDO DE MIRITI. São delicadas e multicoloridas peças que retratam toda a cultural local, porém os artesãos do miriti são capazes de fazer quaisquer outros brinquedos, utensílios ou objetos saídos de sua criatividade, feitos a partir da polpa macia e leve extraída das hastes da folha da palmeira miritizeiros ou de suas demais partes.

Entre os brinquedos existem aqueles que vieram de mais de 100 anos atrás, que podem ser considerados os brinquedos clássicos do miriti como os barquinhos, os soca-socas, as cobras e os então rústicos animais da fauna local. Com o avanço nas técnicas da confecção dos brinquedos de miriti destacam-se animais, flores, móveis, objetos decorativos.




Os barcos e as cores vivas fazem parte do
do brinquedo de miriti

Do miritizeiro ainda se fazem os tradicionais objetos do artesanato abaetetubense como paneiros e outros, porém já se fazem bolsas e roupas para o vestuário das mulheres.

É o que se está vendo na Feira Miritifest que está acontecendo no município de Abaetetuba, localizado a 60 quilômetros de Belém, na região do Nordeste Paraense. Além das barraquinhas para exposição e venda dos brinquedos de miriti, existe o grande palco para as apresentações culturais, bancas para exposições, vendas e serviços e o espaço destinado às bancas da culinária vinda do fruto miriti e da culinária regional.

 Um mostruário com brinquedos de miriti. O ponto
de apoio para os brinquedos são varas de miriti do
qual são feitos os brinquedos. No mostruário tem
brinquedos grandes, médios, pequenos e miniaturas

Na parte cultural do festival são apresentados poemas, músicas, danças e peças teatrais, além de outras atrações e são esperados mais de 40 mil turistas no festival que iniciou na última 5ª feira (3) e prossegue até domingo (6), quando termina o 9º Miritifest que acontece na Praça Francisco de Azevedo Monteiro ou Praça da Bandeira. O evento é promovido pela Associação Associaçãos dos Artesãos de Brinquedos de Miriti de Abaetetuba (Asamab) e tem o apoio do governo estadual, do municipal e empresas patrocinadoras e de apoio.

Peixes como que nadando

Garças brancas

Araras
Os animais são confeccionados à perfeição
pelos artesãos de miriti

Há no município outras associações que se dedicam ao artesanato do brinquedo de miriti e estima-se que mais de 200 artesãos estejam expondo seus trabalhos nos três dias de festival.

Quadro com a frase miriti e acima o fruto
miriti, ao fundo as varas de miriti

As frutas mais parecem um quadro de nossos
artistas plásticos seguidores do Blog

Uma girândola feitas com talas e varas de miriti
onde estão colocados os brinquedos de miriti
Ao fundo, uma parede com varas de miriti

Quadros com miniaturas de brinquedos
de miriti












Convidamos a todos para o próximo Miritifest

Galeria dos brinquedos de Miriti:















Os brinquedos de miriti de Abaetetuba
estarão em outubro no Círio e Festa de
Nazaré, em Belém-PA

Blog do Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário