Mapa de visitantes

terça-feira, 1 de maio de 2012

AMBIENTALISMO: VALORIZAR E AMAR A NATUREZA 1

AMBIENTALISMO: VALORIZAR E AMAR A NATUREZA 1
Samambaia azul

Samambaia cabelo de anjo

Samambaia de renda

 Acreditamos que valorizar e amar a Natureza é uma questão também espiritual, conforme o aprendizado que obtivemos como cristão católico em todos esses anos de vivência de Espiritualidade Cristã, onde a Vida e a Natureza se apresentam como Obras da Criação Divina. O homem, os animais, as plantas e os elementos da Natureza, todos são frutos da Obra Criadora de Deus e todas as Obras de Criação Divina deveriam coexistir em plenitude de Harmonia, nesta dimensão terrena da Criação.

 Samambaia da Amazônia

Samambaia chifre de veado

Samambaias: pailistinha, cabelo de anjo
e asa de anjo juntas

 Porém, tendo o homem sido corrompido pelo pecado original, as suas más ações, além de prejudicar seu bom relacionamento com o seu próximo, se volta também contra a Natureza, em atitudes de cobiça e espírito de destruição dos elementos naturais que o cercam. Assim, além das más ações praticadas por muitos seres humanos, movidos pela maldade que lhes é intrínseca pelo pecado original, essas ações também se voltam contra tudo aquilo que o cerca, destruindo, poluindo, contaminando,  e dilapidando os recursos naturais que a Natureza lhes oferece como bens, que deveriam ser por ele apenas administrados com racionalidade. Entre os atos de destruição da Natureza estão os pequenos e grandes atos, que em muitos casos são praticados até mesmo inconscientemente, porque faltou ao homem a consciência de que os elementos da Natureza também fazem parte da vida do próprio homem e que, portanto, deveria preservar como dons preciosos que o Criador disponibilizou para a nossa boa administração.


 Samambaia de nome desconhecido, 
que possui folhas grandes e
haste dos folíolos na 2ª foto acima

No nosso caso, aprendemos isso pela visão cristã da Criação do Mundo e que agora procuramos exercitar essa consciência de preservação do relacionamento dos homens entre si e com a Natureza através de pequenas ações em nosso dia-a-dia e nas nossas atividades profissionais.

Trevo e trevinho de folhas verdes

Trevos: trevo e trevinho de folhas verdes
e trevo de folhas de cor colorida

 Sempre que as oportunidades aparecem levamos essa consciência aos lugares onde desenvolvemos nossas atividades de professor e educador e também procuramos desenvolver pequenas atitudes que são importantes para nos lembrar sempre que tudo o que a Natureza nos oferece gratuitamente são como dons preciosos de Deus e para o nosso próprio bem. Entre essas atitudes estão pequenos atos de não jogar papel e lixo pelas ruas, casas e quintais, os nossos escritos sempre a favor da preservação da Natureza, as plantas que cultivamos com Amor, os animais que devem ser respeitados em sua liberdade natural e as visitas aos lugares que precisam de nossa atenção como ambientalistas. Cada pequeno detalhe desses lugares são importantes para nós, que vai do homem a tudo o que o cerca como os rios, as matas, os animais, o vento, o sol, a luz, enfim, tudo.

 Samambaia não identificada
A mesma

Nesta 1ª postagem de Valorizar e Amar a Natureza 1, apresentamos as imagens de algumas plantas que recebem nossos cuidados. Vide imagens.

 Samambaia rainha

Blog do Prof. Ademir Rocha de Abaetetuba/Pa




Nenhum comentário:

Postar um comentário