Mapa de visitantes

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Escola Cristo Redentor - História

ESCOLAS DE ABAETETUBA: ESCOLA CRISTO REDENTOR
Fonte: Escola Cristo Redentor

CONHECENDO UM POUCO SOBRE A ESCOLA CRISTO REDENTOR

UM HISTÓRICO QUE AINDA ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO
DIA APÓS DIA


Escudo da Escola Cristo Redentor
Entrada do prédio da Escola Cristo Redentor

A Escola Cristo Redentor é um bem patrimonial que foi construída tijolo por tijolo com os braços dos moradores da comunidade local do Bairro Cristo Redentor e cléricos da Igreja Católica da Diocese de Abaetetuba, tendo por seu representante maior, o Bispo Dom Ângelo Frosi. Fundada oficialmente no dia 15 de março de 1992, com funcionamento em suas atividades desde 1988, sua história e prática educativa somam-se há mais de 20 anos na cidade de Abaetetuba.

A ERC. E.E.F.M. Cristo Redentor está localizada na cidade de Abaetetuba-Pa, Rodovia Dr. João Miranda, Km 02 – Bairro Cristo Redentor, s/n. É uma instituição educacional pertencente à Diocese de Abaetetuba-Pa (Igreja Católica), conveniada com a Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA).

O prédio pertence à Diocese de Abaetetuba, porém noventa e nove por cento dos funcionários recebem seus vencimentos da administração pública estadual.

A educação no bairro do Cristo Redentor teve seu inicio desde 15 de março de 1988, quando as primeiras turmas de alunos nessa época por quatro anos eram vinculadas ao anexo do Colégio São Francisco Xavier, funcionando no salão Paroquial (posteriormente na associação do bairro) – como sala de emergência, que foram construídas em todos os bairros para atender as crianças que ficaram fora da escola, nesse período a responsável pelo CSFX era a então diretora professora Iracéa Gonçalves a qual também administrou as turmas do anexo.

O bairro foi crescendo e a necessidade de transformar em realidade o sonho de construir uma escola com prédio próprio voltada para a educação cristã, continuava. Foi ai que, com o total apoio da Diocese de Abaetetuba e, com o incansável trabalho do Bispo D. Ângelo Frosi e do Padre Marcelo, foi possível concretizar a construção do prédio próprio para o funcionamento oficial da Escola Cristo Redentor, desvinculada totalmente do CSFX.

E foi assim, que em 15 de março de 1992 foi inaugurado o tão sonhado prédio onde hoje funciona a Escola Cristo Redentor. Há 25 anos a Diocese de Abaetetuba trouxe a educação para o bairro e celebra 21 anos da existência da Escola em Regime de Convenio Cristo Redentor.

Até os dias atuais a Escola Cristo Redentor contou com o trabalho dos seguintes diretores: Iracéa Gonçalves, Catarina Célia ( ... – 1993), Juacéli Pacheco (1994 – 1997), Iacy Freitas (1998 – 2000) quando ainda era oferecido o Ensino de Educação Infantil, posteriormente Ensino Fundamental 1ª a 4ª série e começava a ser ofertado as primeiras turmas de 5ª a 8ª serie, já nestes últimos 14 anos de 1999 em diante é que a escola passou a oferecer exclusivamente o Ensino Fundamental 5ª a 8ª série regular, posteriormente em 2005 o Ensino Fundamental(3ª e 4ª etapa) e em 2007 o Médio (1ª e 2ª etapa) Modalidade EJA - Supletivo noturno com a gestão da Profª Fátima de Jesus M. Pimentel da Silva (2001- 2011) e atualmente o Profº. Lucivaldo Batista Silva (2012 ...), que continua empenhado na luta em proporcionar aos adolescentes, jovens e adultos da comunidade local uma educação humanizada, cristã e de qualidade para todos.
Atualmente a ERC. E.E.F.M. Cristo Redentor está sob a responsabilidade gestora dos professores: Lucivaldo Batista Silva (diretor), Maria Géci Freitas Margalho (vice-diretora) e Marilene Dias da Silva (vice-diretora); atendendo a uma clientela de 1.024 (mil e vinte e quatro) alunos distribuídos em 30 turmas, nos turnos da manhã, tarde e noite. Possui um quadro de professores altamente qualificado e o que é mais importante: comprometidos com o processo escolar dos alunos.

A escola tem ampliado sua estrutura física, reviu e adaptou objetivos, repensou e modernizou conteúdos e métodos, reativou o turno da noite com atendimento pedagógico da sala de Informática, sala de leitura e projetos em parceria com a polícia militar, dando oportunidades para pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na idade apropriada ou que abandonaram os estudos na adolescência terem a oportunidade de cursar ensino fundamental séries finais e médio supletivo. A secretaria da escola está informatizada, contando com software moderno (programa acadêmico) e eficiente atendimento ao público. Tornando referência na qualidade de ensino público no município de Abaetetuba.

A ERC. E.E.F.M. Cristo Redentor caracteriza-se com vivências de experiências múltiplas e variadas que são inerentes ao desenvolvimento do educando na sua diversidade. Neste sentido, os conteúdos são vistos como instrumento para ativar e mobilizar os esquemas mentais operatórios de assimilação.

Em seu interior muito se discute a função social da instituição, o papel dos professores enquanto agentes de transformação social e profissionais condutores do processo pedagógico.

Para tal é preciso refletir, discutir e questionar sempre. Pois quando refletimos sobre nossa prática começamos a criar possibilidades de mudanças. Refletindo, verificamos que as ações sociais mais amplas se sustentam nas ações individuais.
Um grupo de professores da Escola Cristo Redentor

CONHEÇA UM POUCO SOBRE O BAIRRO EM QUE A 

ESCOLA ESTÁ INSERIDA

O Cristo Redentor e a Igreja do
Cristo Redentor
O bairro Cristo Redentor se encontra localizado na periferia da cidade de Abaetetuba-Pa, no entanto, se considerarmos a entrada de acesso à cidade, via rodoviária, vindo pelas estradas e PAs estaduais, podemos dizer que o bairro fica na entrada da cidade.

Foi um bairro formado de início a partir de construção de casas organizadas pela Diocese de Abaetetuba-Pa para abrigar alguns moradores carentes, mas a amplitude do mesmo se deu a partir de invasão desordenada de moradores, a maioria vinda da zona rural do município, sendo considerado por muito tempo como um bairro violento, que apresentava elevados índices históricos de incidência de agressão física, roubos, assassinato, violação de menores e formação de gangues patrocinadas pelo vício de drogas, narcotráfico e prostituição.

O bairro Cristo Redentor, no qual está localizado a ERC. E.E.F.M. Cristo Redentor abriga na sua maioria, famílias de baixa renda, que sobrevivem do trabalho informal, comércio, subemprego e programas sociais, ganhando entre 01 (um) a 02 (dois) salários mínimos mensais, apresentando ainda a incidência de menores em situação de risco social, habitando em casas simples com o predomínio de estruturas de alvenaria, no entanto, com carência de saneamento básico, água tratada, precário serviços de limpeza de rua, iluminação, aterramento e segurança pública.

Encontram-se instalado no bairro Cristo Redentor as seguintes Escolas da Diocese de Abaetetuba em Convênio com Município e Estado: E.R.C. E.M.E.I. Irmã Maria Lorenza (Educação Infantil), ERC. E.E.F.M. Cristo Redentor, (Ensino Fundamental Séries Finais 5ª a 8ª e Fundamental e Médio Modalidade EJA); E.R.C. Técnica e Profissionalizante Cristo Trabalhador (Ensino Médio Regular, Técnico e PROEJA Profissionalizante); além da escola municipal EMEIF D. Ângelo Frossi (Ensino Fundamental Series Iniciais 1º ao 5º ano e Fundamental Modalidade EJA). Além dessas, encontram-se no bairro um posto de saúde da família, diversas igrejas evangélicas, a Paróquia da igreja católica do Padroeiro do bairro “Cristo Redentor”, associação de moradores do bairro, açougues, comércios, supermercados, vitaminosas de açaí, maçonarias de móveis, padarias, salão de corte de cabelo, malharias de confecções de roupas, entre outros.

Sendo que o bairro conta hoje com uma população estimada de aproximadamente 5 (cinco) mil habitantes, onde boa parte dessa população, de 10 a 20%, é considerada semi-analfabeta, pois não tiveram acesso a escolaridade na idade apropriada, não possuindo o domínio da escrita e leitura, o que torna o cidadão lesado em seus direitos sociais.

FONTE: PPPP ERC CRISTO REDENTOR

OBS: Atualmente, uma equipe de profissionais e moradores do bairro estão em um momento de resgate histórico da história documentada do bairro e logo mais estarão divulgando oficialmente de forma sistematizada o histórico oficial destacando os fatos com mais detalhes e riqueza de informações. Estamos todos aguardando muito por isso! Por isso fique atento, a muito mais histórias interessantes do que as poucas que publicamos.

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário