Mapa de visitantes

sexta-feira, 2 de março de 2012

DATAS IMPORTANTES: MULHER E ÁGUA












DIA INTERNACIONAL DA MULHER & DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA


FonteS: Água na Jarra
Sosriosdobrasil.blogspot.com

29 de fevereiro de 2012

QUEM ESTÁ COMEMORANDO O "DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2012" - ÁGUA NA JARRA (I)

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Água na Jarra participa da campanha da ONU pelo Dia Mundial da Água 2012

O tema da campanha deste ano é “Água e Segurança Alimentar” e busca chamar a atenção para o uso da água como recurso fundamental no cultivo da nossa comida.
A metodologia da “pegada hídrica” permite o cálculo do total de água gasto para que determinado alimento chegue à nossa mesa (água virtual) desde o preparo do solo, irrigação, transporte e beneficiamento do mesmo. Podemos assim medir o gasto total de água que foi “incorporada” em vários tipos de alimentos, como mostra a tabela ao final do texto.
O tema da água e sua relação com a nossa dieta alimentar é muito importante, já que o maior uso da água é justamente no setor da agricultura e criação animal. No Brasil, aproximadamente 80% da água doce que consumimos é destinada a esses fins!
Este conhecimento nos alerta para o fato de que o bom gerenciamento dos nossos hábitos alimentares dá uma grande contribuição para o melhor uso da água doce, esse recurso tão importante para nós, seres humanos, e que cada vez mais deve ser valorizado e usado com sabedoria.

Algumas ações propostas pela ONU em sua campanha:
√ Consumir produtos que sejam menos intensivos em uso de água;
√ Reduzir as perdas de alimentos, pois estima-se que 30% de nossa comida é desperdiçada mundialmente;
√ Produzir mais comida, de melhor qualidade e com menor quantidade de água;
√ Seguir uma dieta mais saudável.
Sobre esse último item, especialmente, nós da Água na Jarra acreditamos que gestos simples podem fazer grande diferença para o consumo responsável da água. Produtos industrializados gastam mais água para serem produzidos pois envolvem mais variáveis como transporte, beneficiamento e embalagens. A troca do seu consumo por consumo de alimentos in natura contribui não só para a saúde da nossa família bem como para melhoria do ambiente e economia dos recursos naturais.

Para produzir comida, a água é consumida pelas plantas através de evaporação e transpiração. A quantidade de água necessária vai variar conforme o tipo de grão cultivado e a localização, além da produtividade local e das condições de disponibilidade de fornecimento de água através de regimes de chuva ou de irrigação.
Depois da colheita, quando o alimento se torna disponível para comercialização, a água incorporada no produto muda de “real” para “virtual”.

Para maiores informações:
www.unwater.org/worldwaterday/
www.fao.org/nr/water

ENVIE TAMBÉM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2012, NO SEU SITE, BLOG, ONG, GRUPO AMBIENTAL, COMITÊ DE BACIA, COMUNIDADE, ESCOLA, IGREJA, ETC, PARA DIVULGARMOS GRACIOSAMENTE!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Postado por Prof. Jarmuth às 2/29/2012 11:34:00 PM

Dia Mundial da Água

O Dia Internacional da Água foi estabelecido em 1992 na Conferência das Nações Unidas (ONU) e é comemorado anualmente na data de 22 de março como forma de chamar a atenção para a importância da água e promover o gerencimamento sustentável dos recursos hídricos.

O primeiro Dia Mundial da Água foi comemorado em 22 de março de 1993.

Fonte: Água na Jarra

ENVIE TAMBÉM AS INFORMAÇÕES SOBRE AS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA 2012, NO SEU SITE, BLOG, ONG, GRUPO AMBIENTAL, COMITÊ DE BACIA, COMUNIDADE, ESCOLA, IGREJA, ETC, PARA DIVULGARMOS GRACIOSAMENTE!

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Postado por Prof. Jarmuth às 2/29/2012 11:34:00 PM

Fonte: sosriosdobrasil.blogspot.com
&
Água na Jarra

VAMOS HOMENAGEAR AS MULHERES QUE SE DESTACAM NA DEFESA DE NOSSAS ÁGUAS
VAMOS HOMENAGEAR AS MULHERES QUE SE DESTACAM NA DEFESA DE NOSSAS ÁGUAS

DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 8 DE MARÇO

Queremos valorizar e homenagear as mulheres que nas comunidades ribeirinhas, nos comitês de bacias hidrográficas, nas escolas e faculdades, nas ONGs e OSCIPs, nos centros comunitários e entidades ambientais, nas autarquias e órgãos governamentais, se destacam na defesa de nossos recursos hídricos, lutando para garantir água de qualidade para as nossas famílias!

Envie suas homenagens, relatos, notícias, links de sites e blogs, com fotos e vídeos das MULHERES HOMENAGEADAS por você, para que possamos destacar no Blog SOSRiosBr no "Dia Internacional da Mulher", porque elas realmente merecem!

Não perca essa oportunidade de destacar e valorizar as mulheres que se destacam pela defesa de nosso precioso líquido, na sua bacia hidrográfica. Não vai lhe custar nada e certamente
elas ficarão muito felizes e agradecidas!

VAMOS VALORIZAR AS NOSSAS MULHERES, QUE
VALORIZAM E DEFENDEM A NOSSA ÁGUA!

Campanha do Blog SOSRiosBr 2012
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br
BLOG SOS RIOS DO BRASIL

ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Postado por Prof. Jarmuth às 3/01/2012 08:39:00 AM

Estamos plenamente de acordo com a importante mensagem do Blog SOS Rios do Brasil, do Prof. Jarmuth.

Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA

O Blog do Prof. Ademir Rocha aproveita a ocasião e pede licença ao Prof. Jamurth para acrescentar à sua mensagem:

Vamos valorizar as nossas mulheres que valorizam e defendem a nossa água, e vamos valorizar todas as mulheres batalhadoras pelo pão de cada dia de suas famílias, as mulheres trabalhadoras, as mães amorosas, as mulheres justas e honestas, as mulheres que sofrem injustiças do mundo, as mulheres que doentes que sofrem em casa, nos hospitais e pelas ruas das cidades, as mulheres professoras e educadoras, as mulheres simples e virtuosas, as mulheres que ajudam a construir um mundo mais justo e fraterno, as mulheres que não se prendem apenas ao bem-estar de suas famílias, mas que também se abrem para as necessidades de outras famílias, as mulheres verdadeiras e santas, as mulheres cientistas que valorizam a vida a partir da concepção dos filhos, as mulheres escritoras e repórteres que procuram mostrar as verdades e desconstruir as mentiras, as mulheres mães solteiras, que também são pais e avós de seus filhos, as mulheres crianças e meninas que devem ser educadas para um porvir melhor, as mulheres que imitam Maria, a Mãe de Jesus, que deu o seu sim à Deus em seu projeto de redenção do homem, da Natureza, do mundo e do Universo. Vamos valorizar as mulheres que defendem e preservam toda a Criação de Deus, enfim, vamos valorizar todas as mulheres do mundo nestas importantes datas do Dia Internacional da Mulher e do Dia Internacional da Água.

Acréscimos do Prof. Ademir Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário