Mapa de visitantes

terça-feira, 6 de setembro de 2011

PROTEJA A MATA CILIAR






NOTÍCIAS ECOLÓGICAS: MEIO AMBIENTE


NotÍcias extraídas do blog SOS RIOS DO BRASIL, do Prof. Jarmurth e seus blogs agregados.


Semana da Mata Ciliar SOSRiosBr – 21 a 28 de setembro.

CARTILHA "RIO BOM É RIO COM MATA CILIAR"
SEMANA MATA CILIAR SOSRiosBr

Comemorando o "Dia da Árvore" e a "Semana da Mata Ciliar SOSRiosBr" vamos postar informações sobre os principais projetos que defendem e valorizam as matas ciliares de nossos cursos d' água do Brasil.

Se em sua comunidade ou bacia hidrográfica existe algum projeto em defesa das matas ciliares, enviem relatos, fotos, vídeos, links de reportagens para que possamos divulgar no Blog.

Podem enviar também fotos de degradação e destruição de matas ciliares, indicando o curso d'água, o local do problema e a cidade onde está localizado, bem como planos para sua recuperação.

VAMOS PROTEGER QUEM PROTEGE NOSSOS RIOS!


Rioterra lança cartilha sobre matas ciliares


25/06/2010

As cartilhas são úteis para a educação ambiental e para orientar os agricultores familiares sobre a recomposição de matas ciliares.

O Centro de Estudos Rioterra lança esse mês, a cartilha “Rio Bom é Rio com Mata Ciliar” com informações sobre a importância das matas ciliares para manutenção de serviços ambientais e econômicos.

O material foi elaborado pela Coordenação de Banco de Áreas do Projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. A distribuição é gratuita e direcionada a trabalhos educacionais para agricultores familiares do entorno da Floresta Nacional do Jamari.

O material é mais uma ferramenta para disseminação de informações sobre o Banco de Áreas. O Projeto Semeando Sustentabilidade está cadastrando as propriedades rurais situadas no entorno da Floresta Nacional (Flona) do Jamari para a distribuição de mudas e assessoria técnica para replantio das áreas de preservação permanentes.

O cadastro é voluntário e gratuito. Para participarem do Banco de Áreas, os agricultores informam no cadastro que áreas de mata ciliar pretendem recuperar. Além dessas ações, serão realizados estudos sobre processos de recuperação de áreas que gerem não só ganhos ecológicos, mas também, benefícios econômicos aos produtores. As mudas para essas atividades já estão sendo produzidas no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste.

Preocupados com a democratização do acesso à informação, a cartilha traz, além de importantes informações, uma ficha cadastral que poderá ser entregue nas Secretarias de Agricultura de Cujubim e Itapuã, no Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cujubim e no Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste.

A ficha também está disponível no site www.semeandosustentabilidade.org. Segundo o coordenador geral, Alexis Bastos o objetivo dessas ações é dar condições para os agricultores fazerem a recomposição das áreas desmatadas, proporcionando ganhos sociais, ambientais, mas principalmente, econômicos.
Fonte: Projeto Semeando Sustentabilidade

LEIA TAMBÉM: ASSOCIAÇÃO MATA CILIAR DEFENDENDO AS PROTETORAS DE NOSSOS RIOS - Clique

CLEAN UP DAY 2011 - DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE RIOS E PRAIAS - BELÉM (PA) FÓRUM CAIAQUE BRASIL - CLIQUE


Amigos aventureiros do Brasil,

Passo aqui para lembrar que no terceiro final de semana de setembro, iremos realizar mais uma ação de limpeza de um rio aqui na região metropolitana de Belém, PA, como parte do Clean Up Day 2011, também conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento que acontece em mais de 120 países.

Felizmente os canoístas não estamos sós. Nós plantamos uma semente no ano passado, regamos em junho deste ano e a árvore já está dando bons frutos.

Ontem, 2, numa praça pública às margens da baia do Guajará, realizamos a primeira reunião de preparação do Clean Up Day 2011 em Belém.

Nós sabemos que não existe lixo na natureza; ele é uma invenção humana. Quem puder, faça com amigos alguma ação nesse dia ( e em todo os demais, hehe) não espere por ninguém. Faça e depois conte pra gente aqui no fórum.

Um abraço amazônico pra todos.


FÓRUM CAIAQUE BRASIL - CLIQUE

Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário