Mapa de visitantes

terça-feira, 13 de setembro de 2011

NOTÍCIAS DE ABAETETUBA/PA 1

ABAETETUBA NA FEIRA SOCIAL DE BARBALHA


PELA ERRADICAÇÃO DA POBREZA



Reproduzido do Diário do Nordeste

Barbalha sedia feira social



Publicado em 8 de setembro de 2011



Uma ação inovadora, que une ações sociais à práticas de turismo, pretende contribuir para a erradicação da pobreza nos Municípios brasileiros, partindo desta cidade caririense. A I Feira do Conhecimento de Barbalha - CapaCidades e Soluções: Turismo e Erradicação da Pobreza, que será realiza entre os dias 19 e 22 de outubro, no Parque da Cidade, busca identificar, difundir e colocar em prática experiências nesta área. A ação reunirá ONGs e instituições públicas e privadas que possuem experiências promissoras na área de turismo, com foco na erradicação da pobreza. Estas terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos e contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo da região do Cariri.

A Prefeitura de Barbalha, organizadora do evento, recebe até o dia 30 de setembro inscrição de experiências promissoras a serem apresentadas na Feira do Conhecimento. Podem participar da seleção, organizações de cinco Estados: Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí. Além disso, participarão outros três Municípios: Abaetetuba (PA), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG). Ao lado de Barbalha, que faz parte do projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local (CapaCidades), resultado de uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

"A partir desta, que será a primeira de muitas feiras de conhecimento, Barbalha assume sua vocação de ponto de encontro e de convergência de saberes, de culturas e, acima de tudo, de práticas capazes de promover uma melhor qualidade de vida para cada cidadão", diz o prefeito da cidade, José Leite Gonçalves Cruz. "Além de mostrar o que temos de melhor, queremos também trazer para a cidade experiências bem-sucedidas e, ao mesmo tempo, possibilitar a outras cidades e estados da região que levem também para seus cidadãos as boas práticas nesta área", completa Cruz.

O objetivo da feira é possibilitar a troca de conhecimentos, criando um espaço de interação e de intercâmbio técnico-científico capaz de aprimorar soluções e desenvolver novas tecnologias e práticas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida nas cidades envolvidas. Além disso, a feira deve promover a diversificação da oferta turística local, estimular o empreendedorismo e à produção agrícola sustentável de toda a região.

Eixos temáticos

Serão selecionadas 20 práticas de acordo com quatro eixos temáticos: Turismo e Erradicação da Pobreza, Inclusão Produtiva Sustentável, Fortalecimento Institucional e Ampliação da Rede de Serviços. A melhor prática de cada eixo será premiada com a elaboração de material de divulgação das experiências celebradas e registro em publicação específica sobre a feira e a Comenda "Capacidades e Soluções de Barbalha - Soldadinho do Araripe". Além da exposição, a programação conta, ainda, de palestras, mesas redondas, visitas guiadas, feira de artesanato, apresentações culturais, shows e do lançamento do Pacto de Erradicação da Pobreza.

Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário