Mapa de visitantes

quinta-feira, 26 de maio de 2011

EDUCAÇÃO E CULTURA NO MOJU






EDUCAÇÃO E CULTURA NO MOJU/PA: AÇAÍ LITERÁRIO


CURSO DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)


AÇAÍ LITERÁRIO – RIOS DO IMAGINÁRIO, BECO DAS LEMBRANÇAS NA CULTURA E HISTÓRIA PARAENSES



Valorização da cultura regional e do imaginário popular e aplicação desses temas em sala de aula. Esses são os objetivos do "Açaí Literário - Rios do Imaginário, Becos das Lembranças na Cultura e História Paraenses", evento promovido pelo Curso de Letras da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que acontece nesta quinta-feira (26), no Campus de Moju, no nordeste do Estado.


A programação do "Açaí" começa com a palestra "Mitos e lendas: suas importâncias e diferenças", ministrada por alunas de Letras, seguida de apresentação teatral sobre a lenda do boto. As atividades incluem ainda um bate-papo com o escritor paraense Walcyr Monteiro, que pela primeira vez vai ao campus, e apresentação de documentários produzidos por graduandos do curso. Alguns deles são "História da Origem do Município de Moju", "Recriando o Imaginário Mojuense" e "Festival do Abacaxi: 30 anos de história, cultura e tradição".


O "Açaí Literário" é destinado a alunos e professores da Uepa e de outras instituições de ensino e a toda comunidade do município. A participação no evento dará direito a certificado com carga horária de 10 horas/aula. O nome sugestivo do evento também inspira o almoço dos participantes: será servido açaí com camarão, charque, tapioca e farinha d’água. Quem quiser participar da programação deve entrar em contato com a coordenação do campus pelo (91) 3756 1350 ou na avenida das Palmeiras, 485, no Bairro Aviação, em Moju. O valor é R$ 2. Também serão vendidas comidas típicas no valor de R$ 4.


Segundo a coordenadora do evento, professora Simone Menezes, a proposta é integrar a comunidade e a universidade. “Fazer com que a comunidade tenha o conhecimento de que a cultura paraense é rica no imaginário popular, como também a nossa própria história tem um valor acadêmico muito grande. Nós vamos discutir valores sociais, culturais, memórias e identidade do povo, principalmente”, conta.


A coordenação do evento explica ainda que o "Açaí Literário" é um convite a levar temas regionais para sala de aula. “As escolas trabalham com livros didáticos voltados para histórias que não são as nossas, são descontextualizadas. Então nos convidamos a comunidade para mostrar que podemos trabalhar a nossa cultura dentro da sala de aula. Fugiríamos do livro didático voltado para a região sudeste do país. Por isso, estamos mostrando o trabalho e as pesquisas dos alunos sobre a memória das cidades de Moju, Abaetetuba e Igarapé-Mirim”, afirma Simone.


Ize Sena - Ascom Uepa
Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário