Mapa de visitantes

terça-feira, 12 de abril de 2011

FOTOS ATUAIS DE ABAETETUBA 1

Fotos Atuais de Abaetetuba

 
 Acima a Igreja Catedral de Nossa S. da Conceição
 

 
Acima duas fotos da Rua Barão do Rio Branco

Acima Praça de Nossa S. da Conceição i Igreja Catedral
 
Acima Praça da Bandeira

 Igreja Catedral de Nossa S. da Conceição


 Acima esquina da Av. 15 de Agosto com a Trav. Luiz Varela
e o Colégio São Francisco Xavier, este de propriedade da
Diocese de Abaetetuba, prédio antigo.

 Acima o Instituto Nossa S. dos Anjos, dirigido pelas
Irmãs Capuchinhas, escola localizada na Rua Barão
do Rio Branco.
FOTOS DE ABAETETUBA/PA

RESPOSTA A UMA VISITANTE DO JAPÃO Sou nascida em Abaetetuba porém aos 12 me mudei para o Japão Estudei no Insa junto de lindos e especiais Amigos Hiran, Jackson, Sandra, Juliene, Marilene, Angélice e outros... E como gostei do seu trabalho venho lhe fazer um grande pedido. Gostaria de ver a cidade, mas como nw posso visitar gostaria que Vc fizesse um álbum de fotos >>>Praça da igreja que fica ao lado do colégio São Francisco, Praça de frente ao Insa, o Insa, as feiras do centro e as mudanças dos anos que se passaram. Seria uma tarefa muito trabalhosa e complicada, mas sei que nw seja impossível . Desde já muitíssimo grata ...... Carmem T.N.I.

Para atender a visitante Carmem T. N. I vamos fazer esta postagem com algumas fotos de Abaetetuba. O pedido foi feito antes do tsunami que atingiu tragicamente o Japão, ceifando milhares de vidas naquele país oriental e consternando o mundo todo pelo volume de destruição e dor. Em Abaetetuba/Pa temos uma pequena comunidade de descendentes japoneses, tendo alguns desses, juntamente com muitos abaetetubenses se prontificado a ajudar de alguma maneira. Porém o Blog não se furtou em atender o pedido da visitante Carmem e, com a ajuda do seguidor Marivaldo Sena Silva, conseguimos algumas fotos de Abaetetuba que vêm atender, em parte, o pedido da visitante ausente há muitos anos de Abaetetuba, conforme dedução dos nomes elencados no pedido. Queremos também dizer que Abaetetuba mudou em muitos aspectos e agora é um pólo comercial e educacional do Baixo Tocantins e mudou também em termos urbanísticos e em população e quantidade de veículos pela cidade. Vide as fotos acima e abaixo:
Avenida 15 de Agosto, canto com a Trav. Luiz Varela
Avenida D. Pedro II
Rua Barão do Rio Branco

O município de Abaetetuba é dividido em 3 partes: Cidade, Região das Ilhas de Abaetetuba ou Zona Ribeirinha e Região das Estradas e Ramais.
Pela Cidade e Região das Estradas e Ramais o deslocamento das pessoas se faz à pé ou de veículos como bicicletas, motos e automóveis ou outros veículos automotivos.
Pela Região das Ilhas de Abaetetuba, por se situar numa região de vias tipos furos, igarapés, rios e baías, o deslocamento de pessoas se faz através de embarcações de vários tipos como: canoas à remo e pequenos ou grandes barcos motorizados.
Alguns pequenos barcos motorizados são chamados "rabetas", que são embarcações que funcional como os táxis ou mototáxi na Cidade e Região das Estradas e Ramais. Antes das rabetas as viagens pelas vias aquáticas de Abaetetuba eram penosas pela demora das embarcações para chegar à cidade ou voltar para o lugar de origem. Com as rabetas a demora que era de 2, 3 ou 4 horas de viagens se reduziram para 10, 15, 20 ou 30 minutos.

Vide fotos dos vários tipos de embarcações abaixo:
Barcos no cais de Belém, alguns são
de Abaetetuba que foram levar
gêneros locais para a Capital

Barcos tipo rabetas
Os barcos tipo rabetas são motorizados e rápidos nos deslocamentos. Algumas rabetas são cobertas e outras são descobertas. As de toldo azul e a outra de toldo branco são rabetas cobertas.

 Rabetas
 
Rabetas ancoradas em uma ponte, esperando os passageiros para as diferentes localidades das Ilhas de Abaetetuba. Ao fundo o rio e uma ilha na frente da cidade.
Acima, rabetas, rios, ilhas

Cidade de Abaetetuba, de Merian Abreu
 Orla de Abaetetuba, com 'Calçadão' ainda recém-costruído,
de Dagoberto P. Brulhante
Cidade de Abaetetuba, com Pça e Catedral de Nossa
Senhora da Conceição, de Merian Abreu
 Cidade de Abaetetuba e Torre com antenas, de Merian Abreu

 Rio Maracapucu, de Adenaldo dos Santos Cardoso
Feira de Abaetetuba, de Merian Abreu

Frente de Abaetetuba com feira, de Merian Abreu
Frente de Abaetetuba, de Merian Abreu
Cidade de Abaetetuba, Praça da Bandeira, de Merian Abreu
 Orla de Abaetetuba, de Rinaldo Lobato
 Cidade de Abaetetuba, de Google AdWords
Colônia Velha, de Jaime Brasil Xavier
Foto da Região de Abaetetuba, de Google
Praça do Barco e ao fundo Biblioteca Pública e
Câmara Municipal
 Praça da Conceição e Rua Barão do Rio Branco,
de Adenaldo dos Santos Cardoso
Praça da Conceição, de Adenando dos Santos Cardoso
Praça e Igreja de São Miguel de Beja, de Orgulho
de Ser Paraense


Blog do Prof. Ademir Rocha

3 comentários:

  1. como faço pra entrar em contato? gostaria de algumas informações a respeito de genealogia de abaetetuba.

    ResponderExcluir
  2. Caro Margalho,
    Obrigado pela visita e interesse nos assuntos do Blog. São várias maneiras para entrar em contato: 1) pelos comentários do http://ademirhelenorocha.blogspot.com
    2) pelo endereço eletrônico ademir-heleno@bol.com.br
    As genealogias estão disponíveis no Blog em Genealogia, Famílias e Vultos de Abaeté e Familias M: Genealogia Abaetetubense.
    Um abraço de Ademir Rocha

    ResponderExcluir
  3. Estou preste a me mudar p Abaetetuba
    E por isso gostaria d mais informação sobre a cidade como tipo os pontos turístico da cidade se existem hospitais ,cinemas e outros pontos para diversão

    ResponderExcluir