Mapa de visitantes

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AMBIENTALISMO 1







EDU VALENTE DA FOLHA DE ABAETETUBA TEM RAZÃO


AMBIENTALISMO E PRESERVAÇÃO DA NATUREZA

Além da memória-história de Abaetetuba e região o autor do Blog do Prof. Ademir Rocha é ambientalista, conforme citado na 1ª postagem do Blog e em Quem eu sou do mesmo blog.

Sobre a postagem abaixo do Jornal de Abaetetuba editado por Edu Valente, peço permissão para a reprodução da referida postagem e dizer: O Edu Valente tem razão!

SEJA BEM VINDO!
Neste espaço de interação virtual, seja muito bem vindo(a) e fique a vontade para expressar sua opinião a respeito dos fatos e acontecimentos marcantes, em nosso município. Não há restrição de assunto, assim como as críticas construtivas sempre serão bem vindas.

O objetivo final é a construção coletiva de idéias que proporcionem o avanço da sociedade abaetetubense.

Um forte abraço.

Edu Valente.

BLOGS e SITES PARCEIROS:
• Associação Arte Miriti de Abaetetuba (MIRITONG)
• Blog do Gilton Paiva
• Blog so Safara
• Comunidade Evangélica de Abaetetuba
• Espaço Aberto
• Franssinete Florenzano
• Rede Paraense de Blogs
• Renovação Carismática de Abaetetuba
• Folha de Abaetetuba no TWITTER

TERÇA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO DE 2011
Sema doa pescado e carne apreendidos no mercado de Abaetetuba.

Mais de 800 quilos de peixes, caranguejos, carnes de jacaré e de capivara apreendidos durante a operação Defeso, realizada de 18 a 21 de fevereiro, no município de Abaetetuba, região de integração do Tocantins, foram doados a instituições sem fins lucrativos. A ação, coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental, aconteceu na feira e no mercado do município.

A equipe da Gerência de Fauna e Pesca da Sema apreendeu 562,25kg de mapará, 133,75kg de curimatã e 21kg de pirapitinga no mercado municipal. De acordo com Solange Luz, os autuados alegaram que não sabiam que essas espécies estavam no defeso e que não têm outra opção de sobrevivência.

"Ouvimos as declarações deles, mas explicamos que existiam outras espécies que poderiam ser comercializadas. E mais uma vez destacamos a importância de se respeitar o período de reprodução dos peixes para que haja estoque pesqueiro para todos no futuro. Depois dessa explicação, os próprios pescadores reconheceram que a quantidade de mapará tem diminuído e o tamanho das espécies reduzido significativamente", argumentou Solange.

Caranguejos - Ainda no mercado municipal, a equipe da Semma apreendeu 493 caranguejos. Com medo de serem autuados, os responsáveis deixaram o local antes que a fiscalização pudesse identificá-los. "Eles sabiam que não haveria apenas perdas financeiras, mas também a responsabilização pelo crime ambiental", afirmou Solange.

Os agentes de fiscalização ainda recolheram 94,7kg de carne de jacaré-açu e 152kg de carne de capivara, encontrados às proximidades da feira de Abaetetuba. Duas pessoas foram autuadas, mas negaram a posse da carga. No entanto, o fato da venda ocorrer em pontos comerciais pertencentes aos dois homens determinou as autorias. Ambos terão 15 dias para apresentar defesa na Sema.

Doação - O pescado foi doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Associação de Moradores do Bairro da Aviação, sediadas em Abaetetuba. Após avaliação da equipe, os caranguejos foram doados à Comunidade Terapêutica Jeová Rafhá, também localizada naquele município, já a caça foi destinada para a alimentação de animais do Parque da Amazônia Crocodilo Safari Zoo, em Belém.

Luciana Almeida - Ascom/Sema

Fonte:http://www.jusbrasil.com.br/politica/6621006/sema-doa-pescado-e-carne-apreendidos-no-mercado-de-abaetetuba

Do Folha de Abaetetuba:

Com certeza, é um absurdo a comercialização destas espécies, no período do defeso, entretanto, o crime deveria ser combatido na origem, ou seja, no atravessamento da mercadoria, o que evitaria que as famílias destes trabalhadores fossem prejudicadas. A polícia civil (que tem função investigativa) deveria buscar os verdadeiros culpados, pois as pessoas que vendem cuja maioria é extremamente humilde, certamente, não são as mesmas que realizam o crime da matança destes amimais. Infelizmente, talvez não reste outra alternativa de trabalho para estas pessoas que sobrevivem da venda ilegal na feira. Não acho justo simplesmente tirar o pão de cada dia de um ser humano que se propõe a trabalhar. Afinal, os responsáveis pela feira deveriam fiscalizar e informar a todos os feirantes e a própria população sobre as ilegalidades, de forma a tentar criar uma mentalidade educativa de proteção ao meio ambiente.

Esse é o nosso recado!

Postado por Edu Valente às 17:07

Abaetetuba - DenúnciasAbaetetuba - Notícias

A Pérola do Tocantins:

Cidade de Abaetetuba - Visão panorâmica do Rio Maratauira.

Caminhos para Abaetetuba

Clique na imagem e aprenda a chegar na Pérola do Tocantins

Pesquise no Folha de Abaetetuba:

LEITORES DO BLOG. Seja um deles!

Quem sou eu:

Edu Valente
Cidadão Abaetetubense nato, apaixonado por sua cidade natal, viajou o mundo em busca de conhecimento e formação. Após seu regresso, dedica horas semanais a compartilhar com o mundo, através da internet, informações da terra fértil de cidadãos (homens e mulheres) "fortes" e "valentes", que em tupi-guarani nomea-se Abaetetuba.
View my complete profile

E-MAIL DO BLOG
Entre em contato com o Blog Folha de Abaetetuba através dos e-mails: folhadeabaetetuba@hotmail.com folhadeabaetetuba@gmail.com

Boa Leitura!

TWITTER DO BLOG
Visite ou siga o Blog em:

http:\\twitter.com\folhadeabaete

COMUNIDADE NO ORKUT
Participe da Comunidade Folha de Abaetetuba no Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpn&cmm=75660089
INSCREVA-SE NO BLOG

Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha em 28/2/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário