Mapa de visitantes

sexta-feira, 5 de julho de 2013

NOVO BISPO DE ABAETETUBA - IGREJA UNIDA - Informações de Várias Fontes

NOVO BISPO DE ABAETETUBA - Notícias Diversas de Várias Fontes

A Igreja que se interessa pela vida da Igreja

Os dois bispos nomeados para as Dioceses de Jardim (MS) e Abaetetuba (PA)

IGREJA UNIDA: TODOS SE INTERESSAM PELA VIDA DA IGREJA

Fonte abaixo: www.a12.com   
   
IGREJA NO BRASIL
Dioceses de Jardim (MS) e Abaetetuba (PA) ganham novos bispos
Quarta-feira, 3 de julho de 2013 · 08:34
Redação Portal A12 
Na manhã desta quarta-feira (03), o Papa Francisco nomeou novos bispos para duas dioceses brasileiras. Monsenhor João Gilberto de Moura, atualmente Vigário Geral e Pároco da Catedral de Ituiutaba (MG), foi nomeado o novo bispo da Diocese de Jardim (MS). O Monsenhor José Maria Chaves dos Reis, atualmente Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá (PA), foi nomeado como o novo bispo da Diocese de Abaetetuba (PA).

Confira a trajetória dos novos bispos:
Os dois novos Bispos da Igreja Católica

Monsenhor José Maria Chaves dos Reis - Monsenhor José Maria Chaves dos Reis Ingressou no Seminário Menor Padre Josimo da Prelazia de Cametá (PA) no dia 19 de março de 1988 e no Seminário Maior Interdiocesano são Gaspar, em Belém (PA) no dia 17 de janeiro de 1989. Foi Admitido ao Clero da Prelazia de Cametá e Ordenado Diácono no dia 09 de abril de 1996 em Novo Repartimento (PA). Neste período também teve a responsabilidade da formação do Seminário da Prelazia de Cametá de 1996 a 2002, no dia 23 de novembro de 1996 foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Oeiras do Pará (PA).
Estudos e graus universitários: Cursou seu primário e secundário (Ensino fundamental e médio) em Oeiras do Pará. Ao ingressar no seminário seguiu o curso superior que corresponde a Filosofia e Teologia (Belém do Pará). Após este período fez Bacharelado em Teologia, na Faculdade Católica de Fortaleza (CE). E a Pós-graduação em Atendimento Integral à Família na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro (RJ).
Ministérios exercidos: Foi Reitor do Seminário Menor Padre Josimo em 1996 a 2002. Vigário paroquial na Paróquia São João Batista de 1996 a 2004, em seguida assumiu como Pároco da Paróquia São João Batista de 2004 a 2006. É Vigário Geral da Prelazia de Cametá de 2005 a 2013 e Também foi Diretor da Escola Diaconal da Prelazia de Cametá em 2006. É o atual Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá de 2006 a 2013. Foi eleito Presidente Regional da OSIB, Norte II de 2009 a 2011 e convidado pelos bispos do Regional a ser o Padre acompanhante da Pastoral da Juventude Regional Norte II de 2009 a 2011. E atualmente o Padre acompanhante do Serviço de Animação Vocacional – SAV Regional Norte II desde 2012.
Monsenhor João Gilberto de Moura - Nascido em 21 de novembro de 1963, Monsenhor João Gilberto é formado é Filosofia pelo Seminário “Maria Imaculada” de Araxá (MG), em Teologia pelo CEARP / Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP); Seminário Maria Imaculada, Brodowski (SP); Faculdade Nossa Senhora Assunção de São Paulo (SP).
Ministérios Pastorais na diocese de Ituiutaba (MG): Vigário Paroquial da Catedral de São José (1996) e Reitor do Seminário Santo Cura’D Ars (1996), Coordenador Diocesano da Pastoral Vocacional (1996-1997), Assistente Eclesiástico do movimento serra(1996-1999); Pároco da Paróquia Cristo Rei em Centralina (1997-2002), Coordenador Diocesano da Pastoral da Criança (1999-2002), Pároco da São Francisco de Assis em Ituiutaba (2002-2008), Representante dos Presbíteros (1997-2003),Juiz da Câmara de instrução processual de Ituiutaba (2000-2013) Chanceler do Bispado(2002-2006), Coordenador Regional da Pastoral da Criança setor Ituiutaba (2004-2006), Vigário Geral da Diocese (2006-2007) e Administrador Diocesano “sede vacante” de Ituiutaba (2007), Pároco da Paróquia são José –sé Catedral (2008-2013), Vigário geral da Diocese (2008-2013). 

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA

Notícia:

Fonte abaixo: www.diocesedemarilia.org.br

Saudação da CNBB ao novo bispo de Abaetetuba (PA)  

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, enviou mensagem de saudação ao Monsenhor José Maria Chaves dos Reis, nomeado na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, pelo Papa Francisco como novo bispo da diocese de Abaetetuba (PA).

Leia a mensagem:

Saudação ao novo bispo de Abaetetuba
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil recebeu comunicado da Nunciatura Apostólica na manhã desta quarta-feira, 3 de julho, no qual se anunciava que o Papa Francisco nomeou o Monsenhor José Maria Chaves dos Reis como novo bispo da diocese de Abaetetuba (PA).
Desde a transferência de dom Flávio Giovenale para a diocese de Santarém, em setembro de 2012, o povo de Abaetetuba aguarda seu novo Pastor. A notícia da nomeação de Monsenhor José Maria traz os sinais da bondade de Cristo que provê pastores para sua Igreja e revela o carinho do Santo Padre para com a Igreja presente em nosso Brasil.
Monsenhor José Maria é jovem, tem 51 anos, é paraense de Oeiras do Pará e membro do clero de Cametá (PA). Ao longo dos seus quase 17 anos de sacerdócio, ele tem se dedicado largamente à formação do clero e à pastoral. No Regional da CNBB Norte 2, atualmente, depois de ter sido o responsável pela pastoral da juventude, acompanha o Serviço de Animação Vocacional. Já prestou seus serviços de coordenação junto a Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil como presidente regional.
Saudamos o novo bispo e desejamos que seu trabalho seja frutuoso. Estamos unidos às comunidades da diocese de Abaetetuba para recebê-lo, com alegria, e rezamos para que essa hora seja marcada pela esperança que nos alimenta no seguimento do Redentor.
Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
Fonte: http://www.cnbb.org.br

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA

Notícia:
Fonte abaixo: www.diocesedeuruacu.com.br       

Dioceses de Abaetetuba e Jardim têm novos Bispos

Publicada em 03/07/2013.
O Papa Francisco fez duas nomeações esta quarta-feira para o Brasil.
O Santo Padre nomeou como Bispo da Diocese de Abaetetuba (PA) o Rev. José Maria Chaves dos Reis, do clero da Diocese de Cametá (PA), até então Vigário-Geral e Reitor do Seminário Maior "Bom Pastor".
Dom Chaves dos Reis nasceu em novembro de 1962 em Oeiras, no Pará. Estudou Filosofia e Teologia no Instituto Pastoral Regional – IPAR, na Arquidiocese de Belém. Formou-se em Ciências da Religião na Universidade "Vale do Acaraú" – UVA, em Sobral (CE). Foi ordenado sacerdote em novembro de 1996.
Desempenhou inúmeros cargos em Cametá, entre os quais: Reitor do Seminário Menor, Vigário e Pároco da Catedral "São João Batista".
O Papa Francisco nomeou como Bispo de Jardim (MS), o Mons. João Gilberto de Moura, do clero da Diocese de Ituiutaba (MG), até então Vigário-Geral e Pároco da Catedral "Cristo Rei".
Dom Moura nasceu em Ituiutaba em novembro de 1963. Estudou Filosofia no Seminário Maior "Maria Imaculada" em Araxá, diocese de Patos (MG) e Teologia no Seminário Maior "Maria Imaculada" de Brodowsky, Arquidiocese de Ribeirão Preto (1992-1995). Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1995. Em junho de 2008 foi nomeado Prelado de Honra de Sua Santidade.
Em seu ministério sacerdotal desempenhou inúmeros cargos em várias cidades, como Reitor de Seminários, Pároco, Vigário Judicial, Chanceler e Administrador Diocesano.
Atualmente, é Pároco da Catedral "Cristo Rei", Vigário Judicial da Câmera Eclesiástica de Ituiutaba, Procurador, Ecônomo e Vigário-Geral da Diocese de Ituiutaba.
Além disso, é Membro do Conselho dos Presbíteros e do Colégio dos Consultores e Assistente Eclesiástico do Instituto Secular "Maria, Mãe da Igreja".

Rádio Vaticano
Leia mais

Notícias:
Fonte abaixo:  www.arautos.org
Papa nomeia novos bispos para Abaetetuba (PA) e Jardim (MS)
Gaudium Press - 2013/07/03
Brasília (Quarta-feira, 03-07-2013, Gaudium Press) O Núncio Apostólico do Brasil informou que o Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, 03, Monsenhor José Maria Chaves dos Reis e Monsenhor João Gilberto de Moura como novos Bispos das Dioceses de Abaetetuba, no Pará, e de Jardim, no Mato Grosso do Sul, respectivament
Bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza, no Ceará, e pós-graduado em Atendimento Integral à Família pela Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro, Monsenhor José Maria começou sua vida religiosa ingressando no Seminário Menor Padre Jósimo da Prelazia de Cametá, em 1988, e no Seminário Maior Inter-diocesano São Gaspar, em Belém. Atualmente, seu cargo era de Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá.
Monsenhor João Gilberto, que até então, exercia o cargo de Vigário Geral e Pároco da Catedral de Ituiutaba, em Minas Gerais, tem formação em Filosofia pelo Seminário Maria Imaculada, em Araxá, Minas Gerais, e em Teologia por três instituições: o Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto, (SP); Seminário Maria Imaculada, Brodowski (SP) e pela Faculdade Nossa Senhora Assunção de São Paulo (SP). (LMI)
Com informações CNBB

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA



Fonte: Diário do Pará

Ordenação do Bispo de Abaetetuba

O Papa Francisco nomeou o novo bispo para o município de Abaetetuba, Nordeste do Pará, na manhã de ontem (3). O monsenhor José Maria Chaves dos Reis, de 51 anos, é atualmente vigário geral e reitor do Seminário Maior Bom Pastor, da Diocese da cidade de Cametá.
A ordenação episcopal do novo Bispo de Abaetetuba deve acontecer no dia 5 de outubro, em Cametá. A missa será celebrada por Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, e os concelebrantes e primeiros consagrantes serão o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e o bispo do município de Santarém, acompanhados dos demais bispos presentes.
O monsenhor José Maria Chaves dos Reis possui licenciatura em Ciências Religiosas na Universidade Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Ceará. Ele também possui cursos de filosofia e teologia no Instituto Pastoral Regional (IPAR), na Arquidiocese de Belém.
O bispo já passou pelo Seminário Menor Padre Josimo da prelazia de Cametá e pelo Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar, em Belém. Foi admitido ao Clero da Prelazia de Cametá e ordenado Diácono em 1996, no município de Novo Repartimento. Nesse mesmo período teve responsabilidade na formação do Seminário da Prelazia de Cametá e foi ordenado sacerdote na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Oeiras do Pará.
Monsenhor José Maria dos Chaves Reis é atualmente Reitor do Seminário Maior Bom Pastor da Diocese de Cametá desde 2006 e atualmente o Padre acompanhante do Serviço de Animação Vocacional (SAV) Regional Norte II desde 2012.

Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário