Mapa de visitantes

sexta-feira, 3 de maio de 2013

DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL DO MIRITI DE ABAETETUBA


DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL DO MIRITI DE ABAETETUBA


Fotos e Notícias

Foto de Made in Abaetetuba

Décima edição do Festival do Miriti é atração em Abaetetuba - Entretenimento - Portal ORM

Clique na legenda acima e veja fotos e texto de notícias.orm.com.br sobre o Festival do Miriti 2013

Leve, colorido e patrimônio cultural do Pará, as belas cores e formatos dos tradicionais brinquedos de miriti, atrairão um público estimado de 80.000 pessoas, durante três dias, da mais popular festa cultural de Abaetetuba, o Miritifest, que chega à 10ª edição no dia 3 de maio e segue até o dia 5, na praça da Bandeira, centro do município.
O Miriti é um produto tropical extraído das matas, várzeas e margens dos igarapés. A fibra retirada das folhas fornece aos artesãos do município de Abaetetuba, no Pará, as mais variadas formas para criação de cestos, balaios e brinquedos.
Além da mostra e comercialização desses produtos, uma praça de alimentação com comidas típicas à base do fruto do miriti receberá os visitantes na edição 2013 do evento que tem como tema "Um mundo de cores e sabores...". Oficinas, campeonato de poesia em homenagem ao fruto e o concurso Garota Miritifest também estão na programação.
Para a Prefeita do Município de Abaetetuba, Francinete Carvalho, o evento é uma homenagem merecida ao fruto que é a base da alimentação e da economia da cidade. "O miriti é importante não só para Abaetetuba, mas para todo o Estado do Pará. É um símbolo que povoa a memória de todo paraense por causa do Círio de Nazaré. Em nossa cidade, significa geração de emprego e renda, movimenta o nosso turismo e levanta a autoestima do município que sente orgulho de ser a capital mundial do brinquedo de miriti. Sem esquecer que, graças ao seu valor nutritivo, também integra a nossa merenda escolar. O Miritifest é uma homenagem mais que merecida ao miriti, já que é o fruto-santo de Abaetetuba.", destaca.
Em 2012, mais de 60 mil pessoas visitaram a feira, que contou com a participação de quase 150 artesãos, que chegaram a comercializar mais de cinco mil peças, gerando o lucro de R$ 560 mil reais. A expectativa é de que esses números sejam superados este ano. De acordo com Rivaildo, Presidente da Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba (Asamab), a festa é um grande momento para a cultura e para a economia local. "Além de ser um momento gostoso de grandes comemorações para a nossa população, o Miritifest representa uma possibilidade de ótimos negócios para cada um dos mais de cem artesãos que estão cadastrados. O turismo é movimentado, o comércio é atendido e quem ganha é o povo de Abaetetuba", explica.
Este ano, a programação contará com grupos artísticos locais e da capital durante os três dias de festa começando com o tradicional Cortejo da Palmeira do Miriti na manhã de sexta-feira, 3. O dia segue com a feira de exposições abertas e às 18h o palco principal conta com apresentações de grupos folclóricos. Às 20h o cantor Kim Marques comanda a festa e na sequência será a vez de Marquinho e banda. No sábado, o Miritifest recebe o Arraial do Pavulagem, pela manhã, para o cortejo da Cobra Grande de Miriti, a noite Viviane Batidão coloca toda cidade para dançar, depois o grupo local Pérola Negra é quem anima os presentes. Já no domingo, a Banda Quero Mais encerra o evento.

Fonte: O Liberal

Sobre o Miritizeiro:
2 de maio de 2013 18:41

MIRO EM TI, MIRITIZEIRO!

O vento embala a arte contida
Braços estendidos querendo abraçar
O fruto navega na água encardida
O corpo estendido ajuda a passar
No passo da mata, passo sem medida
A palma escondida palmeia o luar
E brota na alma da Terra Querida
E faz nosso sonho se realizar.

(Adenaldo dos Santos Cardoso)

3 de maio de 2013 14:09

Depois da chuva
Uma poça d'água
Um rio na rua
Um barco n'água
O miriti não se desata
Do ser criança
"Abracadabra!!!"

(Adenaldo dos Santos Cardoso)


13° Miritifest de Abaetetuba - Um festival de cores e sabores

DIAS 03, 04 E 05 DE MAIO NA PRAÇA FRANCISCO AZEVEDO MONTEIRO EM ABAETETUBA acontecerá a maior e mais bela feira de artesanato do Pará.

No município de Abaetetuba existe uma arte mundialmente conhecida e notadamente reconhecida como ícone da cultura, representativa de todo o Estado do Pará que é o Brinquedo de Miriti. A riqueza cultural do local faz com que seus artesãos transformem elementos da natureza, cores e paisagem em arte. Assim, o Miriti , palmeira típica da região, se transforma em barcos, pássaros, cobras e muitas outras formas esculpidas e pintadas pelas mãos dos artistas de Abaetetuba.
A fibra de Miriti é a base de sustento de muitas famílias, e além de ser um produto de alto valor agregado, sua utilização não agride o meio ambiente é biodegradável. Da sua árvore tudo se aproveita, desde o fruto utilizado na culinária local às palmeiras que servem de cobertura das casas, o que demonstra que o miriti é uma árvore providencial do homem ribeirinho, mistura o lúdico com a necessidade de sobrevivência de suas famílias.
A Prefeitura Municipal de Abaetetuba e a Associação dos Artesãos de Miriti de Abaetetuba ( ASAMAB) integram esforços para a realização do 10° Miritifest.
O Miritifest é uma feira de exposição e venda de artesanato de Miriti (Mauritia flexuosa L.) realizada em Abaetetuba, com a duração de três dias, que a cada ano conquista mais espaço na agenda estadual e nacional de eventos culturais.
O brinquedo de Miriti é patrimônio cultural do estado do Pará (Lei n° 7.282, 1° de janeiro de 2009) já que representa um dos símbolos de maior destaque na mais importante manifestação religiosa do Estado: o Círio de Nazaré. E com o Círio, o artesanato em Miriti de Abaetetuba se transformou em uma das marcas de atração da Amazônia.
O 10° Miritifest será um verdadeiro festival de cores e sabores. Aliada à exposição dos brinquedos de miriti acontecerá o espaço de gastronomia e uma bela programação cultural. Venha visitar Abaetetuba e se deliciar com a beleza das cores e sabores do nosso miriti.

PROGRAMAÇÃO DO MIRITIFEST 2013

SEXTA-FEIRA 03/05/2013
MANHÃ
09: 00H. Inauguração da Feira de Artesanato.
10:00h. Visita das autoridades e convidados até o Centro de Miriti.
10:30h. Saída para a Ilha da Pacóca - Sustentabilidade do Miriti: Waldely e Orlândina.
11.30h. Chegada a semeia. Cerimônia com o plantio de Miriti por Camilo Viana
TARDE
12:00h. Almoço no JB Porto
NOITE
19:30h. Abertura do Miritifest:
Pronunciamento do Sr. Rivaildo Peixoto- presidente da ASAMAB
Pronunciamento da Senhora Prefeita Municipal Francineti Carvalho.
Show pirotécnico
Banda Jazz – escola de musica.
20:00h. Musical Regional. Resp. SEMEIA
21:00h. Grupo de Artes Tradição Itaguary- Ponta de Pedras
22:00h. Max e Banda
22:40h. Beto e banda
23:43h. Show Kim Marques

SÁBADO 04/05/2013
MANHÃ
09:00h. Seminário de Turismo - Associação Comercial
- Exposição e vendas de artesanatos – Praça Francisco Monteiro
12:00h. Programa “É DO PARÁ” Ao vivo – TV Liberal -
NOITE
19:30H. Grupo Folclórico “Tapuios ao luar”.
20:30h. Grupo Arte de Rua
21:00h.Banda Mynmises
22:30h.Lia e banda
23:30h. Show Viviane Batidão

DOMINGO 05/05/2013
MANHÃ
08:00H. Exposição e vendas de artesanatos. Praça de alimentação.
TARDE
12:00h – 1ºSorteio de uma Moto
Show voz e violão -
17:00h. 2º Sorteio de uma Moto.
NOITE
18:00h 3º Sorteio de uma Moto
18:30h Grupo New Boys Dancing

Ademir Heleno Araujo Rocha compartilhou


Visite Abaetetuba !!! Aproveite e curtam

Nossa Cidade está de Braços Abertos !!!

O Brinquedo de Miriti é Patrimônio Cultural do Estado do Pará, Lei nº 7.282, 1º de janeiro de 2009, já representa um dos símbolos de maior destaque na mais importante manifestação religiosa do Estado: O Círio de Nazaré. A primeira Feira do Brinquedo de Miriti na Festividade do Círio, foi realizada em 1997 em praça do Centro Histórico de Belém. Hoje elemento integrante da festa religiosa.
A cidade de Abaetetuba, procurando divulgar o trabalho de seus artesões, organizou o primeiro Festival de Miriti em 2004, como forma mostrar o potencial do artesanato de Miriti de Abaetetuba, reconhecido através do trabalho dos artesãos no âmbito nacional e internacional, agregando todas as expressões de linguagens culturais num grande evento.
O Miritifest é uma ação da Associação Comercial e Empresarial de Abaetetuba em cooperação com o poder público municipal e entidades da sociedade civil organizada. Em sua primeira edição, atraiu cerca de trinta mil pessoas. Na décima edição, nos dias 2, 3 e 4 de maio deste ano, o evento estima receber um público três vezes maior. Contará com uma praça de alimentação com comidas típicas do fruto do Miriti, concursos de Garota Miritifest e concurso de Canção do Festival.

O Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba é apoiador do evento.

Texto com informações da Fundação Cultural de Abaetetuba























Nenhum comentário:

Postar um comentário