Mapa de visitantes

sábado, 18 de maio de 2013

II Festival da Cultura, Identidade e Memória de Óbidos


Sexta-feira, 17 de maio de 2013

II Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida de Óbidos — Universidade Federal do Oeste do Pará

II Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida de Óbidos — Universidade Federal do Oeste do Pará

Clique na legenda acima para ver mais fotos e notícias do importante Festival

Você está aqui: Página Inicial  Notícias  2013  Maio  II Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida de Óbidos

II Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida de Óbidos

Nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2013 será realizado o II Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida de Óbidos - FECIMA. O festival, promovido anualmente em uma das cidades mais importantes do cenário artístico, poético, cultural e literário da região Amazônica, Óbidos, tem a proposta de ampliar as reflexões sobre produção cultural, memorial e de identidade no Baixo Amazonas e sua relação com a produção regional, nacional e internacional. O evento é realizado pelo Programa de Extensão “Cultura, Identidade e Memória na Amazônia” (CIMA/PROEXT), da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), com apoio da Prefeitura de Óbidos, da Academia Artística e Literária e da diocese do município.
Com o tema “Entre a maresia do real e o banzeiro do imaginário: resgatando memórias e culturas amazônidas”, o II FECIMA é um espaço de divulgação e resgate da cultura, de incentivo às artes, de debate literário e linguístico, de registro e reconstrução da história e da memória amazônidas, da preservação da identidade quilombola, de promoção do turismo étnico, cultural e ambiental do Baixo Amazonas. O evento abordará temas sobre patrimônio histórico, cultural e memorial como lugar privilegiado de resgate da identidade do povo amazônida e de percepção da biodiversidade da Floresta Verde, e sua influência sobre a formação do povo desta região. O II FECIMA serve de incentivo ao desenvolvimento de comunidades quilombolas obidenses e das cidades circunvizinhas, nas artes, educação, literatura e nas questões turístico-culturais e ambiental.
O Festival terá como atividades mesas-redondas, debates, oficinas temáticas, palestras, apresentações de trabalhos acadêmicos, painéis, comunicações orais, caminhada memorial, exposição “Memória Social de Óbidos”, feirinha de livros, expedição fluvial no Estreito de Óbidos, minicursos, conversas com autores locais, leitura dramática, contação de histórias infantis, exposição de fotografias, homenagens a personalidades culturais e literárias, premiação de concurso literário, CineInfantil e Noite Cultural.
Participe, contribua com suas pesquisas e atividades extensionistas. Inscrições deverão ser feitas pelo sítio www.fecima.webs.com. Para mais informações:(93) 2101-6512 ou fecimaobidos@gmail.com.
Reproduzido pelo Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA
Nenhum comentário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário