Mapa de visitantes

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

CLÃ 4 PARENTE/CALLIARI: GENEALOGIA, HISTÓRIA/MEMÓRIA


CLÃ 4 DOS PARENTE/CALLIARI, GENEALOGIA, HISTÓRIA E MEMÓRIA

Nicola Maria Parente, um dos Patriarcas
da Família Parente/Calliari de Abaetetuba

PARTE 4
GENEALGIA DA FAMÍLIA CALLIARI:
Os registros das famílias Parente/Calliari apontam que a Família Calliari tem origem em Treviso, na Itália e o porto da imigração italiana para o Brasil era o de Gênova, que ficava nas proximidades da cidade de Treviso. E nas entrevistas que o autor do Blog teve com D. Itália da Conceição Calliari, esta filha de Giulio Calliari, a mesma e outros consultados, afiançaram que a Família Calliari era uma das menores na Itália e com origem nessa região às proximidades de Veneza, na Italia. E as anotações da hospedaria de Belo Horizonte se referem a uma viagem que Giuseppina e filhos fizeram ao Estado de Minas Gerais e vindos pelo navio-vapor Duchesse de Genova e esse navio era um dos mais modernos de sua época.
Outra consideração a fazer é que Giuseppina Calliari estava com 34 anos em 1891, conforme os registros da hospedaria de Belo Horizonte, portanto nascera no ano de 1857 e Nicola Maria Parente, conforme registros da família, nascera em 1846, fato que dá uma diferença de 11 anos de idade entre os dois, que resulta em plena compatibilidade de idade entre eles, que se uniram pelos laços do matrimônio, em 2ª núpcias para Nicola Maria, ficando os filhos de Giuseppina como enteados de Nicola Maria e os filhos de Nicola Maria, de nomes: Galileu, Margarida e Garibaldi Parente, como enteados de Giuseppina Calliari e enteado não é parentesco consanguíneo e também era da cultura dos imigrantes italianos os enlaces matrimoniais entre primos. 

GIUSEPPINA CALLIARI:
Informações de Giuseppina Calliari e filhos  com dados de uma hospedaria em Belo Horizonte/MG. Era comum nesse tempo ter informações com nomes e datas trocadas.
NOME
CALLIARI Giuseppina - 34 anos
SOBRENOME
CALLIARI
LIVRO
SG-826  pag.: 72
DATA
21/07/1891 (Data de entrada na Hospedaria)
NACIONALIDADE
Italiana
DEPENDENTES
CALLIARI Marielta - 28 anos - mulher 
CALLIARI Giulio - 03 anos - filho
EMBARCAÇÃO
Duchesse de Genova
MICROFILME
Rolo 01
LOCALIZAÇÃO FÍSICA
Arquivo F - Gaveta 1

Dados da Genealogia de Garibaldi Parente:
3ª G/N, GARIBALDI PARENTE casou em 6/2/1904, em Abaeté com a imigrante italiana Marcella Calliari, sendo esta filha de Giuseppina Calliari, que no caso era madrasta de Garibaldi Parente, tendo Marcela nascida em Veneza e tiveram 10 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Clodóveo/Clóvis Parente, Oberdan, Humberto, Giordano, Timóteo, Nicola Parente, Garibaldi Filho (este falecido com 2 anos de idade), Garimar, Olga e Ione Parente. Garibaldi e Marcella Calliari Parente completaram 50 anos de casamento em 6/2/1954, sendo o fato comemorado com uma grande festa familiar, conforme atesta o convite feito para o evento. 

GENEALOGIA DE GIUSEPPINA CALLIARI:

1ª G, pais de Giusephina Calliari
2ª G/Filhos/F, GIUSEPPINA CALLIARI, natural de Treviso, uma cidade bem próxima de Veneza, nascida por volta de 1857 (porque constava ter 34 anos no documento da hospedaria em 1891 quando ali se hospedou), trazendo para o Brasil seus dois filhos, 3ª G/Netos/N,  (da geração materna): Marielta, com 28 anos e Giulio, com 3 anos, e Giusephina, na Paraíba/PB, encontrou e casou com o italiano Nicola Maria Parente, este nascido 1846 em Marsico Nuovo, Itália e falecido em 1911 em Abaeté, e  Nicola Maria veio para o Brasil  em 1865 (ou no final de 1870) e antes de casar com Giusephina Calliari já tinha os filhos, da 3ª G/Netos/N, paterna, Garibaldi, Galileu e Margarida Parente. Anteriormente Nicola Maria Parente era casado com a italiana Carolina Rotundo, mãe de Garibaldi Parente, este 3ª G/Netos/N,(geração paterna de Nicola Maria Parente),  e Carolina Rotundo, veio junto com o marido para o Brasil em 1865 e não se sabe seu destino  a partir daí, mas existem hipóteses de que tenha ido para a Bahia ou falecido durante o parto de Garibaldi durante a viagem ao Brasil e a hipótese mais provável é que tenha falecido durante a viagem) e  Giusephina  Calliari e Nicola Maria Parente tiveram a filha, 3ª G/Netos/N: Carmelita Calliari Parente, esta nascida por volta de 1892 (que é a data em que Giusephina tinha chegado ao Brasil em 1891, conforme documento da hospedaria).
Os registros datados de 21/07/1891 apontam que a hospedaria em Belo Horizonte/MG abrigou Giusephina Calliari, esta com 34 anos e seus 2 filhos, 3ª G/Netos/N, Marielta Calliari, de 28 anos (logo nasceu por volta de 1863) e Giulio Calliari de 3 anos (logo nasceu por volta de 1888) se hospedou em uma hospedaria de Belo Horizonte em  21/07/1891 (Data de entrada na Hospedaria).
Registros da Família Parente, apontam que Giuseppina, já com dois filhos, 3ª G/Netos/N, tivera uma única filha, 3ª G/Netos/N (da Genealogia dos Calliari) com Nicola Maria Parente: Carmelita Parente. E os mesmos registros apontam que Garibaldi Parente (este filho de Nicola Maria Parente) e Marcela Calliari (esta filha de Giuseppina Calliari) casaram em 1904 em Abaeté e tiveram 10 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn (da geração dos Calliari): Giordano, Thimóteo, Humberto, Nicola, Garimar, Olga, Ione, Oberdan, Garibaldi Filho. Vide acima Genealogia de Giuseppina Calliari e Nicola Maria Parente.
Garibaldi foi quem gerou a descendência numerosa dos Parente junto com Marcella Calliari. Garibaldi Parente era apenas enteado de Giusephina Calliari. Aqui um fenômeno curioso: Marcella Calliari, que é enteada de Nicola Maria Parente/Velho Nicolau, casa com Garibaldi Parente que é enteado de Giusephina Calliari, enteado, por que é filho de Nicola Maria Parente/Velho Nicolau. No fim Giusephina Calliari vem ser avó dos filhos de Garibaldi Parente devido este ter casado com sua filha Marcella Calliari. No tempo das grandes ondas migratórias para o Brasil era comum o casamento consanguíneo entre os imigrantes italianos, judeus e árabes que vieram para o Brasil.
 Foto dos 50 anos de casamento de Garibaldi
Parente e Marcela Calliari
Giusephina Calliari, bisavó por afinidade de Iolanda, era italiana, natural de Treviso, perto de Veneza e viveu por volta de 1850 até 1940, em plena era da revolução industrial, do surgimento do telefone, da energia elétrica, dos navios à vapor e saíra de sua terra natal com um casal de filhos. Iolanda Parente não conheceu essa bisavó, só ouviu sua mãe falar dela, que a família deixara em Abaeté ao mudar para a Capital, Belém e a mãe de iolanda é que ficou cuidando dela.

3ª G/N, FILHOS DE GIUSEPPINA CALLIARI:
Encontramos estes escritos sobre Giuseppina Calliari:
2ª G/Filhos/F, Giusephina casou com Giuseppe Antonio Calliari, e com filhos, 3ª G/Netos/N: Marcella, Giulio Calliari e outros?
O Papa Leão XIII, era da família Calliari. Calliari era uma família de católicos. A família Calliari era uma só família, diferente de muitas que se espalhavam por toda Itália.
1ª G, pai de Giuseppe Antonio Calliari. O nome Calliari vem do pai de Giuseppe Antonio Calliari.
3ª G/N, filhos de Giusephina Calliari e Giuseppe Antonio Calliari: Vide em Família Calliari.

CONTINUAÇÃO DA GENEALOGIA DA FAMÍLIA CALLIARI:
Segundo Itália da Conceição Calliari Parente o seu avô Cármine Parente, casou com Maria da Conceição da Purificação Parente na Bahia, e só tiveram a filha Lectícia Carmela Parente e tendo o seu avô Carmine vindo primeiro para Abaeté e, posteriormente, veio a sua avó Maria da Conceição e Carmine faleceu e foi enterrado aqui mesmo em Abaeté. Minha mãe Lecticia Carmela Parente veio para Abaeté e namorou com  meu pai Giúlio Ernesto Calliari, que casaram aqui mesmo. Uma casa de Giúlio Calliari se localizava na Rua Floriano Peixoto, em 1931 (Era outro imóvel de Giulio Calliari, onde morou seu filho Menotti Calliari e família e onde atualmente mora uma filha de Menotti e família).
MARCELA CALLIARI:
Avó Marcella com a criança no colo
·         3ª G/N, MARCELA CALLIARI, esta era enteada de Nicola Maria Parente e filha de Giuseppina Calliari, e Marcela casou em 1904 na cidade de Abaeté com Garibaldi Parente, este  enteado de Giuseppina Calliari, nascido por volta de 1865 e falecido na década de 1950, filho de Nicola Maria Parente e Carolina Rotundo, e Marcella Calliari e Garibaldi Parente tiveram 10 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: vide em Genealogia de Nicolau Parente. Marcella e Garibaldi celebraram Bodas de Ouro em 1954 com uma grande festa familiar. Vide Genealogia de Marcella Calliari e Garibaldi Parente em Genealogia de Nicola Maria Parente.
·         Marcella Calliari é citada em Abaeté em 6/2/1904.

·         3ª G/N, GIULIO CALLIARI (Júlio Ernesto Calliari, nome aportuguesado encontrado nos documentos antigos da Fundação Cultural de Abaetetuba), italiano, foi comerciante, gerente de serraria, fabricante de sabão, músico que tocava flauta, citado em papéis de 1914 em Abaeté, era enteado de Nicola Maria Parente, nascido por volta de 1888 em Treviso, na Itália e foi criado em Veneza e foi batizado na Capela Sistina, e Giulio era branco de olhos azuis e filho de Giusephina Calliari (versão familiar diz que Giulio veio com 13 anos para o Brasil) com pai não informado e Giulio Calliari casou com  LECTÍCIA CARMELLA PARENTE, esta  nascida na Bahia e filha de Cármine Parente (este irmão de Nicola Maria Parente e João Parente, os 3 de ascendência italiana) e Maria da Conceição da Purificação Parente, esta nascida na Bahia. Giulio Calliari e Lectícia Parente tiveram 4 filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Roma Maria, Itália da Conceição, Anita e Menotti Parente Calliari. Vê-se nesses nomes aspectos do nacionalismo da Família Parente/Calliari.
Citações e Informações Sobre Giulio Calliari e Lectícia Carmela Parente:
Essa antiga casa ainda existe em Abaetetuba
e serviu de moradia para Giulio Calliari e
outras famílias dos Parente/Calliari
·         Casa de Júlio Calliari se localizava na antiga R. Floriano Peixoto/Abaeté/Pa (hoje atual R. Lauro Sodré/Abaetetuba/Pa), em 1931. Essa casa serviu de residência para a família de Menotti Calliari, 3ª G/Netos/N, e hoje é ocupada por uma das filhas de Menotti, de nome Letícia, 4ª G/Bisnetos/Bn, que era c/c o finado Curió, irmão do Dr. Becage/João Costa. Letícia e Curió tiveram vários filhos, 5ª G/Trinetos/Tn. Esses trinetos casaram e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn, que, por sua vez, geraram 7ª G/Pentanetos/P5n.
         Um telegrama endereçado a Lectícia Parente Calliari, pedindo autorização de venda da casa de Bom Jesus dos Passos, na Bahia, via cabo submarino.
·         Gúlio Calliari e Lectícia Parente são citados em documentos de 1912, com comércio à Travessa Tenente Coronel Costa, em 30/12/1912. Em 1914 são citados na Travessa Tenente Coronel Costa, onde ficava a residência de Gúlio Calliari e Lectícia Carmela Parente.
·         Os nomes dos filhos de Giulio Calliari e Lectícia Carmela Parente foram dados por Giulio Calliari  para recordar da Itália: Menotti (é um nome italiano, nome de um dos filhos de Giuseppe Garibaldi, Herói Italiano), Itália, Roma. O nome Anita foi dado para homenagear o General Garibaldi e sua esposa brasileira Anita.
·         A flauta de Júlio Calliari foi doada para a Casa de Cultura de Abaetetuba e de lá desaparecu. O mesmo aconteceu com a espada do pai de Júlio Ernesto Calliari, (Giuseppe Antonio Calliari ).
·         Lectícia Carmela Parente Calliari, era baiana, filha de italianos.
·         Giulio Calliari e família moraram na antiga  Travessa Coronel Costa, esquina com a  Travessa Tenente-Coronel Caripuna, atual Rua Getúlio Vargas.

4ª G/Bn, FILHOS DE GIULIO CALLIARI E LECTÍCIA CARMELA:
·         4ª G/Bn, ROMA CALLIARI, casou com Aluízio Bahia e tiveram filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Júlio, Ítalo, Otoni, Rui, Anita Maria, Itála e Carmosina Calliari Bahia.
Roma Calliari é citada com imóvel na Avenida D. Pedro II, onde até os dias atuais ainda reside família descendente de Menotti Calliari e onde existe o Bar do Sutó.

5ª G/Tn,  FILHOS DE ROMA CALLIARI E ALUÍZIO BAHIA:
5ª G/Tn, Anita Maria Calliari Bahia, c/c Otávio Viana, estes donos de lanchonete "La Anita Maria", conhecida como Tia Anita Lanches e tiveram filhos, 6ª G/Tetrainetos/Ttn: Rita de Cássia, Aluizio Neto, Rui Carmini/Bussunda, este com filho, 7ª G/Pentanetos/Pn: Luís Carlos C. Araujo V.
5ª G/Tn, Júlio Benedito Calliari Bahia, com filhos, 6ª G/Tretranetos/Ttn: José Venâncio, Júlio Ernesto e Juliana Bahia.
5ª G/Tn, Ítalo Benedito Calliari Bahia, formado engenheiro agrônomo e trabalha no SEBRAE/PA, c/c Marlene Bonan e com filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Thaís, esta: Luigi; Thaísa, Ítalo Jr, este é c/c Aline.
5ªª G/Tn, Itala Calliari Bahia c/c Jorge Yoshikawa, este filho de japoneses,  e c.
5ª G/Bn, Carmosina Calliari Bahia, formada arquiteta, trabalha em Belém e com filhos, 6ª G/Tetranetos/Tn: Cainan, Daniel e Irlana.
5ª G/Tn, Otoni Benedito Calliari Bahia, este proprietário do Bar do Time/Bar do Sutó, casou com Luzia Rodrigues Batista, esta filha de Francisco de Lima Batista/Pombo e Gilce Rodrigues Batista e tiveram filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Ramon, Roma Batista Calliari .
6ª G/Ttn, filhos de Otoni Benedito e Luzia Rodrigues Batista:
6ª G/Ttn, Ramon Batista Calliari
5ª G/Tn, Rui Benedito Calliari Bahia, casou com Maria e com filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Felipe e Letícia.
5ª G/Tn, Itala Calliari Bahia c/c Jorge Yoshikawa, este filho de japoneses,  e com filho,  6ª G/Tetranetos/Ttn: Thoya Bahia que teve um filho, 7ª G/Pentanetos/Pn: David Kenzo.
5ª G/Bn, Carmosina Calliari Bahia, formada arquiteta, trabalha em Belém e com filhos, 6ª G/Tetranetos/Tn: Cainan, Daniel e Irlana, esta casada com Jorge, este filho de japoneses e com filhos, 7ª G/Pentanetos/Pn:Thoya e Davi Kenzo.
Colaboração de Ramon Batista Calliari.

4ª G/Bn, FILHOS DE GIULIO CALLIARI E LECTÍCIA CARMELA PARENTE:
·         4ª G/Bn, ANITA CALLIARI, foi dona de um dos primeiros salões de beleza de Abaetetuba e foi Professora na Grupo Escolar de Abaeté e residia na Avenida D. Pedro II em casa anexa à de sua irmã Roma Calliri e família.
Citações e Informações Sobre Anita Calliari:
·         Anita é citada em documento de 1935, um boletim escolar do Grupo Escolar de Abaeté, Curso Primário, tendo como professora  Maria Antonia da Trindade Barros e a diretora da escola era Laura dos Santos Ribeiro.
·         Anita Calliari era dona do único salão de beleza da pequena cidade de Abaeté.
4ª G/Bn, FILHOS DE GIULIO CALLIARI E LECTÍCIA CARMELA PARENTE:
Na foto acima a matriarca Giuseppina dos
Parente/Calliari cercada por várias gerações
de descendentes, inclusive com Menotti
Calliari, o 1º da esquerda
·         4ª G/Bn, Menotti Calliari (nome de um dos filhos do herói italiano Giuseppe Garibaldi), brasileiro, filho do Italiano Júlio Ernesto Calliari e Lectícia Carmela Parente, nasceu em Abaeté em 26/11/1914, morou na antiga Trav. Tenente-coronel Costa e na Rua Floriano Peixoto (hoje Rua Lauro Sodré), foi jogador de futebol nos antigos clubes de Abaeté e no Vasco da Gama, trabalhou como encarregado na serraria da localidade Moinha, casou com Aracoeli e com filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Ciro, Cláudio, Letícia, Leonidia e outros. 
    Certidão de Nasc: “José Marques da Silva, Oficial do Registro Civil, da cidade de Abaeté, Comarca de Igarapé-Miry, deste Estado do Pará, por nomeação legal, etc. Lv. Nº 9, de Registro de Nascimento, de Menotti Calliari, no dia 26 de novembro de 1914, na residência de seus pais, Travessa Tenente Coronel Costa, filho legítimo de Júlio Calliari e Lectícia Carmela Parente, brasileira”.

5ª G/Tn, FILHOS DE MENOTTI CALLIARI E ARACOELI:
5ª G/Tn, Ciro Calliari
5ª G/Tn, Cláudio Calliari
5ª G/Tn, FILHOS DE MENOTTI CALLIARI E ARACOELI:
5ª G/Tn, Letícia Calliari, mora até os dias atuais em uma casa que era de propriedade de seu pai Menotti Calliari, imóvel citado em 1931, situada na antiga Rua Floriano Peixoto (hoje Rua Lauro Sodré). que era casada com o finado Curió, irmão do Dr. Becage/João Costa. Letícia casou com Curió (este é irmão de João Costa/Dr. Becage, Pelé e outros) e tiveram vários filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn. Esses tetranetos casaram e tiveram filhos e netos, 7ª G/Pentanetos/Pn e 8ª G/Hexanetos/Hn.
5ª G/Tn, Leonídia Calliari, casou com Felisberto Campos Bentes e com filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn: Ana Christina Calliari Bentes.
4ª G/Bn, FILHOS DE GIULIO CALLIARI E LECTÍCIA CARMELA PARENTE:
·         4ªG/Bn, ITÁLIA CONCEIÇÃO CALLIARI, nasceu em 8/12 (dái o nome Itália Conceição, devido ser o dia de N. S. da Conceição), casou em 1944 com seu primo Nicola Parente, este filho de Garibaldi Parente e Marcella Calliari Parente, e quando Raimundo Nominando já era falecido e Nicola Garibaldi Parente, era comerciante, dono de bar/lanchonete/sorveteria Princesa, com mesas de sinuca, venda de picolés e lanches. Itália da Conceição e Nicola tiveram 8 filhos, 5ª G/trinetos/Tn G: Marcela, Garibaldi, Margareth (já falecida em 1994), Glauco/Barata,  Humberto/Cavalo, Jones, Timóteo e Giordano de Nicola Parente. Vide Genealogia de Itália Conceição na Família de Garibaldi Parente. Quando Nicola Parente marido de Itália Conceição faleceu, esta assumiu os negócios do marido. Vide acima Genealogia de Itália da Conceição em Família Parente.
5ª G/Tn, FILHOS DE ITÁLIA CONCEIÇÃO CALLIARI E NICOLA PARENTE: Vide em Genealogia de Nicola Maria Parente.

DESCRIÇÃO DE IOLANDA PARENTE SOBRE SEUS ANCESTRAIS ITALIANOS E SUA TERRA NATAL, ABAETÉ:
Nasci sob a luz de lamparina e tenho muito orgulho de minha pequena cidade, Abaeté.
As raízes de minha família paterna estendem-se pela Itália de Norte a Sul. Meu bisavô era italiano, e tornou-se lendário devido a algumas façanhas reais ou imaginárias.
Causa espanto imaginá-lo saindo de onde saiu, na primeira metade do século 19, uma terra inóspita, perdida entre as montanhas, bem ao norte da Itália. Como ele e seus irmãos conseguiram deixar aquele lugar até hoje uma pequenina cidade que nem hotel possui e chegar até o porto de Nápoles, o mais próximo? Ano passado estive naquela região montanhosa e o  caminho é difícil até para os modernos carros, tal a quantidade de subidas e descidas pelas encostas, sempre à sombra do Vesúvio na maior parte da viagem. E olha que não cheguei a ir na cidade natal do velho Nicolau ou Nicola, como era chamado.
Nicolau era um visionário. Conhecia Paris e estava à par das últimas invenções, como a fotografia e o cinema.
Imagine viajar em um navio da Europa para o Brasil (navio à vapor) no século 19. Trazia mulher grávida e dois ou três outros filhos, 3ª G/Netos/N. Em alto mar nasceu o Garibaldi, 3ª G/Netos/N, meu avô. D.  Carolina, a mãe de Garibaldi, provavelmente morreu de parto ou foi abandonada posteriormente, porque o serelepe Nicola logo encontrou a D. Giusephina  Calliari e seu casal de filhos, provavelmente nos alojamentos destinados aos emigrantes no porto de Santos e  encantou-se por ela. Foram morar todos na Paraíba e a filha de Giusephina, Marcella, um esplendor de beleza em sua época acabou casando com o esmirrado filho de Nicola, Garibaldi. Desse casamento  entre as famílias Parente e Calliari nasceram meu pai e mais oito filhos.
GIUSEPHINA também possuia dois filhos do primeiro casamento: Giulio e Marcela, o primeiro batizado por Pio XII em Veneza e Marcela, possuidora de grande beleza, chegou a ser eleita Miss Estado da Paraiba (Brasil), não sendo, entretanto, coroada pelo fato de ser italiana. Do casamento de Giusephina e Nicola originou-se a familia CALLIARI/PARENTE, nascendo um unico rebento dessa união, a filha CARMELITA.

OUTROS MEMBROS DA FAMÍLIA PARENTE/CALLIARI:
As pessoas abaixo mencionadas são descendentes da Família Parente/Calliari que não estão esquandradas nas genealogias acima por falta de dados sobre os seus parentescos com os imigrantes italianos acima citados. Caso queiram que seus nomes sejam enquadrados nas respectivas genealogias, favor fornecer os devidos dados que acrescentaremos às respectivas genealogias.

·         Ademir Parente
·         Bia e Augusto Medeiros/Guto com trigêmeos, hoje com 15 anos em 15/2/2012. Outros filhos: Isabel Medeiros
·         Bóris Parente
·         Bruno Ricardo Favacho Monteiro
·         Carmem Parente é sobrinha de Marcela, da 5ª G/Trinetos/Tn
·         Cássia Leite
·         Douglas Parente Sena
·         Elias Macedo Lobato
·         Emília de Nazaré Parente de Medeiros, é Juíza da Vara de Infância e Juventude em Abaetetuba, citada em 7/2012, casada e com filhos: Isabele Medeiros e outros
·         Evelin Parente
·         Fred Parente
·         Garibaldi Nicola Parente, sobrinho de Marcela Josephina Calliari Parente?
·         Giuseppe Garibaldi Loureiro Parente, filho de Garibaldi Nicola Parente e Senita Loureiro.
·         Guido Parente, tio de Edvaldo Carvalho
·         Iolanda Lobato
·         Isabela Coelho, tem como avó uma irmã de Iolanda
·         Jackeline
·         João Vítor Parente dos Reis e Silva
·         Kátia Parente Sena
·         Luciana Parente
·         Marcela Cristina Pimenta Parente
·         Márcia Parente Sena
·         Olga, prima de Iolanda
·         Patrícia Parente Sena
·         Priscila Parente Sena, sobrinha de iolanda
·         Reginaldo Alves, primo de Iolanda
·         Rita Sena
·         Roseli Reis         
·         Sara Brasil
·         Tamar Parente
·         Teresa Parente
·         Ulisses Parente Sena
·         Ulisses Parente Souza
·         Úrsula Parente Lobato

OUTRAS FAMÍLIAS PARENTE EM ABAETÉ:
Zeferino Parente e Izabel Trindade citados em 1931.
Souza Parente:
·         Armando Souza Parente. Em 1926: Eis alguns consórcios do Vera Cruz em 1926: vide lista com os nomes dos consórcios do Vera Cruz, onde aparece o nome de Armando Souza Parente.
Maria Parente: Genealogia
Maria Parente:
Filhos de Telósphoro e Maria Vitória:                         
·         Mariana Malato (Marocas), nascida na Povoação Malato e que casou com Feliciano da Silva e tiveram duas filhas: Julieta (Jóia) e Lucila (Lilá).
Filhos de Marocas e Feliciano:
·         Lucila Malato Silva, casou e teve duas filhas: Izete e Celina.
Filhos de Inez Malato Ribeiro e Izaías Costa:
·         Hermes Ribeiro da Costa, que casou com Maria Parente e tiveram 6 filhos: Inês, Izete, Ivanete, Ivani, Irene e Emanoel.
Filhos de Hermes Ribeiro da Costa e Maria Parente:
·         Inês Parente da Costa, que casou com Gabriel Pereira Paes e tiveram duas filhas: Maria José e Márcia Costa Paes.

Outros:
João Vítor Parente dos Reis e Silva Júnior, era adolescente em 2008.
Caio Parente de Andrade, é outro Caio e era adolescente em 2008.

OUTRAS ANTIGAS FAMÍLIAS PARENTE NA ITÁLIA:
Pesquisa na Internet: Ancestrais dos Parente que vieram para Abaeté?
· Nicola Maria Parente (1862-1863), nascido em Ripabottoni, Itália a 29/11/1862 a Giovanni Parente e Maria Pasquale Silvaggio, faleceu em 9/11/1863 em Ripabottoni, Itália.
· Leonarda Maria Parente
· Antonia Maria Parente
· Parente, como forma reduzida de Bonparente “bom pai”

· 1835 -1812, cônjugue e filhos
· Maria Pasquale Silvaggio (1835-1912), nascido em Ripatoni, Itália a 17/4/1835. Maria casou com Pasquale Giovanni Parente e teve 11 filhos. Ela faleceu em 5/10/1912, na mesma cidade da Itália. Cônjugue e filhos de 1834:
· Maria Louisa Parente
· Nicola Maria Parente
· Donato Antonio Parente
· Maria Filomena Parente
· Maria Louise Parente
· Antonio Maria Parente
· Maria Louise Parente
· Nicola Maria Parente
· Maria Giuseppa Parente

· Filhos de Giovanni Parente (1834 – desconhecido)
· Nascido em Ripabottoni, Itália a 12/10/1834, filho de Donato Parente e Maria Toderoquale Silvaggio e teve 11 filhos.
Os acima são citados em trechos de pesquisa pela Internet.

Blog do ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/Pa

Nenhum comentário:

Postar um comentário