Mapa de visitantes

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ARTES PLÁSTICAS E POESIAS

ARTES PLÁSTICAS E POESIA



Um dos blogs do qual o autor do Blog do Prof. Ademir Rocha é seguidor é o do artista plástico nordestino Newton Avelino, que por sinal é promotor e defensor da cultura em geral do Nordeste Brasileiro. Suas telas apresentam aquelas imagens inigmáticas que retratam a cultura nordestina em vibrante colorido. Toda vez que vemos aquelas telas, logo nos vem à cabeça as imagens dos coloridos brinquedos de miriti de Abaetetuba, que retratam a cultura abaetetubense. São belas imagens, tanto de lá, como de cá, que também retratam toda a poesia desses lugares, como a poesia de cordel da literatura nordestina abaixo, que nosso Blog tem a satisfação de reproduzir, com a permissão do artista plástico Newton Avelino e da rica cultura nordestina. Entre no blog citado abaixo ou entre nos sites de buscas em Newton Avelino para apreciar as belas telas desse artista nordestino.



Reproduzido do blog: htt://aartedenewtonavelino.blogspot.com



NEWTON AVELINO - ARTISTA PLÁSTICO


Obs: se esse artista plástico o permitir, publicaremos a imagem de uma de suas belas telas

15/12/11

A POESIA DO NORDESTE...

A poesia do Nordeste

Posted by caroline under Nova Petrolândia


Ele nasceu há muito tempo

O certo não sei dizer

Só sei que não reclama

Vendo tudo acontecer.

Quanto mais se ele falasse

Pra nós seria um desastre

Ao ouvir ele gemer.


Gemeria de tanta dor

De tanta aberração

Da violação do seu leito

Das dores da convulsão.

Quanto mais se ele falasse

Pediria que não cortasse

As veias do coração.


São veias que na verdade

Cortam os estados nordestinos

Banhando suas fronteiras

Contente como menino.

Se mesmo nesse embalo

Cortasse as veias que falo

Qual seria nosso destino.

Não se pode falar em cultura nordestina sem falar em literatura de cordel – poesias com estrofes de sete versos e editadas em pequenos livros. Os cordelistas falam de lendas e heróis da região, contam a história das cidades e santos, anunciam o apocalipse com bom humor e leveza. Mantêm vivo o folclore do Nordeste e são o orgulho dos lugares onde vivem. José Luiz da Silva é um desses escritores: faz cordéis desde 1989 quando descobriu os materiais guardados do bisavô, também cordelista.

Saiba mais em http://novochico.wordpress.com/2007/09/29/a-poesia-do-nordeste/

6 comentários:

  1. Olá Professor meus parabens!
    É tão bom saber que ainda tem pessoas preocupadas com a história e a preservação da cultura em geral. Meu nome é Vicente de Paula sou cordelista gosto muito de escrever mesmo não tendo formação academica, me esforço muito par divulgar o meu trabalho que é simples mas tem em seu conteudo a essencia de mostrar a poesia popular conhecida como cordel tenho 38 publicações e edito um jornal mensal denominado "jornal Correio da Vila"
    Vicente de Paula

    ResponderExcluir
  2. Caro cordelista Vicente de Paula,
    Obrigado pela visita ao Blog e pelos elegios, porém, quem merece elogios é vc com sua arte de cordel, que eu também admiro, e com o seu !Jornal Correio da Vila". Se quiser posso publicar algumas de suas poesias de cordel, é só enviá-las por e-mail ou outro meio. Abraços e tenha um frutífero Ano Novo cheio de poesia de cordel.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo belo blog e por tudo os que fazes pela cultura e pelos artistas do Brasil. O meu muito obrigado.

    O MEU BLOG OFICIAL É:

    A ARTE DE NEWTON AVELINO.

    http://www.aartedenewtonavelino.com

    ResponderExcluir
  4. Fico grato pelos elogios,me mudei de Marabá e estou morando no Rio de Janeiro graças a Deus o meu trabalho está sendo muito bem aceito,
    lhe desejo muito sucesso.
    Vicente de Paula "Lampião"

    ResponderExcluir
  5. Desejo ao caro amigo Vicente de Paula "Lampião", cordelista, muito sucesso no Rio de Janeiro e que possa fazer muito sucesso aí no sudeste, levando a cultura nordestina aos cariocas. Abçs, de ADEMIR ROCHA, de Abaetetuba/PA.

    ResponderExcluir
  6. Desejo ao amigo artista plástico nordestino Newton Avelino mais sucesso como artista plásticos dos quadros surreais e que também tenha sucesso em seu novo blog http:/aartedenewtonavelino.com

    ResponderExcluir