Mapa de visitantes

domingo, 26 de junho de 2011

ESCOLA BENEDITO SENA DOS PASSOS: ESCOLAS DE ABAETETUBA


ESCOLA BENEDITO SENA DOS PASSOS: ESCOLAS DE ABAETETUBA





Reprodução de uma interessante postagem do Blog de Naldo Araujo, completada por algumas informações de Ademir Rocha.

ORGULHO ABAETETUBENSE

A notícia quase passa despercebida, apesar de sua importância. Mas não deixaremos que passe em branco.

Todos os anos, o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, promove o Concurso Nacional de Cartazes.

Este ano, na sua 12ª versão, o certame teve como vencedora uma aluna abaetetubense.

E foi uma estudante de uma escola pública da zona rural do município: Andreza Progênio, de 12 anos, aluna da escola Benedito Sena dos Passos, localizada na Vila Cupuaçu, no km 17 da PA-252 (estrada Abaetetuba-Moju).

Andreza retornou de Brasília na terça-feira (21). E foi recebida com uma grande festa na escola, organizada pela comunidade.

A aluna recebeu R$ 2 mil de prêmio. Houve recepção especial também para o aluno Alexandre Oliveira, de 10 anos, segundo colocado no mesmo concurso.

Nesses tempos em que Abaetetuba vem sendo manchada pelos episódios de violência, causa estranheza que essa conquista não tenha repercutido como deveria.

Pelo menos o Programa Naldo Araújo cobriu essa recepção calorosa e mostra tudo neste sábado, às 12:30, na TV Record Canal 9.




Família Sena dos Passos:
• Benedito Sena dos Passos/Bandute Sena, origem na localidade Rio Acaraqui, antigo jogador de futebol nos anos de 1940/1950, folclorista que organizava cordões de pássaros, carnavalesco que organizava festas de carnaval e blocos de salão na antiga sede do clube Vasco da Gama nos anos de 1950/1960, desportista como diretor do Vasco da Gama, comunicador e fundador do antigo Sonoros Capacabana (hoje Empresa Copacabana), político, sendo vereador nos governos dos prefeitos: Pedro Pinheiro Paes (1948-1951), Joaquim Mendes Contente (1951-1955), Pedro Pinheiro Paes e seu substituto Dionísio Edmilson Lobato (1955-1959), João Luiz dos Reis (1959-1963). Tem seu nome imortalizado em rua e escola de Abaetetuba.
• Emiliano Sena dos Passos, origem na localidade Rio Acaraqui, citado em 1944.
• Estácio Sena dos Passos, alfaiate, funcionário municipal, músico e membro do Clube Musical Carlos Gomes que tocava contrabaixo em 1902, secretário desse clube em 1908, novamente secretário em 1/10/1921 e que em outubro de 1921, em uma carta endereçada ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará, protesta contra a divisão territorial que tirou de Abaeté grande parte de suas terras, em favor do município do Moju e Igarapé-Miry e em 1927 era músico da Banda Paulino Chaves.



Reproduzido e completado pelo Blog do Prof. Ademir Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário