Mapa de visitantes

sábado, 18 de setembro de 2010

FRUTOS DA AMAZÔNIA


FRUTOS DA AMAZÔNIA


O AÇAÍ


Um alimento completo.


Originário do norte do país, o açaí virou uma verdadeira mania entre os atletas e pessoas preocupadas com uma alimentação saudável. A fruta é fonte de energia e um antioxidante natural .


Tamanho da Fonte Redação Comunidade VIP.



Foto: DivulgaçãoO açaí age na prevenção de doenças cardiovasculares e circulatórias .


Rico em vitaminas e minerais e por sua riqueza nutricional, o açaí pode valer por uma refeição. É o que afirma a nutricionista clínica Carolina Chuichman, de Campinas-SP. “Cada 100 gramas de polpa da fruta contêm 247 calorias; como uma tigela chega a ter 500 gramas, são 1.235 calorias em apenas uma porção, o que pode substituir sim, uma refeição”, opina. A polpa congelada com sabor “de terra” é comumente servida batida com xarope de guaraná e pode ser acompanhada com diversas outras frutas e cereais. Nas receitas paraenses, a fruta também aparece como protagonista em diversos pratos típicos, sejam doces ou salgados, ou servida apenas com farinha de tapioca e adoçada com açúcar.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 92,2% da produção nacional do fruto concentram-se na Região Norte, sendo o Pará o principal produtor. Um estudo realizado pelo International Dairy Journal e coordenado por Maricê de Oliveira, professora de ciências farmacêuticas da Universidade de São Paulo, aponta que a fruta, quando consumida com o iogurte, estimula a produção de ácido linoleico conjugado (CLA), obtido a partir da ação de bactérias presentes na fermentação do iogurte. O CLA ajuda na prevenção de determinados tipos de câncer, entre eles, o de mama.

Propriedades nutricionais:


O açaí possui uma quantidade considerável de ferro em sua composição; contudo, o mineral é pouco absorvido pelo organismo por sua insolubilidade. Devido ao elevado teor de vitamina E, a fruta é considerada um antioxidante natural, que ajuda a combater os temidos radicais livres. “Há cerca de 30 vezes mais flavonoides no açaí que no vinho tinto, reconhecida fonte do nutriente. A fruta tem funções anti-inflamatória, antialérgica e anticancerígena. Também age na prevenção e redução das enfermidades cardiovasculares e circulatórias”, completa Carolina.

O alimento pode funcionar, ainda, como um excelente repositor energético, daí a recomendação do seu consumo após a prática de atividades físicas. “Apesar de ser altamente nutritivo, vale lembrar que, devido ao elevado teor de lipídeos, o açaí é muito calórico, devendo ser ingerido em quantidades moderadas. Pessoas sedentárias, que não praticam exercícios com regularidade, correm o risco de engordar”, avisa.

Proteínas, fibras – que ajudam no controle intestinal – potássio e cálcio também figuram na tabela do açaí, o que faz dele um alimento completo. “A fruta por si só, sem adições de xarope, banana e granola, possui 1,5 grama de açúcares em sua composição, uma quantia baixa. Embora não haja estudos que confirmem a relação entre o açaí e o diabetes, ele pode ajudar a regular os níveis de insulina no sangue. Por isso, o produto tem sido recomendado como coadjuvante na melhora da saúde dos diabéticos”, avalia a nutricionista.

Admirado até no exterior:


O psicólogo norte-americano e doutor em nutrição Jonny Bowden pesquisa sobre alimentos e suas propriedades há duas décadas. Em seu livro Os 150 alimentos mais saudáveis do planeta, ele coloca o açaí na quarta posição e ressalta seu poder antioxidante, lembrando que o produto é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que auxiliam na diminuição do colesterol ruim e ajudam na prevenção de doenças cardíacas. O autor diz, ainda, que considera um desperdício o fato de muitos brasileiros ainda não terem inserido o açaí em suas dietas.

Beleza:


A fruta amazonense não faz sucesso apenas à mesa. O item, usado também em cosméticos, surpreende pelas propriedades regeneradoras e age como um poderoso elemento anti-idade. Por ser fonte de antioxidantes, o açaí combate os radicais livres, auxiliando na firmeza e textura da pele. Além disso, pode ajudar no clareamento de manchas indesejáveis, inclusive olheiras.

A rede Natura, de olho no potencial cosmético da fruta, lançou a linha Natura Ekos Açaí, que deve ser disponibilizada até o fim de 2010. Os produtos trazem o conceito de valorizar e reconhecer a importância da tradição cultural. O cultivo do açaí usado pela marca é orgânico, certificado pelo Instituto de Mercado Ecológico (IMO) e feito por meio de manejo sustentável pela Cofruta, uma comunidade em Abaetetuba, Pará. São itens formulados a partir do óleo do açaí, entre eles, o hidratante desodorante corporal, polpa hidratante para mãos e sabonete líquido. A linha fica completa com os já conhecidos frescor de açaí, óleo trifásico, sabonetes lixa esfoliante e cremoso, e o novo Kit Colheita, composto de minipolpa hidratante para mãos, minióleo trifásico, e minipolpa hidratante para o corpo.

O Boticário possui também, em sua linha Nativa Spa, o sabonete nutritivo de açaí, com extrato natural da fruta; o flan hidratante nutritivo de açaí, que é um creme em gel; e também o óleo de açaí, cujo objetivo é hidratar e proporcionar uma pele mais macia e agradável ao toque.


Colaborou a estagiária Danielle Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário