Mapa de visitantes

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Colegio São Francisco Xavier - Escolas de Abaetetuba










ESCOLAS DE ABAETETUBA

AUTO DA BARCA AMAZÔNICA

O Auto da Barca Amazônica é uma iniciativa em ensino de artes para alunos de escolas públicas. O espetáculo foi criado em 2007 pelos professores Jaqueline Souza , artista plástica e cênica e Paulo Anete, artista plástico e carnavalesco.A iniciativa tem por objetivos trabalhar a linguagem cênica (teatro, dança circo e cenografia) que resulta na produção de um grande cortejo que sai pelas ruas da cidade de Abaetetuba.

Já temos 3 edições e estamos preparando a edição 2010. Fiquem à vontade e divulguem nosso trabalho.

Palavras chave:

educação; arte; cortejo;carnaval;circo;teatro;dança

Excelente notícia, o ABA foi um dos classificados para a segunda fase do XI Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC) realizado pelo Instituto Arte na Escola e pelo SESI,visando reconhecer e revelar projetos desenvolvidos por profissionais de ensino na área de Arte.

Este prêmio é destinado aos professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nos anos de 2008 e/ou 2009 nas respectivas escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional e em qualquer uma das quatro linguagens artísticas (Artes Visuais,Dança, Música, Teatro).

Temos concorrentes de todo o Brasil, mas lutaremos para que sejamos classificados e representaremos com muita honra o estado do Pará, a região do Baixo Tocantins, Abaetetuba, a terra que nos acolheu.

POSTADO POR JAQUELINE SOUZA ÀS 09:59
Reações:

Esta é uma iniciativa solitária de dois arte educadores que acreditam na transformação do mundo pela arte e que essa transformação se dá no processo diário, trabalho de formiga mesmo.
Esperamos que nosso blog sirva para que mais iniciativas como essa possam surgir ou mesmo ampliar a nossa idéia através de novas parcerias.

O espetáculo nosso de cada dia deve continuar para que não acabe o que nos mantém vivos.

Bom espetáculo!!!

Jaqueline Souza e Paulo Anete

COLÉGIO SÃO FRANCISCO XAVIER
Escolas domingo, 19 de setembro de 2010

Feliz em saber que Jaqueline Souza, que faz parte de minha ilustre lista de seguidores, foi premiada, juntamente com sua equipe, em um evento nacional sobre arte nas escolas.

Pra quem quiser saber mais, repasso o e-mail que ela me enviou.
Muito massa. Parabéns Jaque!!!

Uma iniciativa em ensino de artes para alunos de escolas públicas foi premiada pelo Instituto Arte na Escola como um dos cinco melhores projetos de educação em artes do Brasil.

O Auto da Barca Amazônica é um espetáculo criado em 2007 pelos professores Jaqueline Souza, artista plástica e cênica e Paulo Anete, artista plástico e carnavalesco.

A primeira edição do Auto da Barca Amazônica aconteceu em 26 de outubro de 2007 com alunos de ensino médio do colégio São Francisco Xavier, localizado na cidade de Abaetetuba região do Baixo Tocantins, Pará. O objetivo principal do projeto é envolver os alunos em atividades ligadas as artes do espetáculo: teatro, dança, circo, cenografia e também trazer a tona os velhos costumes de contar estórias, a valorização da cultura local e dos saberes da comunidade.

Todo esse processo resulta na produção de um grande cortejo cênico que sai pelas ruas da cidade de Abaetetuba.

Já temos três edições do projeto e neste ano de 2010 estamos nos preparando para produzir um documentário que será exibido na cerimônia de premiação que acontecerá no dia 26 de outubro em São Paulo.

Esta premiação é realizada pelo Instituto Arte na Escola, pelo SESI e Fundação IOCHIPE visando reconhecer e revelar projetos desenvolvidos por profissionais de ensino na área de Arte.Este prêmio é destinado aos professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nos anos de 2008 e/ou 2009 nas respectivas escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em todo o território nacional e em qualquer uma das quatro linguagens artísticas (Artes Visuais,Dança,Música,Teatro).

É a primeira vez em onze edições do concurso que o prêmio sai para um projeto de escola pública da região norte e foi justamente no interior do estado do Pará, na cidade de Abaetetuba de onde saem as mais diversas notícias de violência,tráfico de drogas.

Nós da equipe do ABA só temos a agradecer e compartilhar esse prêmio com todos aqueles que acreditaram no nosso trabalho e no sonho de desenvolver a transformação da sociedade através da arte.

Jaqueline Souza

Veja os vencedores do XI PAEC:
http://www.artenaescola.org.br/premio/resultado.php
Conheça nosso blog
http://www.autodabarcamazonica.blogspot.com/

Postado por Tony Leão às 07:55

Reações:
1 comentários:

Jaqueline Souza disse...
Obrigada Tony, mais feliz eu fiquei em ter recebido o prêmio rssrsrsr.
Espero que um dia vc possa nos conhecer e quem sabe vir somar conosco.
Abraços.
19 de setembro de 2010 18:38

domingo, 19 de setembro de 2010
mim comigo mesmo gostaria de falar. Mas todos serão bem
Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha, em 20/9/2010. Parabens!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário