Mapa de visitantes

terça-feira, 27 de julho de 2010

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA E DOCUMENTOS ANTIGOS











MEMÓRIA FOTOGRÁFICA E EXPOSIÇÃO DE DOCUMENTOS EM ABAETETUBA


Com as antigas fotos e com o acervo documental de Abaetetuba a Fundação Cultural Abaetetubense poderia fazer uma exposição fotográfica e documental que pudessem resgatar os aspectos históricos das diversas fases históricas do município de Abaetetuba. Esse evento poderia ocorrer durante a Semana de Artes e Folclore de Abaetetuba que se aproxima.

A fotografia é, mais que um recorte do tempo, uma representação da história. No século XX, fotógrafos responsáveis pela reprodução oficial de imagens de eventos da sociedade foram, também, reprodutores da memória da Abaetetuba antiga. Na viagem iconográfica pelo tempo, um século de imagens poderiam ser apresentadas ao público participante dessa Semana de Artes e Folclore. A exposição de fotografias deveria privilegiar aspectos históricos do município de Abaetetuba.

Os fatos, um dia enquadrados nas câmeras de nossos retratistas ficariam expostos em um espaço especialmente designado para essa exposição.
Também deveria acontecer a exposição de textos, jornais, revistas, livros e documentos antigos ou recentes existentes no município.

Essa exposição deveria atingir os vários aspectos da cultura e memória do município, como a música, o teatro, a economia, a política, a religião, a geografia, a história e as personalidades que construíram o passado histórico do município. Caso seja possível, dever-se-ia levar para a praça os grupos remanescentes da cultura e da historia de Abaetetuba com o histórico dessas associações que hoje estão relegadas ao esquecimento. Esse evento seria como que o resgate desses grupos que fizeram a história de Abaetetuba.

Essa exposição poderia ser feita na Barraca de Nossa Senhora da Conceição que abrigaria algumas exposições, como a Exposição de Fotografias de Abaetetuba Antiga (com destaque para o patrimônio arquitetônico, cultura e personalidades), a Exposição de Jornais Antigos de Abaetetuba, a Exposição de Livros raros, papéis e documentos antigos e a presença ao vivo dos grupos remanescentes da cultura de Abaetetuba. A responsabilidade do salão seria da Fundação Cultural de Abaetetuba ou a de um curador designada pela mesma Fundação.

Fotografia e Documentos:

Na Exposição Fotográfica do Abaetetuba, a distância entre um momento e outro da história é medida em apenas um passo de qualquer atento curioso do tempo, acompanhando com os olhos os painéis em que estão distribuídas as fotos e documentos das décadas do século que passou.

Nos olhares entre o ontem e o hoje, poderiam ser observadas as mudanças na arquitetura local com as mudanças que originaram as casas, pontos comerciais ou instituições públicas.

A exposição fotográfica e documental deveria ser permanente a partir de então para possibilitar em cada ano o incremento do arquivo, mediante a cortesia de memorialistas e familiares de retratistas e historiadores que, durante anos, fazem pesquisas dos principais eventos sociais - sejam as marchas cívicas, casamentos, orações nas residências, visitas de pessoas ilustres ou mesmo retratos ou histórias da vida cotidiana, protagonizada pelas pessoas simples, sem títulos de nobreza, mas com várias histórias para contar.

E como estamos na era digital poder-se-ia chamar a atenção de crianças e jovens com a instalação de computadores com temas da cultura e história do município e, se possível, dentro de um dinamismo de informática que pudessem atrair a atenção dessas crianças e jovens com oficinas sobre os vários temas abordados.

Produção:

A maior parte das fotografias e documentos em exposição deveriam vir da Fundação Cultural, dos memoralistas e historiadores locais e das famílias que ainda guardam essas preciosas lombranças de seus antepassados.

As fotos e documentos, alguns com mais de um século de existência, são preciosos documentos que registraram os momentos sociais, culturais, políticos e econômicos do município de Abaetetuba e região, com as suas localidades produtoras de história em todo o Município, representado por períodos diversos.

Essa exposição também deveria servir para chamar a atenção das antigas famílias abaetetubenses, hoje dispersas pelo Pará e pelo mundo e dos turistas e dos habitantes locais que por certo vão se interessar pela história e memória de Abaetetuba mostrada em dinâmicas modernas e não cansativas, com ateliês e espaços para oficinas variadas, inclusive na arte de fotografar e confecção de objetos de artesanato, pinturas, danças e músicas. E para melhorar a qualidade do material exposto, todo ele deveria passar por um cuidadoso processo de digitalização e reprodução por parte de profissionais competentes.

PRESERVE O ACERVO HISTÓRICO DE ABAETETUBA:

Prédio tombado guarda a história e serve para exposição de fotografias, jornais, documentos e objetos históricos e a História começa na preservação desse patrimônio.

Algumas fotos e documentos são instrumentos referenciais dos ciclos históricos, sociais, religiosos, políticos e econômicos do município, com suas casas, máquinas, móveis, utensílios, equipamentos, obras sacras como imagens de santos, telas de pintura, artesanato e obras variadas.

O dinamismo não era somente econômico na Abaetetuba antiga. O meio cultural era efervescente, como revelam fotos e os jornais da época, que se difundiam como uma voz poderosa.

A história e a cultura antiga de Abaetetuba deveria circular nos modernos meios de comunicação, como os blogs, rádio e televisão.

Seria interessante de ver as fotos, documentos, poesias e músicas sobre a mesa, nas antigas páginas de jornais e revistas ou livros da região e que pudessem despertar em nossos jovens artistas, poetas e historiadores para a continuidade de nossa história cultural.

Fique por dentro da História e memória de Abaetetuba. Visite nosso blog, clique nas fotos para ver a história e memória ampliada.

Do Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, em 27/7/2010.


3 comentários:

  1. Parabéns professor, estar excelente esse seu despertar em relação a querida abaetetuba.


    Francilene Guedes

    ResponderExcluir
  2. Cara Francilene Guedes,
    Obrigado pelos elogios e tenho uma grande quantidade de informações s/Abaetetuba e continuo fazendo pesquisas junto a algumas pessoas que guardam a memória de n/cidade.
    Continuarei a publicar essas pesquisas.
    Abraços do
    Prof. Ademir Rocha

    ResponderExcluir
  3. Oi Ademir, sou aluna da ufpa campus abaetetuba. Estamos precisando de fotos antigas da feira de Abaetetuba antigas para um trabalho,gostaríamos de sua ajuda. Obrigada.

    ResponderExcluir