Mapa de visitantes

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

A CULTURA E SEUS VULTOS EM ABAETÉ 1

OS CLUBES EM ABAETÉ 1


No final do séc. 19 e no início até a metade do séc. 20 as atividades culturais fervilhavam em Abaeté, na forma de música, teatro, poesias, discursos, danças, literatura, misturados aos aspectos cívico, social, esportivo e nativista dos antigos abaeteenses. Os eventos eram promovidos pelos muitos clubes existentes na pequena cidade, que eram muitos. Cada "club" possuía a sua diretoria, seus sócios, que pagavam as mensalidades, seus oradores oficiais ou dos eventos promovidos. Vejamos alguns desses antigos clubes de Abaeté:


Tuna Recreativa Caixeral Abaeteense, que promovia sessões lítero-musicais, que aparece em citações do início do séc. 20. Um dos oradores dos eventos era Raimundo Silva e um dos presidentes de sessões mencionadas era o músico Levino Guedes. Um dos poetas das sessões era o associado Samuel Correa Bello, em 1/8/1909.
Odeon Abaeteense, clube que promovia sessões de música, teatro e civismo. Um de seus diretores foi José Cavalcante da Costa, que era tesoureiro do clube, substituído na função por Raymundo Lício Baía. Uma das peças de teatro apresentadas nessas sessões foi "A Orfa de Goiás".

Club
Lauro Sodré, mencionado em escritos de 1914, com sessões de arte cênica e civismo, sendo orador João Braga de Abreu, filho de Lindolpho Cavalcante de Abreu. João Braga de Abreu foi um dos fundadores do jornal "A Evolução" e também seu redator e Domingos de Carvalho era o presidente do clube.

Orquestra Recreativa Carlos Gomes
, mencionada em 1927, da localidade rio Guajará, que tinha como regente e professor de música o Sr. Manoel Joaquim do Nascimento.
Club
Musical São Sebastião, em 1927, da localidade rio Abaeté.
Club Musical Carlos Gomes, fundado em 1880 pelo músico Hermínio Antonio da Silva Pauxis/Hermínio Pauxis, que em 1908 possuía em seus quadros os grandes músicos abaeteenses, Estácio Sena dos Passos, Abel Guiães de Barros (português), Gerônimo Guedes, Raymundo Pauxis/Raymmundo Nonnato Pauxis. Vide Club Musical Carlos Gomes e Hermínio Pauxis.
Grêmio Guarany, clube recreativo e musical, fundado por Gerônimo Guedes em 1919. Desse clube surgiu a Banda Paulino Chaves, como veremos em outra postagem.
Club Literário Abaeteense, mencionado em 1905, cujo secretário era Príncipe Villaça.
Grupo Scênico de Abaeté, clube de teatro, mencionado em documentos de 1919 a 1927, que possuía o seu corpo cênico próprio e que usavam o alpendre da igreja do Divino Espírito Santo, lugar chamado de Theatro de Nossa Senhora da Conceição, para apresentar suas peças, com fundo musical da Banda Paulino Chaves. Algumas peças apresentadas: "Como se Enganam as Mulheres", "Bohemia", sendo alguns de seus atores e atrizes: Miloca Matos, Osvaldina e Hilda Fonseca, Bararaty Franco.
Club Musical 15 de Novembro, fundado por Tomás de Senna e a família do músico Adalberto Rodrigues, uma família de músicos.

Notas:
Raymundo Lício Baía, da tradicional família Baía. É pai de José Pinheiro Baía/Zeca Baía, que foi prefeito em Abaeté.
Lindolpho Cavalcante de Abreu, médico sanitarista baiano, que veio para Abaeté, que ajudou outro famoso médico sanitarista, que esteve fazendo pesquisas sanitárias em Abaeté, Dr. Evandro Chagas. O Dr. Abreu muito trabalhou por ocasião das epidemias de váriola e cólera, salvando muitas vidas e chegou ao cargo de Intendente de Abaeté (1922-1926).
Domingos de Carvalho, político laurista (adepto de Lauro Sodré), que chegou a ser intendente por duas vezes (1913-1915 e 1915-1918).
Manoel Joaquim do Nascimento, grande músico de Beja, que também era regente da "Banda Sai Cinza", de Beja.
Hermínio Antonio da Silva Pauxis/Hermínio Pauxis, grande músico abaeteense, fundador do Club Musical Carlos Gomes e pai de outro grande músico abaeteense, Raimundo Pauxis/Raymmundo Nonnato Pauxis.
Gerônimo Guedes, grande músico abaeteense, fundador, com a ajuda do Padre Luíz de França do Amaral Varella/Pe. Luiz Varela, da Banda Paulino Chaves.
Tomaz de Senna, grande músico e político abaeteense, pai do Sr. Nilamon Xavier de Senna, outro grande músico abaeteense.

Vide as demais biografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário