Mapa de visitantes

quarta-feira, 18 de maio de 2016

São Sebastião da Boa Vista - Cidades Ribeirinhas - História de Vida - Blog do Riba

São Sebastião da Boa Vista

Blog do Riba: História de Vida/relembrando a História de São Seb...: Tendo o projeto sob a coordenação do Professor Adriano Mesquita de Souza, do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME e a produção do...

Clique acima e veja fotos e leia o assunto

sábado, 30 de abril de 2011

História de Vida/relembrando a História de São Sebastião da Boa Vista

Tendo o projeto sob a coordenação do Professor Adriano Mesquita de Souza, do Sistema de Organização Modular de Ensino - SOME e a produção dos alunos das turmas da 1ª e 2ª série do ensino médio de São Sebastião da Boa Vista, do IV módulo de 2002, foi executado sob o tema História de Vida/relembrando a História de São Sebastião da Boa Vista.

Segundo o projeto, na apresentação o referido trabalho buscou-se resgatar a memória quase esquecida, a cultura típica de uma região ofuscada pela tecnologia dos modernos meios de comunicação, bem como a valorização dos verdadeiros atores da História do povo paraense.

Entre seus principais objetivos: incentivar os alunos a conhecer novas práticas do ensino da História através da pesquisa; despertar que o ensino da História é mais interessante quando seu conhecimento é produzido pelo próprio alunos e contribuir para uma formação crítica da realidade local, através da investigação.

Segundo o projeto, as origens históricas do município são inexistentes em documentos oficiais, pretendendo dar-se a sua primeira povoação nos idos tempos coloniais, porém, comenta-se em trabalhos de pesquisa que as primeiras lembranças são do ano de 1758, apresentando-se como Freguesia da Presidência de Mendonça Furtado, que deu-lhe esse nome em homenagem ao Santo São Sebastião.

Em 1872 foi-lhe concedido o título de Vila, passando a município no ano de 1873, sob a presidência de Possidônio Rodrigues de Manfredo, A partir de sua fundação até o ano de 1943, esse município ficou alternando,ora deixando de ser município ora passando a ser município.

Situa-se no sul da ilha do Marajó, as margens do rio Boa Vista, com uma área de 1576,4 Km², com 15.804 habitantes(ano de 2000), passando a ficar mais movimentado quando acontece as festividade em homenagem a São Sebastião, no mês de janeiro e no mês de setembro, por ocasião do Festival do Açai, quando é apresentado todo potencial gastronômico do município, tendo como carro chefe da culinária, o tradicional camarão com açai.

As manifestações culturais e religiosas no município é bastante forte, ora seus habitantes procuram manter suas origens através dos grupos parafolclóricos, apresentando danças e músicas baseadas sempre na história e lendas marajoara. O artesanato, também é marcante com destaque para as peças confeccionadas a partir da tala de miriti, que através das mãos do caboclo marajoara ganham formas de chapéus,cestas,tipitis,peneiras e o matapi.

São Sebastião é uma cidade bela e amada pelos seus filhos, sendo chamada carinhosamente de "Veneza Marajoara".

Reproduzido pelo Blog do Ademir Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário