Mapa de visitantes

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Importâcia da História-Memória em uma localidade - Roda de Escritores movimentou a programação da 8ª Primavera de Museus em Gurupi

 A Importância da História-Memória Para Uma Localidade

Roda de Escritores movimentou a programação da 8ª Primavera de Museus em Gurupi

Clique na legenda acima para ver fotos e ler o texto

Vamos trabalhar a Cultura no Pará e Abaetetuba?

A Biblioteca Pública Municipal Professora Deusina Martins Ribeiro, foi o palco para a realização, na tarde desta quarta-feira (24), da Roda de Escritores, que integra a movimentada programação da 8ª Primavera de Museus em Gurupi, promovida pela Secretaria de Cultura do município.
Tendo como moderadores  os professores Fabiano Donato Leite e Claudemiro Onassayô, a Roda de Escritores contou com a participação dos escritores Zacarias Martins, Palmares, J. Ribamar dos Santos, Roberto José Ribeiro, José Maciel de Brito,  Marilde de Almeida Gomes, que debateram sobre o tema debatido o tema “Museu, história e memória -  Preservar para sobreviver”.
Autor do livro “Histórias da História de Gurupi” (Ed. Veloso), Zacarias Martins destacou a importância da preservação da memória histórica gurupiense para que as futuras gerações possam entender melhor de sua própria identidade.
Citando o historiador francês Jacques Le  Goff, Zacarias Martins  disse que a memória de um povo tem a importante função de contribuir para o sentimento de “pertencimento” a um grupo de passado comum, que compartilha memórias de acontecimentos marcantes. “Ela garante o sentimento de identidade de um povo com seu país, estado, enfim com a cidade a que se pertence. Relembrar o que aconteceu no passado de uma cidade é o mesmo que reviver o passado. A memória seria a presença do passado. Sendo assim, a história é o que dá vida a memória, mantendo vivos os grandes fatos e feitos notáveis de um povo”, concluiu.
A secretária de Cultura, Zenaide Dias da Costa afirmou que a realização da 8ª Primavera de Museus  em Gurupi está sendo extremamente marcante,  tendo boa  receptividade não só pela classe estudantil, mas, também, por pessoas da comunidade que querem conhecer um pouco mais da história da cidade. “E nesse contexto, destaca-se a importância do Museu Histórico Cultural Benjamim Rodrigues como guardião de importantes registros da história de Gurupi”, destacou.

8ª PRIMAVERA DE MUSEUS EM GURUPI
Reproduzido pelo Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário