Mapa de visitantes

sábado, 31 de janeiro de 2015

Memórias 1 do Futebol - O Grupo Cevada - Futebol de Salão e Outras Atividades

O Grupo Cevada - Futebol de Salão e Outras Atividades


Foi a partir do antigo prédio do Colégio São Francisco Xavier, 
em Abaetetuba, que surgiu o Grupo Cevada, com membros que
praticam o futebol de salão
O Futebol de Salão é uma atividade esportiva antiga em Abaetetuba e existe desde os tempos da fundação do Bancrévea Clube de Abaetetuba, que possuía um belo salão para as práticas esportivas nos anos de 1970. Esse esporte se intensificou com a construção de outras quadras esportivas, como a Quadra Laburina, esta perto da Delegacia de Polícia de Abaetetuba, na Rua 7 de Setembro e que foi desativada. Foi, porém, com a construção da Quadra de Esportes da Escola São Francisco Xavier e a Quadra da Escola Bernardino e de outras quadras de escolas que o futebol de salão passou a ser praticado com mais intensidade na cidade de Abaetetuba, já a partir do início dos anos de 1980. 
Um grupo de professores da Escola São Francisco Xavier, logo após a construção da Quadra de Esportes dessa escola, começou na prática desse esporte na citada escola, naturalmente levado pela vontade da prática de esportes e isso se tornou costume nos dias de sábado, no horário da manhã. Como os componentes desse grupo da prática de futebol de salão da Escola São Francisco gostavam também de fazer rodadas de cervejas no bar "Recreio dos Amigos", do Sr. Américo Bittencourt, na Av. 15 de Agosto, quase canto com a Rua 7 de Setembro, isso se tornou também uma tradição desse grupo de professores. E a prática do futebol de salão era diversão líquida e certa nos dias de sábado, que continuava com as rodadas de cerveja, fato que consolidou ainda mais a amizade entre seus componentes e, assim, no ano de 1985 foi criado o Grupo Cevada, que este ano vai completar 30 anos de existência com firme amizade e companheirismo entre os componentes do grupo, cada vez mais consolidadas e que se transformou numa espécie de confraria e com acréscimos de membros de fora da referida escola.
A Escola São Francisco Xavier foi sendo ampliada no decorrer
dos anos e o Grupo de futebol de salão Cevada continuava suas
práticas de futebol de salão em 30 anos de práticas esportivas
O antigo grupo de praticantes de futebol de salão da Escola São Francisco Xavier durante o tempo de sua consolidação de clube esportivo, começou a incluir no "Grupo Cevada", professores de outras escolas, funcionários, amigos dos professores, empresários, policiais, bancários, contadores e pessoas de outros ramos de atividades humanas, fato que ampliou a finalidade do grupo para eventos sociais, confraternizações, festas sociais, carnavalescas, etc. E a prática de futebol de salão se ampliou para o horário das 10h da manhã até às 14h dos dias de sábado. Naturalmente que a ampliação desses grupos de amigos levou à criação de uma equipe de direção com 3 pessoas, que muda de ano para ano. No dia 7/2/2015 havrá haverá uma confraternização festiva carnavalesca do grupo e com eleição de nova direção e a posse imediata dessa nova diretoria. Para bancar os gastos do grupo em suas atividades esportivas e sociais é cobrada uma contribuição de R$ 15,00 por pessoa. Além das práticas normais do futebol de salão entre os membros do Grupo Cevada, acontece anualmente dois jogos de Re x Pa (Remo x Payssandú), um na época de verão e outro no final do ano.
A prática de futebol de salão do Grupo Cevada levou quem era pai de meninos à criação do Grupo Cevadinha, atividade que acontece também nos dias de sábado, das 9 às 10h, na mesma quadra do CSFX. As esposas dos componentes do Grupo Cevada só participam dos eventos sociais, mas já aconteceu a tentativa da criação do grupo esportivo feminino, que infelizmente não prosperou na mesma escola.
Alguns Membros Fundadores do Grupo Cevada
. Bira
. Totó
. Jésus
. Luís Lopes
. Wandicson
. Paulo Mádson
. Miguel Bosco
. e outros

Na foto temos alguns professores praticantes do futebol de salão
da Escola São Francisco Xavier formando no time da ASBEP, associação que deu origem
ao atual SINTEP/Abaetetuba. Na foto é um time de futebol de
campo, tendo na foto a Profa. Diquinha aparecendo na foto junto com:
Augusto Lopes, Ocimar Bentes, Jandir Ferreira, Ataíde Neves, Adelino Ferranti, ...
Agachados: Miguel Bosco, Lino, Ramito Luís Lopes, Edgar/Caju Ferreira e
Miriquitinho Batista, que foram professores no Colégio São Francisco Xavier

Outros Componentes Atuais do Grupo Cevada
. Arnaldo Sereni, político
. Cícero, empresário do ramo comercial
. Dr. Antônio, do Hospital do Santa Rosa
. Josiel, professor e doutor em Sociologia
. Salomão, do banco BASA
. Marcos, do banco BASA
. Almir
. Benivaldo
. Vado.
. Éder
. Jairo
. Amerinei
. Nilton
. Natalino
. Edinaldo
. Rosinaldo
. Rosiel
. Edinaldo
. Josiel
. Valdir
Postagem em construção com informações do Prof. Milton Pinheiro e da Internet

Os piratas da internet invadem os computadores do pentágono e o
que custa invadir os de outros órgãos, empresas, governos
e simples Blogs como o nosso. Se sair alguma coisa indecorosa
em postagens falsas não somos nós a publicalas pois nossos
objetivos e ideais não permitem isso.
Blog do Ademir Rocha, de Abaetetuba/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário