Mapa de visitantes

sexta-feira, 1 de julho de 2011

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA: ESCOLAS SUPERIORES DE ABAETETUBA 2

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA: ESCOLAS SUPERIORES DE ABAETETUBA 2


28.06.2011 15:54

Campus de Abaetetuba inaugura conjuntos de obras:

O Campus da Universidade Federal do Pará no município de Abaetetuba vai inaugurar dois conjuntos de obras nesta terça-feira, 28. Um deles é o de um prédio de pavimento único, com dois grandes ambientes: uma biblioteca e um auditório de duzentos lugares. Já o segundo conjunto diz respeito ao pórtico do Campus e à pavimentação de duas de suas vias internas de acesso. A inauguração contará com a participação do reitor Calos Maneschy e da comunidade acadêmica de Abaetetuba em um evento a ser realizado às 17h.

Segundo o coordenador do Campus de Abaetetuba, professor Eliomar do Carmo, o Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – Reuni – foi a principal fonte de recursos para as obras. No entanto também houve investimentos complementares da matriz orçamentária da UFPA, “principalmente no prédio que abrigará a biblioteca”, complementa o professor. As obras atendem a demandas antigas da comunidade acadêmica.

“Com essas novas instalações, resolveremos gargalos antigos em aspectos, por exemplo, relativos à biblioteca. Temos caixas e caixas de livros fora das estantes por não termos mais espaço na biblioteca antiga. Já o auditório será uma referência em toda a região do Baixo Tocantins para eventos de médio porte. Além disso, era um problema histórico e recorrente nossas vias internas estarem empoeiradas no período de estiagem e um verdadeiro lamaçal no período das chuvas. O pórtico é um ‘cartão de visitas’ que dá ao Campus ares bem mais agradáveis”, comemora o coordenador Eliomar.

A inauguração contará, também, com um arraial de comidas típicas em comemoração à quadra junina e deve ter, ainda, a presença de autoridades civis do município e representantes de movimentos sociais. Após o descerramento das placas inaugurais, a festa continua com música eletrônica e atividades culturais envolvendo discentes e grupos locais.

Expansão – De acordo com o coordenador Eliomar do Carmo, o Campus de Abaetetuba está vivenciando um momento de expansão, evidenciado pela proposta de largo aumento de vagas no seu vestibular a partir de 2012. “Diante desse quadro, surge um novo estrangulamento, a falta de salas de aula. Precisamos urgentemente de mais salas de aula”, preocupa-se o professor.

Em vista disso, está em construção no Campus, também com recursos do Reuni, um prédio de dois pavimentos o qual vai servir para administração e apoio às atividades docentes. “Estamos preparando, ainda, uma licitação para retomar as obras no prédio conhecido como Laboratório de Linguagem, que será entregue à Faculdade de Ciências da Linguagem, para desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão”, acrescenta Eliomar.

Um dos sonhos do Campus para o futuro é a construção de um laboratório de ensino, pesquisa e extensão para atender o geral e as mais diversas especificidades dos cursos que oferece à sociedade. “Esse sonho, perfeitamente realizável, pode se materializar a partir do momento em que tivermos abundância de salas de aula, para, então, destinarmos espaços específicos para o fortalecimento do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão. E é muito provável que o Laboratório de Linguagem seja o primeiro deles”, prevê o coordenador. Atualmente, o Campus de Abaetetuba oferta vagas nos cursos de Pedagogia, Letras Língua Portuguesa, Letras Espanhol, Matemática, Licenciatura em Educação no Campo e Engenharia Industrial.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação UFPA
Reproduzido pelo Blog do Prof. Ademir Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário