Mapa de visitantes

sábado, 1 de maio de 2010

Família Rocha - Famílias e Vultos de Abaetetuba e Região


Família Rocha de Abaetetuba e Região 
Ademar Lobato Rocha e Risoleta de Araujo Rocha

Família
Genealogia Paralela de Olympio Gomes Rocha:
Interesses Familiares do Autor do Blog do Prof. Ademir Rocha:
Cada pessoa possui como raízes familiares 8 bisavós, sendo 4 pelo lado paterno e 4 pelo lado materno. Os 4 avós pelo lado paterno do autor do Blog, Prof. Ademir Rocha, já foram identificados em parte. Sua bisavó paterna Ana Andreza Correa, casada com seu bisavô paterno, Olympio Gomes Rocha, dá indícios de ter vindo da família Correa de Miranda ou Correa de Igarapé-Miri, haja vista a afinidade entre alguns componentes da família Correa de Miranda, com membros da família Gomes da Rocha, com interesses comerciais e familiares na localidade Tucumanduba. Fazendo algumas suposições da existência desses bisavós, o autor do Blog encontrou a data entre as décadas de 1830 a 1840, como prováveis datas de nascimento de seu bisavós paternos e maternos. Foi encontrada a data de 1876 que cita Olympio Gomes Rocha, como professor da escola elementar do Tucumanduba, local onde o Coronel Caripuna e Coronel José Honório Roberto Maués, ambos vindos do clã familiar dos Correa de Miranda e o Coronel Caripuna falece em 31/11/1877 no então “districto” de Abaeté e a amizade entre essas famílias se faz sentir em 1905 através do avô paterno de Ademir Rocha, o Sr. Olyntho Rocha, quando o Coronel José Honório Roberto Maués, torna-se padrinho de batizado de um dos filhos do Sr. Olyntho Rocha.  

Uma questão pessoal do autor do Blog do Prof. Ademir Rocha, que é pesquisador amador das genealogias das populações dos municípios do Baixo Tocantins, é que o mesmo tem como seu bisavô paterno o Sr. Olímpio Gomes da Rocha (professor no Tucumanduba em 1876-mesmo local de um dos engenhos do Coronel José Honório Roberto Maués, este filho de João Olympio Roberto Maués, citado em 1877 e genro do Coronel Caripuna-Antonio Francisco Correa de Miranda ou Antonio Francisco Correa Caripuna, com acréscimo do Caripuna) e respectiva bisavó a Sra. Ana Andreza Correa. Os Gomes Rocha ou Gomes da Rocha são abundantes na então Província do Pará e com componentes dessas famílias espalhados nas localidades do Baixo Tocantins (Joaquim Gomes da Rocha, professor em 1867 em Baião, 1876 em Conde; Capitão Felippe Benício Gomes da Rocha, citado em 1874) e havia uma relação muito estreita entre a família Gomes Rocha com as famílias Correa de Miranda e Roberto Maués, que são do mesmo clã familiar. Sua bisavó paterna, Ana Andreza Correa, possivelmente vem das famílias Correa ou Correa de Miranda, de Igarapé-Miri. Precisamos fazer uma visita ao Livro do Tombo, da Igreja de Sant’Anna, de Igarapé-Miri, e ao Cartório do Registro Civil dessa cidade, anos do 1800 em diante.
1ª G/ pais de Olympio Gomes Rocha
2ª G/Filhos/F, Olympio Gomes Rocha, casou com Anna Andreza Correa e com filhos, 3ª G/Netos/N: Olyntho Rocha e outros.
3ª G/N, Olyntho Rocha, casou com Maria Lobato e com Filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Ademar, Santino, Lydia Lobato Rocha e outros. Vide Família Lobato, de Abaetetuba. 
Outros Gomes da Rocha:
André Avelino Gomes da Rocha, citado em 1886 como professor das primeiras letras em Belém.

Padre Joaquim Gomes da Rocha, citado em 1868 como professor em Cametá e Baião em 1886 em Conde.
. Ademar Lobato Rocha, filho de Olintho Rocha e Maria Lobato, foi funcionário do setor de estatísticas da P.M de Abaetetuba, posteriormente incorporado ao IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas onde trabalhou por 30 anos até sua aposentadoria, casou com Risoleta de Araujo Rocha e com filhos: Ademar Filho (falecido jovem com 17 anos), Ruth do Carmo, Adonai Olívio, Adevaldo/Picota, Adilson Olintho, Rosita, Ademir, Adônis, Roseana, Roselene.
. Ademar Araujo Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha e Risoleta Lima de Araujo/Araujo Rocha, falecido jovem com 17 anos. 
. Ademir heleno Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha e Risoleta Lima de Araujo/Araujo Rocha, professor de ensino médio na rede estadual, foi funcionário do BB, casado com Maria de Jesus Rodrigues André/André Rocha e com filhos: Graziela, Ademir Heleno Júnior, Araceli, Aldo e Valéria Margareth André Rocha e Ademir com 4 netos em 5/2015.
. Adevaldo da Paixão Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha e Risoleta Lima de Araujo/Araujo Rocha, foi funcionário da P.M Abaetetuba, casado com maria e com 2 filhos: Aline e Adevaldo Júnior.
. Adilson Olintho Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha e Risoleta Lima de Araujo/Araujo Rocha, casado com Joana Cardoso e com filhos e netos.
. Adonai Olívio Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha e Risoleta Lima de Araujo/Araujo Rocha, trabalhou como mestre sapateiro, casado com Maria Gonçalves e com filhos: Maísa, Amarildo, Adonai Filho, Marilene, e outros incluídos na Fam. Rocha e com netos netos.
. Adonis orlando Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha e Risoleta Lima de Araujo/Araujo Rocha, funcionário aposentado da Petrobrás/PA, casado com Ana Cristina Limae com filhos e netos. 
. RISOLETA LIMA DE ARAUJO/Risoleta de Araujo Rocha/Sinhá, 4ª G, nasceu em 30/3/1911, em Abaeté/Pa e faleceu em 13/7/1985, no Hospital D. Luiz I/Belém/Pa, aos 74 anos de idade, de um acidente vascular cerebral hemorrágico e foi enterrada no Cemitério de N. S. da Conceição/Abaetetuba/Pa, era de pele morena clara, baixa estatura, dona de lar, alegre e sempre jovial, componente do Grupo Scênico de Abaeté, formado por artistas amadores, que apresentavam peças teatrais no Theatro de N. S. da Conceição, localizado no alpendre da Igreja do Divino E. Santo, anos de 1920, para angariar fundos para a construção da nova Igreja Matriz de Abaeté. Participava, com seu esposo, das sessões cívica-literárias nos anos de 1940.
Citações históricas sobre Risoleta/Sinhá:
Citações de 1926: “É hoje que se efetua neste teatrinho, fundado por um punhado de abnegados, que tomaram sob seus ombros a pesada tarefa de erguer nesta cidade um templo dedicado à Virgem Senhora da Conceição, um atraente espetáculo, cujo total produto reverterá em benefício da construção de tão piedosa obra”.
“Novamente o grupo teatral em atividades para angariar fundos para a Virgem Senhora da Conceição. Espetáculo organizado pelo professor Alberto Costa, que terá o comando do novel corpo Scênico do Theatro, que encenerá obra de Fortunato Braga, intitulada “Na Roça”, com a participação dos atores e atrizes, Risoleta de Lima Araújo, Hilda V. Fonseca, Abel Lobo, Bararaty Franco e Pedro Loureiro. Teatrinho localizado no Largo da Matriz”. Vide fam. Lima.

Risoleta/Sinhá c/c Ademar Lobato Rocha, este n. em 9/11/1906 em Abaeté/Pa e f. em avançada idade, filho de Olyntho Rocha e Maria Lobato e tiveram 11 filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Ademar Filho/falecido jovem, Ruth do Carmo, Adevaldo da Paixão, Rosita Odília, Adilson Olinto, Ademir Heleno, Adônis Orlando, Rosiana Odilma, Roselene Natalina e Adenilson Luiz Rocha. Vide famílias Lobato, Lima, Pontes, Rocha.
Dados do casamento de Ademar Lobato Rocha com Risoleta Lima de Araujo:
Juiz: Germano Bentes Guereiro. Testemunhas: Eugênio Tavares Ferreira, Francisco Freire de Andrade e Carmelita Parente de Andrade. Casamento realizado na residência do Sr. João Cunha de Oliveira.
Ademar, logo ao casar, foi morar com sua esposa Risoleta em uma antiga Rua Nilo Peçanha, hoje Rua Getúlio Vargas, de propriedade de Dionísio Pedro Lobato, que a cedeu ao seu genro Olyntho Rocha, casado com Maria Lobato Rocha. Como seu primeiro filho, de nome Ademar Filho, nasceu em 1930, presume-se que Ademar e sua esposa Risoleta casaram em 1929 e Ademar já contando uns 23 anos de idade. “Nascimento de Ademar Araujo Rocha, à Rua Nilo Peçanha, em 30.08.1931”.

. Ademar de Araújo Rocha. Da 5ª G/Tn, que conforme “Registro Civil, Comarca de Abaetetuba-PA, nº 215, Livro nº 11, fls. 82, datado de 9/8/1946, nasceu no dia 30/8/1930, na casa de seus pais à Rua Nilo Peçanha (que é a atual rua Getúlio Vargas), constando seu pai como funcionário público, sendo declarante o próprio genitor em 1/9/1931 e como testemunhas, Frederico Arcelino da Silva e Benjamim Sudário Cardoso e como Tabelião e Escrivão, Leopoldo Paes. Adhemar de Araujo Rocha faleceu jovem. Documento de 30/4/1948, recibo de cobrança de imposto, pela sepultura perpétua de Ademar Araujo Rocha, filho de Ademar Lobato Rocha, falecido aos 17 anos, às 02: 00 horas, tendo como encarregado do Cemitério Público Francisco de Miranda Margalho, valor pago por Lourival Leite Lobato, primo de sua esposa Risoleta/Sinhá e amigo e colega de Ademar, na Prefeitura Municipal.

Os Araujo Rocha
Risoleta e Ademar
. RUTH DO CARMO (DE ARAUJO) ROCHA, da 5ª G/Tn, nasceu em 16/7/1933, c/c GALDINO CARDINAL DA COSTA e tiveram filhos da 6ª G/Ttn: Martha, Rui Guilherme, Roberto Rocha, Mária Rosa, Márcia Risoleta e Myrian Raquel Rocha da Costa e com netos e bisnetosda 7ª G/Pn e 8ª G/Hn.
Seu marido Galdino Cardinal da Costa, teve os seguintes irmãos: Mimi ou Cavalinho, Pérola, Cacilda, Nilda e Rola. Vide fam. Costa.
. MARTA ROCHA DA COSTA, da 6ª G/Ttn, c/c Mádson/Madureira e tiveram filhos, 7ª G/Pn: Marluce e outros e netos da 8ª G/Hn.
. MARIA RUTH ROCHA DA COSTA, da 6ª G/Ttn, c/c Miguel Arcanjo e tiveram filhos da 7ª G/Pn: Patrícia, Eliel, Ludmila e Letícia e netos da 8ª G/Hn.

. ADONAI OLÍVIO (DE ARAUJO) ROCHA/Dodó, da 5ª G/Tn. Adonai (Dodó), exerceu a profissão de sapateiro p/muitos anos, nasceu em 17/12/1935, era de cor morena escura, estatura baixa, cabelo de cor preto e liso, c/c MARIA GONÇALVES ROCHA, e tiveram filhos da 6ª G/Ttn: Amarildo, Ademar, Adonai Filho, Marilda, Mariléia e outros e com netos da 7ª G/Pn.
. Maísa Gonçalves Rocha, da 6ª G/Ttn, é casada e c/filhos, 7ª G/Pn.

. ADVALDO DA PAIXÃO ROCHA/Picota, da 5ª G/Tn: nasceu em 15/4/1938 e faleceu adulto. Era de cor clara, baixa estatura, olhos castanhos escuros, cabelos castanhos escuros. Em Abaetetuba ele trabalhou em várias funções como funcionário público na Prefeitura Municipal de Abaetetuba, cfe. Abaixo:
Pedro Pinheiro Paes, Prefeito Municipal de Abaetetuba (1955-1959), nomeia Advaldo da Paixão Rocha, em 2/9/1956, como Cobrador da Força e Luz, da cidade.
O Prefeito Municipal de Abaetetuba/Pa, João Luiz dos Reis (1959-1963), nomeia Advaldo da Paixão Rocha como Auxiliar de Escrita da Prefeitura, em 6/6/1961.
Depois, à convite de seu amigo Anastácio Coutinho, foi para a cidade de São Paulo onde morou e trabalhou por alguns anos. Retornou para Abaetetuba e c/c Maria e eles tiveram um casal de filhos da 6ª G/Ttn: Adevaldo Júnior e Aline.

. ROSITA ODÍLIA (DE ARAUJO) ROCHA, da 5ª G/Tn, nasceu em 18/5/1943 e é de cor branca, baixa estatura, olhos de cor preta e cabelos de cor preta e lisos. Concluiu seu Curso de Humanista, no Intituto Nossa S. dos Anjos, em Abaeté do Tocantins, no ano de 1962 e o de professora normalista pela mesma escola. Trabalhou como servidora pública estadual p/longos anos e se aposentou nessa função. Reside com sua família em Belém/Pa. C/c Higino Gonçalves Quaresma (já falecido), e tiveram duas filhas gêmeas, da 6ª G/Ttn: Eleni e Rosa Rocha Quaresma e com netos da 7ª G/Pn.

. ADILSON OLINTO (DE ARAUJO) ROCHA, da 5ª G/Tn, nasceu em 16/6/1940, de cor clara, baixa estatura, olhos de cor preta, cabelos pretos e lisos, residente em Abaetetuba/Pa, casado com MARIA JOANA DE FIGUEIREDO CARDOSO e tiveram filhos da 6ª G/Ttn: Adilson Raimundo/Adilsinho, Antonio/Toninho, Ânderson, Joelma Cardoso Rocha. Maria Joana Cardoso Rocha, esposa de Adilson é filha de Raimundo Cardoso/Diquinho Cardoso e Maria Dolores Figueiredo/Santinha.
Maria Joana tem outros irmãos: Ana, Dica, Conceição, Joana, Graça, Maria de Belém, Maria de Nazaré, Raimundinho, Rafael, Antonio, Sindo Roberto. Vide fam. Cardoso e netos da 7ª G/Pn.

. Adilson Raimundo Cardoso Rocha/Adilsinho, da 6ª G/Ttn é formado em Administração, c/c Marivalda Nunes da Silva e tiveram filhos da 7ª G/Pn.

. ADEMIR HELENO (DE ARAUJO) ROCHA, da 5ª G/Tn nasceu em Abaetetuba/Pa, formado em Licenciatura em Ciências e Licenciatura Plena em Biologia, foi professor de Ensino Médio, bancário aposentado, residente em Abaetetuba/Pa, c/c MARIA DE JESUS RODRIGUES ANDRÉ e com 5 filhos da 6ª G/Ttn: Graziela, Ademir Junior, Araceli, Aldo Estêvão e Valéria Margareth André Rocha e com netos da 7ª G/Pn.
. MARIA DE JESUS ANDRÉ ROCHA, esposa de Ademir, nasceu em Abaetetuba, é formada Bacharel e Licenciada Plena em História, professora do Ensino Médio, exerceu a função de Vice-Diretora da Escola Bernardino Pereira de Barros, em Abaetetuba/Pa e atualmente (9/2014) exece pela 2ª vez a função de Diretora da mesma escola. São pais de Maria de Jesus Rodrigues André: Orêncio Barbosa André/Barbosa e Risolena Rodrigues André/Risó, residentes em Abaetetuba/Pa, que casaram em 19/10/1957, na localidade Caripetuba, nas Ilhas de Abaetetuba-Pa e tiveram 8 filhos: Maria de Nazaré André de Castro/Teca, Maria de Jesus André Rocha/Gê, Deuza Maria, José Orêncio, José Trindade/André, José da Penha/Penha, Maria Francinete/Nete e Maria de Fátima Rodrigues André/Fátima. Vide famílias André e Rodrigues.

. Graziela André Rocha, da 6ª G/Ttn, é formada em Direito, advogada e funcionária em Belém da UFPA.
. Ademir Heleno Rocha Júnior, da 6ª G/Ttn, formado em Administração, trabalha no BB, c/c Kate e com filho Arthur da 7ª G/Pn.
. Araceli André Rocha, da 6ª G, formada em Administração, trabalha no BB, casada com Alan Cardoso e com filho Alan Vitor da 7ª G/Pn.
. Aldo Estêvão André Rocha, da 6ª G/Ttn, é formado Contador e casado com Meire e com o filho Aldo Davy da 7ª G/Pn.
. Valéria Margareth André Rocha, da 6ª G/Ttn, formada em Enfermagem.
. ADÔNIS ORLANDO (DE ARAUJO) ROCHA, da 5ª G/ Tn, nasceu em 4/4/1948 e é de cor morena, baixa estatura, cabelos de cor castanho escuro e crespos, funcionário aposentado da PETROBRÁS, residente em Belém-Pa, casado com Ana Cristina Carvalho Lima e com filhos da 6ª G/Ttn e netos da 7ª G/Pn.
. ROSEANA ODILMA ROCHA, da 5ª G/Tn, nasceu em 18/8/1951 e é de cor morena, baixa estatura, cabelos e olhos de cor castanhos escuros, c/c Benedito Girard Rodrigues e com filhos e netos, 6ª G/Ttn e 7ª G/Pn.
. ROSILENE NATALINA (DE ARAUJO) ROCHA, da 5ª G/Tn, nasceu em 24/12/1953, de cor branca, baixa estatura, cabelos de cor preto e lisos, olhos de cor preto, foi casada com Josenildo da Costa Chagas, este de cor de pele branca e com filhos e netos da 6ª G/Ttn e 7ª G/Pn.
. Adenilson Luiz Rocha, da 5ª G/Tn, reside e trabalha em Belém/Pa.

Ramiro Pereira de Araújo
Ramiro Pereira de Araújo, casou com Bruna de Lima e tiveram 5 filhos: Durvalina (Duvica), Clarice, Risoleta (Sinhá), Maria do Carmo (Guita) e Orlando Stoesel Lima de Araújo (Bacuritita).
Ramiro Pereira de Araújo é citado em documento de 1922:

"Olyntho Rocha, Garibaldi Parente, Felix Antônio, Antônio dos Santos, Miguel Jorge, herdeiros de Alexandre Felix, Elias Felix dos Santos, Maria Maués Nunes, Raymmundo Lício Bahia, Jorge Antônio, Anísio Alvim de Lima, Raymmundo Nonnato Bahia, Francisco de Paula Paes, Felippe João, José Saul, Francisco Assunpção dos Santos Rosado, Abel Ayope Elias, Jorge Padre, Américo Nery Cordeiro, Antônio Costa, Antônio dos Santos, Manoel Pereira Aracaty, Júlia de Mattos, Paschoal Caporal de Francesco, Dr. João Nery da Costa, Cel. Aristides dos Reis e Silva, Joaquim Lopes, Latino Lídio da Silva, Maria Brazil Sampaio, Manoel de Araújo Pimentel, José Bechir Elias, Plácido José Ribeiro, Cel. Hygino Maués, Raymmundo do Carmo Maués, José Francisco dos Reis, Emygdio Nery Sobrinho, Delmiro de Almeida Nobre, Augusto Pereira Leite, Firmo Roberto Maués, José Honório Roberto Maués, Raymmundo Gonçalves Chaves, Ricardino de Araújo Margalho, Jayme Rodrigues da Silva, João Bernardino Dias, A. Villaça da Silva, Capitão João dos Reis e Silva,Francisco Freire de Andrade, Felippe Baptista da Costa, Bernardo Auto de Carvalho, João Floresta dos Santos, Emiliano de Lima Pontes, Pedro Pinheiro Paes, Miguel Elias, Elmásia Felippe João, Antônio dos Santos, Ismael Augusto Gomes, Pacífico Antônio da Silva, Raymmundo Nonnato Pauxis, Antônio Paes Filho, Raymmundo Reis, Cel. Maximiano Guimarães Cardoso, Capitão Leopoldo Anísio de Lima, Capitão Messias de Sigmaringa Lobato, Manoel Joaquim da Silva Lobato, Abílio Freitas de Araújo, Abel Guiães de Barros, Antônio de Figueiredo Dias Primo, Anna Seraphina Pinheiro, José Augusto Fortunato, Herdeiros de Chrisanto José Lobato, Miguel Mendes dos Reis, Ambrósia Lobato, Capitão Trajano Pereira de Barros, Rodolpho Pereira de Araújo, herdeiros de Felippe Santiago de Araújo, herdeiros de José Mendes dos Reis, Damásia Araújo, herdeiros de Manoel C. de Oliva Bello, herdeiros de Américo de Figueiredo, Joaquim Loureiro da Silva, herdeiros de Arlindo Lobato Negrão, José André Margalho, Epaminondas Margalho, Ramiro Pereira de Araújo, Guilhermino Correa Villaça."

. RISOLETA LIMA DE ARAUJO/Risoleta de Araujo Rocha e Ademar Lobato Rocha, citada em 1940 como participante da sessão cívica e literária em Abaeté. Vide Família Araújo.
“ ...em 1940, a sessão cívica-literária contou com os seguintes participantes: Ademar Lobato Rocha, Risoleta de Araújo Rocha, Messias de Sigmaringa Lobato, Raimundo Ribeiro de Araújo, Hildefrides dos Reis e Silva, Lauro Ribeiro de Araújo, Giordano Garibaldi Parente, Emiliano de Lima Pontes, Caio Parente de Andrade, Prudente Ribeiro de Araújo, Benvinda de Araújo Pontes, Clélia de Araújo Pontes, Pedro Ribeiro de Araújo, Philo Nery, Ormina Nery, Irandis Batista da Rocha, Raimundo Leite Lobato, Anísio Alvim de Lima, Raimundo Castilho Silva, Waldemar Pinheiro Paes, Elza de Jesus Silva, Lucídio Negrão Paes, Dalva Lobato da Cunha, José Margalho da Cunha, Isabel Margalho Viegas, Roselira Lobato, Terezinha de Jesus Margalho Viegas, Ignez Baia Lobato e Dionísio Edmilson Lobato

Os Lima de Araújo
RISOLETA LIMA DE ARAUJO/Risoleta Lima Araújo/Sinhá
Grupo Scênico de Abaeté
“No teatro de Abaeté destacavam-se Monteiro de Sá e Antonio de Sá como atores”. Os atores de Abaeté foram os seguintes: Pombo da Maroca Lima, Licínio Araujo, Diquinho Soares, Angelina Araujo, Miloca Matos, Bararaty Barroso Franco, João Pontes, Antonico Araujo, Menina Arthemita, Lucília Pinheiro, Abel de Barros, Edgar Borges, Prudente de Araujo, Raimundo Leite, Guilherme Abreu, Osvaldina da Fonseca, Hilda V. da Fonseca, Elpídio Paes, Risoleta de Lima Araujo, Abel Lobo, Pedro Loureiro, ..."
“Novamente o grupo teatral em atividades para angariar fundos para a virgem Senhora da Conceição. Espetáculo organizado pelo professor Alberto Costa, que terá o comando do novel corpo Scênico do Theatro, que encenerá obra de Fortunato Braga, intitulada “Na Roça”, com a participação dos atores e atrizes, Risoleta de Lima Araújo, Hilda V. Fonseca, Abel Lobo, Bararaty Franco e Pedro Loureiro. Teatrinho localizado no largo da Matriz”.

FAMÍLIA ROCHA
Os Pinto da Rocha
. Manoel Pinto da Rocha, estava presente à Instalação da cidade de Abaeté em 15/8/1895 e foi um dos assinantes da Ata de Cerimônia de Instalação. Foi membro do Conselho de Intendência de Abaeté, como vogal, dos seguintes intendentes:
2ª intendência de Domingos de Carvalho, de 1915 a 1918. Em 1918, Manoel Pinto da Rocha, vogal, assume a Intendência Municipal de Abaeté/Pa, no lugar de Domingos de Carvalho, de 1918 a 1919 e Coronel Aristides dos Reis e Silva, em 1919, assume a intendência no lugar de Manoel Pinto da Rocha, de 1919 a 1922. É citado como Tenente-Coronel Manoel Pinto da Rocha, em 1920.
Carolina Pinto da Rocha, seu nome aparece em documento de 1918 e era professora em 1919, na Intendência do Coronel Aristides dos Reis e Silva e continua como professora, cfe. Documento de 1938, também em outra gestão do Coronel Aristides dos Reis e Silva (1/11938-28/2/1943.
Há documentos que mencionam os nomes das professoras Carolina Pinto da Rocha e Maria Pinto da Rocha Nery em 1938. Citação: Laudelino Nunes Fernandes era professor escolar, músico e professor de música, maestro em 1919. Era contemporâneo da professora Carolina Pinto da Rocha, Abílio Nery de Araujo, Ederlina Maués, Jósimo Antonio de Sarges, que também eram professores municipais. Outros professores dessa época: Maximiano Antonio Rodrigues, examinador nas escolas municipais, junto com outros examinadores: Miguel Mendes dos Reis, João Bernardino Dias, Coronel Hygino Maués, Raymmundo Maués Pinheiro, Paulo Elpídio, João Ferreira e Abílio Nery.
Profa. Maria Pinto da Rocha Nery, 1918.
Vitor Pinto da Rocha
Emil Pinto da Rocha
Família
1ª G/ José Marcos da Paixão Rocha, c/c Terezinha da Paixão Rocha e tiveram filhos, 2ª G/Filhos/F: Aurivaldo Pinto da Rocha, Ilza Cristina Rocha Gomes, nascida em 29/6/1960. Aurivaldo é primo de Gotita Rocha, que mora no Rio Urubuéua.
1ª G/ Antonio Vieira da Paixão, c/c Eponina da Luz da Paixão e tiveram filhos: Terezinha da Paixão Rocha.
1ª G/Leopoldina, teve filhos, 2ª G/Filhos/F. 2ª G/F/ João Antonio, Manoel/Guito, Petronilo e Colodina da Rocha.
2ª G/Filhos/F, de Leopoldina, um dos quais é João Antonio da Rocha, pai de João Trindade da Rocha, 3ª G/Netos/N.
3ª G/N/ João Trindade da Rocha, n. em 5/5/1902, às margens do Rio Guajará de Beja, (já estava com 91 anos em 23/10/1993, época da entrevista) e, atualmente, reside à Travessa Santos Dumont, próximo à sede do Tartarugão/Abaetetuba/Pa. João Trindade da Rocha teve filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Raimundo Sarges da Rocha/Dedico, Miguel (tem filhos, 5ª G/Trinetos/Tn), Francisco, Veriano e outros.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de João Trindade da Rocha:
4ª G/Bn/ Raimundo Sarges da Rocha/Dedico, c/c Raimunda Silva e tiveram os seguintes filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: José Afonso, José Miguel, José Maria, Maria José Silva Sarges da Rocha e outros.
5ª G/Trinetos/Tn, filhos de Dedico e Raimunda
5ª G/Tn/ José Afonso Silva Sarges da Rocha, comerciante, c/c Norma e têm filhos, 6ª G/Tetranetos/Ttn.
5ª G/Tn/ José Miguel Silva Sarges da Rocha, n. em 5/3/1969 em Abaetetuba/Pa e iniciou seus estudos no Instituto Nossa Senhora dos Anjos e concluindo o ensino fundamental na Escola Bernardino Pereira de Barros. Cursou o ensino médio na Escola Técnica Federal do Pará. É graduado em Administração, com ênfase em Agronegócios, pelo Instituto de Ensino Superior da Amazônia-IESAM. Iniciou a vida pública em 1992, quando foi eleito vereador, aos 22 anos e foi reeleito em 1996 e 2000. É empresário do ramo de construção civil e atividades de consultoria. No ano de 2008 foi candidato à prefeito de Abaetetuba.
4ª G/Bisnetos/Bn, filhos de João Trindade da Rocha
4ª G/Bn/ Miguel Sarges da Rocha, c/c Magilce da Silva Rocha e têm filhos, 5ª G/Trinetos/Tn: Rosângela Silva Rocha e Rosemary Silva Rocha.
4ª G/Bn/ Francisco Sarges da Rocha, mora em Minas Gerais e é paraquedista.
4ª G/Bn/ Veriano Sarges da Rocha, tem um filho, 5ª G/Trinetos/Tn, que trabalhava como motorista da escola Instituto Nossa S. dos Anjos-INSA, em 1993.

2ª G/Filhos/F, filhos de Leopoldina
2ª G/F/ João Antonio da Rocha, sua origem é o Rio Itacuruçá.
2ª G/F/ Manoel Guito, tem um filho, 3ª G/Netos/N..
2ª G/F/ Petronilo, tem um filho, 3ª G/Netos/N, Antonio Chagas da Rocha, já falecido.
2ª G/F/ Colodina, tem dois filhos, 3ª G/Netos/N: Izabel Pinheiro, que tem dois filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn e França, que tem dois filhos, 4ª G/Bisnetos.
. Antonio Jacques da Rocha: É citado em documento de 1925, 1926.
. Irandis Baptista da Rocha, nos anos de 1940 participava das sessões cívico-literárias em Abaeté/Pa.
1ª G/ Manoel Sérvolo da Rocha, é originário do Guajará de Beja e teve filhos, 2ª G/Filhos/F; João Monteiro da Rocha. Irmãos, 2ª G/Filhos/F, de João Monteiro da Rocha: Manoel, Teodorico, Dália e Zulmira.
2ª G/ Filhos/F, de Manoel Sérvolo da Rocha
2ª G/F/ João Monteiro da Rocha, c/c Bruna Cordeiro da Rocha, residentes na Rua 1º de maio e tiveram filhos, 3ª F/Netos/N:
3ª G/Netos/N, Filhos de João Monteiro da Rocha e Bruna: Andir, Miguel, Doralice, Armando (casado), Lúcia Rocha Pereira (casada), João e Manoel (casado).
3ª G/N/ Miguel Cordeiro da Rocha, n. em 11/4/1938, é casado.
3ª G/N/ Doralice Rocha Mendonça, casada e com filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn: Ednaldo Rocha Mendonça (trabalhava no Banco do Brasil em 1994).
3ª G/N/ Armando Cordeiro da Rocha, casado, c/filhos, 4ª G/Bisnetos/Bn e trabalhava na SUCAM em 1994.
2ª G/F/ Manoel Monteiro da Rocha, é casado e com filhos, 3ª G/Netos/N: Maria e Raimundo.
2ª G/F/ Teodorico Monteiro da Rocha, casado e com 3 filhos, 3ª G/Netos/N.
2ª G/F/ Dália Monteiro da Rocha, casada e com 1 filho, 3ª G/Netos/N.
2ª G/F/ Zulmira Monteiro da Rocha, casada e com filhos, 3ª G/Netos/N: Jurandir e outros.
. Francisco de Assis Rocha, casado com Dolores Solano Maciel Rocha e tiveram filhos: Olinda Maciel Rocha, nascida em 23/7/1963
. Maria Helena Carneiro da Rocha.
. Joana Amélia Lobato Rocha, filha de Maria da Conceição Lobato Rocha.
. Joana Rocha Quaresma, filha de Maximuano Paraense da Rocha.
. Maria Gilce Silva Rocha.
. Mariana Monteiro da Rocha. Filha: Alcídia da Rocha Gonçalves.
. Benedita Rocha Costa.
. Raimunda Silva Rocha. É filha de Maria Raimunda da Silva.
. Maurício Botelho Rocha. 
. Nivaldo Gonçalves Rocha. Filho de Nestor Marques da Rocha.

Os Sarges da Rocha
Família
• Raimundo Sarges da Rocha, vereador na gestão do prefeito Aristides dos Reis e Silva Sobrinho (1970-1972).
• José Miguel da Silva Sarges Rocha, vereador na gestão dos prefeitos: Francisco Maués Carvalho (1993-1996 e 2001-2004), Elzemar da Silva Paes (1997-2000).

• José Afonso Silva Sarges Rocha, vereador na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Leite Lopes (2005-2008).

MARACAPUCU/MARACAPUCU-MIRY
Os Dias da Rocha
• Adriana Dias da Rocha, origem na localidade Rio Maracapucu, citada em 1944.

URUBUÉUA
Os Rocha Santos
• Francisco Rocha Santos, origem na localidade Rio Urubuéua, citado em 1944.
Os Rocha Sena

• Julieta Rocha Sena, origem na localidade Rio Urubuéua, citada em 1944.
Os Nery da Rocha
• Manuel Nery da Rocha, origem na localidade Rio Urubuéua ou Rio Maracapucu, citado em 1944.

XINGU
Os P. da  Rocha
• Violeta P. da Rocha, origem na localidade Rio Xingu, citada em 1944.


Prof. Ademir Rocha, de Abaetetuba/Pa, em 1/5/2010
Blog do Ademir Rocha

Um comentário:

  1. Eu tambem faço parte desse emaranhado dos Rocha de Abaetetuba com muito orgulho

    ResponderExcluir